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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por bruna106 » Dom Abr 20, 2008 22:07
Uma empresa de fornecimento de energia, ao instalar a rede elétrica numa fazenda precisou colocar dois postes em lados opostos de um lago para permitir a passagem da fiação, com isso surgiu um pequeno problema: para fazer o projeto da rede, seria necessário saber a distância entre os postes, e a presença do lago impedia a medição direta dessa distância.
Um dos engenheiros posicionou-se em um local onde era possível visualizar os dois postes e medir a distância entre eles.Com um aparelho apropriado, ele mediu o ângulo entre a linha de visão dele e os postes obtendo 120º.Um auxiliar mediu a distância do poste mais afastado do engenheiro e obteve 100 metros; Um outro auxiliar mediu o ângulo entre a linha do poste mais próximo do engenheiro e a linha entre os postes, obtendo 45º.Calcular a distância entre os postes.
Bom eu já conclui que o meio de se resolver esse problema é pela lei dos senos pois o problema nos informa dois ângulos.Não estou conseguindo desenhar e interpretar o problema já tentei e cheguei a duas possibilidades diferentes mas não sei se alguma delas esta correta:
Possibilidade1- 100/sen45º = x/sen15º
Possibilidade2- 100/sen45º = x/sen120º
Gostaria muito que alguém pudesse me ajudar e dizer se uma dessas possibilidades esta correta e se nenhuma delas estiver, me ajudar a resolve-lá de forma correta.
Obrigada
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bruna106
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por admin » Dom Abr 20, 2008 23:10
Olá Bruna, seja bem-vinda, boa noite!
Realmente, convém utilizar a lei dos senos.
A sua possibilidade 2 está correta, então considere o desenho relacionado.
Se precisar, posso enviar uma figura em seguida.
Obtive
metros de distância entre os postes.
Comente qualquer nova dúvida ou dificuldade.
Até mais!
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por bruna106 » Dom Abr 20, 2008 23:46
Obrigada pela ajuda.
Seria ótimo que você me enviasse uma figura assim confiro com a minha e já tiro possíveis dúvidas quanto ao desenho.
Muitissímo obrigada
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bruna106
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por admin » Seg Abr 21, 2008 00:06
A idéia é reduzir o problema para duas dimensões, considerando o plano do solo, as bases dos postes como dois pontos e a posição do engenheiro como o terceiro ponto do triângulo. Eis a figura:
- triangulo_postes.jpg (8.87 KiB) Exibido 10396 vezes
Espero ter ajudado!
Até mais.
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por bruna106 » Seg Abr 21, 2008 00:16
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por admin » Seg Abr 21, 2008 00:21
Bruna, sua resolução está correta sim.
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por bruna106 » Seg Abr 21, 2008 00:25
Muito obrigado pela ajuda.
Entendi perfeitamente como resolve-lo.
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por admin » Seg Abr 21, 2008 00:28
OK Bruna, disponha do espaço.
E, obrigado por colaborar com as regras do fórum.
Até mais!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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