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Racionalização de denominadores (Corrigido)

Racionalização de denominadores (Corrigido)

Mensagempor Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 08:23

Olá Professores,tudo bem?

Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:

Devemos proceder desta maneira

\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2

Ou desta maneira:

\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{4}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2}

Anteriormente eu havia colocado a operação incorreta :$ !Já realizei a correção!
Agradeço desde então
Abraços
Thais
Editado pela última vez por Thais Aquino Lima em Ter Fev 12, 2013 11:46, em um total de 1 vez.
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Re: Racionalização de denominadores

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:07

Oi Thais,
Thais Aquino Lima escreveu:Gostaria de saber se na radiciação,após multiplicamos o numerados e o denominador por este denominador irracional devemos colocar como denominador o número elevado ao quadrado ou simplesmente o resultado da multiplicação?Por exemplo:

No final, acaba dando o mesmo resultado. Por isso, tanto faz!

Destaco que, há um lapso em suas contas - NUMERADOR.
Como pode notar, o numerador e o denominador são iguais, então, os cálculos são os mesmos, veja:

\\ \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}} = \\\\\\ \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}} \cdot \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}} = \\\\\\ \frac{\sqrt{2 \cdot 2}}{\sqrt{2 \cdot 2}} = \frac{\sqrt{4}}{\sqrt{4}} =\\\\\\ \frac{2}{2} = \\\\ \boxed{1}

Até a próxima!

Daniel.
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Re: Racionalização de denominadores

Mensagempor Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 11:43

Obrigado pela resposta!

Realmente,coloquei uma raiz onde não havia!O formato correto é o seguinte:

\frac{2}{\sqrt[]{2}} . \frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2.2}}= \frac{2\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{{2}^{2}}} = \frac{2\sqrt[]{2}}2

Mas sua resposta foi a que eu precisava!

Abraços
Thais
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Re: Racionalização de denominadores (Corrigido)

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 11:48

Ah!

\\ \frac{2\sqrt{2}}{2} = \\\\\\ \frac{\cancel{2}\sqrt{2}}{\cancel{2}} = \\\\ \boxed{\sqrt{2}}
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Re: Racionalização de denominadores (Corrigido)

Mensagempor Thais Aquino Lima » Ter Fev 12, 2013 12:21

danjr5 escreveu:Ah!

\\ \frac{2\sqrt{2}}{2} = \\\\\\ \frac{\cancel{2}\sqrt{2}}{\cancel{2}} = \\\\ \boxed{\sqrt{2}}


Exatamente!Muito obrigado pela ajuda Daniel

Abraços
Thais Aquino Lima
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Re: Racionalização de denominadores (Corrigido)

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 12, 2013 17:29

Não há de quê e volte quando precisar, e, responda quando souber!

Daniel.
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Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: shaft - Qua Jun 30, 2010 17:30

2x+5=\left(x+m\right)²-\left(x-n \right)²

Então, o exercicio pede para encontrar {m}^{3}-{n}^{3}.

Bom, tentei resolver a questão acima desenvolvendo as duas partes em ( )...Logo dps cheguei em um resultado q nao soube o q fazer mais.
Se vcs puderem ajudar !


Assunto: Exercicios de polinomios
Autor: Douglasm - Qua Jun 30, 2010 17:53

Bom, se desenvolvermos isso, encontramos:

2x+5 = 2x(m+n) + m^2-n^2

Para que os polinômios sejam iguais, seus respectivos coeficientes devem ser iguais (ax = bx ; ax² = bx², etc.):

2(m+n) = 2 \;\therefore\; m+n = 1

m^2-n^2 = 5 \;\therefore\; (m+n)(m-n) = 5 \;\therefore\; (m-n) = 5

Somando a primeira e a segunda equação:

2m = 6 \;\therefore\; m = 3 \;\mbox{consequentemente:}\; n=-2

Finalmente:

m^3 - n^3 = 27 + 8 = 35

Até a próxima.