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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por admin » Sex Jul 20, 2007 15:03
Numa festinha de aniversário havia uma caixa de bombons para as crianças. Cada uma pegou 2 bombons e sobraram 5 na caixa. Se cada criança tivesse pego 3 bombons, uma ficaria sem. Pergunto: Quantas crianças havia na festa e quantos bombons havia na caixa?
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por heroncius » Qui Set 06, 2007 21:16
n° de crianças é 7 e o total de bombons,19...tah correto?!
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heroncius
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por admin » Sex Set 07, 2007 05:45
heroncius escreveu:n° de crianças é 7 e o total de bombons,19...tah correto?!
Olá
heroncius!
Não dizendo diretamente, porque isso seria menos importante, vou representar o enunciado através de um sistema de equações, ok? Assim, você verifica sua resposta.
Vou nomear as variáveis:
B: número de bombons
C: número de crianças
Cada uma pegou 2 bombons e sobraram 5 na caixa.
Deste trecho, temos que:
Se cada criança tivesse pego 3 bombons, uma ficaria sem.
E deste:
Então, temos um sistema com duas equações e duas incógnitas:
Depois que você encontrar os valores, pode testá-los no próprio enunciado.
Inclusive, também pode fazer isso com estes que você já havia encontrado.
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por heroncius » Sex Set 07, 2007 11:38
valeu pelo esclercimento Fábio,
abraço!!!
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heroncius
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por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:02
Fiz de cabeça mesmo, chutando valores aproximados... acho que tá certo...!
Primeiro eu pensei no número 10 para as crianças e não deu certo.
Depois pensei no 7 e cheguei quase lá.
Então cheguei no número 6. Com base nele pude chegar ao número 17 de bombons.
Eis a minha teoria:
Se 6 crianças pegam 2 bombons cada e ainda sobram 5, significa que haviam 17 bombons na caixa.
Se essas mesmas 6 crianças comessem 3 bombons cada, daria um total de 18 bombons, ou seja, uma criança ficaria sem.
Sendo assim, haviam
6 crianças e
17 bombons na caixa.
Acertei?
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por admin » Qui Jun 19, 2008 02:26
Olá, boas-vindas!
Vale ressaltar que o método de tentativas e erros é, em geral, ineficiente.
De qualquer forma, os valores não estão corretos.
Percebo que você está mal interpretando o trecho "uma ficaria sem".
Uma criança ficar sem bombom é diferente de faltar um bombom!
Sugiro não ignorar o sistema linear.
Para "chutes" não teríamos argumentos matemáticos justificativos, bem como a discussão seria desnecessária.
Até mais!
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por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:29
Sendo assim, a primeira resposta dada ao problema está certa né!
Interpretei mal mesmo, rsrs...
Mas tá tranquilo, só queria me divertir um pouco...
Obrigado pela atenção!
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Kiraxx
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por admin » Qui Jun 19, 2008 02:36
Olá, tudo bem, compreendo.
Aquela resposta também não está correta.
Repare que também falha na segunda parte do enunciado, faltariam 2 bombons, o que é diferente de "uma criança ficaria sem".
Se "uma ficaria sem", cada uma pegando 3, é necessário que faltem 3.
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por Kiraxx » Qui Jun 19, 2008 02:39
Cara, eu tinha feito as equações e o sistema que você montou de cabeça, e tinha dado 8. Mas eu não quis acreditar no resultado.
Olhando bem é exatamente isso né.
Tá certo... interessante como a nossa mente nos engana de vez em quando...!
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Kiraxx
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por admin » Qui Jun 19, 2008 02:43
Isso Kiraxx, havia 8 crianças e 21 bombons.
Bons estudos!
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Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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