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por willwgo » Qui Abr 28, 2011 17:35
como eu resolvo esse sistema:
(4a+2b+c=-8
(16a+4b+c=-64
(9a-3b+c=27
me ajudem ai eu nau entendo mto essa materia me digam como resolver este exercicio!
obrigado
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por Molina » Qui Abr 28, 2011 18:17
Boa tarde.
Provavelmente você aprendeu alguns métodos na sala de aula para resolver sistemas lineares. Sabes me dizer quais? Eu não posso te passar uma resolução de um método que você não viu ainda...
Fico no aguardo!
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por willwgo » Sex Abr 29, 2011 17:12
Eu nau me lembro pois estou estudando sozinho,para um concurso que eu vou fazer, se vc poder me ajudar ou ensinar ficarei mto agradecido!
mais o jeito q eu sei fazer e so o de (sistema linear de duas equaçõe e duas variaveis) assim:
(3x+2y=4
(6x+y=2
-2*(3x+2y=4
(6x+y=2
(-6x-4y=-8
(6x+y=2
-------------
-3y=-6
y=-6/-3
y=2; x=0
(assim é o jeito q eu sei fazer)
queria saber se tbm tem com resolver pelo metodo da Matriz?
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por DanielRJ » Sex Abr 29, 2011 17:37
Voce pode resolver esse sistema por escalonamento ou equação matricial.
Te aconselho ir no youtube e dar uma estudada se alguem resolver voce não irá entender.
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DanielRJ
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por carlosalesouza » Sex Abr 29, 2011 17:49
Meu caro,
É bem simples. Muita gente acha que matemática é decorar fórmulas e métodos. Isso é um equívoco, pra aprender ou mesmo pra resolver um problema matemático, você precisa usar o raciocínio.
Vamos estabelecer aqui algumas pressuposições mínimas e conseguiremos resolver esse problema e lembrar disso facilitará muitos outros.
O mais importante no sistema de equações é lembrar que igualdade é igualdade, ou seja, dois elementos ou grupos de elementos que estejam equacionados (sejam iguais) serão sempre iguais e podem ser substituídos um pelo outro e se forem afetados de forma equivalente, continuarão sendo iguais.
Por isso, lembre-se, quando você "passa" um valor para o "outro lado" de uma igualdade, o que você faz, na verdade, é modificar ambos os termos, de forma equivalente, eliminando de um deles um elemento que se queira remover e esse modificador será aplicado em ambos os lados
Como exemplo, se dizemos que
, para sabermos quanto vale o
, é necessário isolá-lo, ou seja, eliminar os elementos que o acompanham, neste caso, o 2 que o multiplica.
Para eliminar este 2, devemos submetê-lo a uma operação que o anule. De forma limplificada, podemos considerar como operações opostas:
multiplicação e divisão
adição e subtração
potência e radiciação
Estas operações realizadas em valores equivalentes os anulam. Assim, para anular o 2 que multiplica, dividimos por 2 os dois lados da igualdade.
Resultando em
Aplique esta idéia em cada uma das linhas do sistema de equações e em cada uma delas substitua uma das variáveis, a, b ou c. Depois, substituindo as variáveis entre si, seguindo o princípio da igualdade e, com um pouco de raciocínio você vai descobrir as relações entre elas.
Lembre-se, num sistema de equações, as variáveis terão o mesmo valor em todas as suas linhas, ou seja, se voce descobrir, na primeira linha que a = 2b+3c ou qualquer outro valor, você poderá substitui-lo por 2b+3c em qualquer uma das outras expressões.
Espero ter ajudado e não confundido mais... rs
Um abraço
Carlos Alexandre
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Matemática - UEPG/PR
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por Molina » Sex Abr 29, 2011 20:25
Como faz tempo que você não estuda o mais interessante é pegar algum livro (ou procurar na internet mesmo, como sugeriu o colega) tratando do assunto. Por que daí sim você irá entender o que estará fazendo...
Procure sobre
Regra de Cramer.
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por LuizAquino » Sex Abr 29, 2011 21:50
Eis um ótimo lugar para você revisar/aprender os conteúdos de Matemática do ensino fundamental ou médio:
http://www.youtube.com/nerckieNesse canal há inclusive aulas sobre sistema de equações lineares.
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por willwgo » Qua Mai 04, 2011 16:52
obrigado a todos me ajudaram mto.!
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
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silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
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Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
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ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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