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Fração Algébrica - Como resolver a adição

Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor fcomex » Seg Mai 19, 2014 22:08

Caros,

Como resolvo essa adição de fração algébrica?

\frac{{x}^{2}}{x-5} + \frac{25}{5-x} =

Fiquei hora em cima desse problema e não consegui resolver. Agradeço se puderem me ajudar.
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Re: Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor Russman » Seg Mai 19, 2014 22:18

É só usar a propriedade

\frac{a}{c} + \frac{b}{d} = \frac{ad+ bc}{cd}

para c e d não nulos.
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Re: Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor fcomex » Seg Mai 19, 2014 23:54

Certo, desculpe mas não especifiquei melhor minha dificuldade. Já apliquei a propriedade e obtive:
\frac{{-x}^{3}+{5x}^{2}+25x-125}{{-x}^{2}+10x-25}
e não consegui avançar mais. Como prossigo?
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Re: Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor Russman » Ter Mai 20, 2014 00:20

Bom, você esta somando e a resposta é essa. O que eu vejo de simplificação que se pode fazer é notar que 5-x = -(x-5). Daí,

\frac{x^2}{x-5} + \frac{25}{5-x} = \frac{x^2}{x-5} - \frac{25}{x-5} =\frac{1}{x-5}(x^2 - 25)

Mas, sabemos que x^2 - 25 = (x-5)(x+5). Verifique! De fato, para quaisquer Reais a e b vale que a^2 - b^2 = (a-b)(a+b).
Assim,

\frac{1}{x-5}(x^2 - 25) = \frac{(x-5)(x+5)}{x-5} = x+5 se x \neq 5

Acho que era isso que você queria, certo?

Usando a propriedade da soma você também poderia chegar a esse resultado. Basta tentar dividir o polinômio cúbico obtido do numerador por (x-5) ou (x+5).
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Re: Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor fcomex » Ter Mai 20, 2014 00:48

É isso mesmo! Muito obrigado.
Amigo, não querendo abusar da boa vontade, não entendi bem como utilizar a propriedade da soma que vc indicou como forma alternativa. Pode me esclarecer?
Obrigado novamente.
fcomex
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Re: Fração Algébrica - Como resolver a adição

Mensagempor Russman » Ter Mai 20, 2014 23:50

fcomex escreveu:É isso mesmo! Muito obrigado.
Amigo, não querendo abusar da boa vontade, não entendi bem como utilizar a propriedade da soma que vc indicou como forma alternativa. Pode me esclarecer?
Obrigado novamente.


Note que o numerador da fração obtida tem como raiz x=5. De fato,

-(5)^{3}+5(5)^2 +25.(5)-125 = 0

Assim, você o pode dividir por (x-5) e obterá que

-x^{3}+5x^2 +25x-125 = (x-5)(x^2 - 25)

Mas também x^2 - 25 = (x-5)(x+5). Daí,

-x^{3}+5x^2 +25x-125 = -(x-5)^2 (x+5)

Já o denominador sabemos que, já que o obtivemos a partir daí, -x^2 + 10x - 25 = -(x-5)^2.

Portanto, a fração se torna

\frac{-(x-5)^2 (x+5)}{-(x-5)^2} = (x+5)

para x \neq 5.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?