por vzz » Qua Jan 02, 2013 04:50
Olá a todos, gostaria de ajuda em 2 questões que estão contidas no mesmo arquivo PDF que peguei na internet para reforço próprio. Acredito que na primeira esteja faltando dados, por isso vim aqui. Já a segunda me parece um caso de semelhança clássico, porém não consigo achara uma relação. Se alguém puder me guiar, agradeceria. Sem querer pedir demais mas não gostaria da resposta. Apenas uma dica para eu quebrar a cabeça. As questões são, 15 e 18. Muito obrigado pela ajuda.
http://www.ufpa.br/parfor-mat/Lista%20d ... 0Plana.pdf
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vzz
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por Cleyson007 » Qua Jan 02, 2013 17:27
Vou te ajudar com a questão n° 15:
Como a massa de cada parte é proporcional à área, temos:
(AD/AB)² = (1250 - 700)/1250
(AD/AB)² = 550/1250
(AD/AB)² = 11/25
AD/AB = V11/5 (Raiz de onze quintos)
AD/AB = 3,32/5
AD/AB = 0,664 ---> 66,4%
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por vzz » Qua Jan 02, 2013 18:11
Muito obrigado pela ajuda. O que eu tinha feito era um pouco parecido. Estava dividino 550/1250, resultando em 11/25. Esqueci que a razão das áreas deve elevar ao quadrado... Pequeno detalhe mas agradeço muito pela ajuda. Irei ler como funciona o fórum, desculpa qualquer coisa. Um abraço.
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por Cleyson007 » Qui Jan 03, 2013 17:11
Olá, boa tarde!
Vzz, quanto respondi sua questão estava meio com pressa e esqueci de te dar as boas vindas.. Desculpe-me!
Vamos a questão n° 18?
Criei o segmento em vermelho formando um triângulo retângulo. Veja:

Aplicando Pitágoras nele, encontro: y=2,0m.
Agora basta aplicar Pitágoras no triângulo maior para encontrar
x = 1,6mObs.: Quanto ao funcionamento do fórum, é permito postar uma questão por tópico.
Comente qualquer dúvida
Abraço,
Cleyson007
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por vzz » Qui Jan 03, 2013 19:22
Olá Cleyson. Agradeço á ajuda. Na primeira errei em uma besteira por não elevar ao quadrado e nessa segunda questão eu fui enganado pela mania de eu querer deduzir as coisas. Quando vi a questão já achei que seria semelhança e um simples pitágoras já basta. Obrigado, gostei muito do fórum. Se possível irei ajudar os membros na parte de álgebra e aritimética em questões que eu puder. Um abraço.
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vzz
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por Cleyson007 » Qui Jan 03, 2013 20:45
Vzz, que bom que gostou do fórum e minha ajuda lhe foi útil.
Sua ajuda também será de grande valia
Abraço,
Cleyson007
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por vzz » Qua Jan 16, 2013 21:07
Cleysson, poderia me ajudar na questão 51 e 52?
http://www.ufpa.br/parfor-mat/Lista%20d ... 0Plana.pdfO que eu tentei fazer foi o seguinte. Para descobrir a área do triângulo ABE, eu traçei à altura apartir do vértice A. Agora vou usar as relações métricas do triângulo. Sei que AB (que vou chamar de ''b) e AE (que vou chamar de ''c'') são respectivamente 30 e 40. Sei que b*c=ah o que me resulta ah=1200. Para descobrir a área do triângulo maior ABE seria, a*h*1/2 o que resulta em 600. Mas não to sabendo usar isso para acabar a questão.
Me veio na cabeça também que quando vi as medidas 30 e 40, fiquei com muita vontade de colocar o outro lado valendo 50, por causa do triângulo pitagórico 3, 4 e 5. O que me fez pensar e ficar com uma dúvida cruel. Se um triângulo tem lados, 3 e 4, o outro necessariamente TEM que ser 5?
Também vejo que vai ter uma semelhança de triângulos mas simplesmente não consigo usá-las a meu favor.
Obrigado mais uma vez e um abraço.
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por sauloandrade » Qui Jan 17, 2013 02:32
Não sou o Cleysson, mas posso te ajudar nessas questões:
1) Se o triângulo tem lados 4 e 3, o outro é necessariamente 5?
Não, ele pode assumir qualquer valor, desde que respeite a desigualdade triângular.
2) Descubriar a área do triângulo ABE:
Bom, usando a famosa fórmula base x altura dividido por 2, acredito eu que não ira ajudar muito, pelo menos no meu método. É bom conheçer outras fórmulas para descobrir área de triângulo, mas lembre-se sempre da demonstração, elas são muito importantes. Nessa questão usei a fórmula que diz que o a área de triângulo é o produto de dois lados multiplicado pelo seno do ângulo formado entre eles. Aqui está a demonstração:
http://i48.tinypic.com/2enn6vl.pngFiz a questão 51:

Bom se ficou com alguma dúvida é só falar.
A questão 52 estou tentando fazer, se eu conseguir posto aqui.
Abraços.
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por DanielFerreira » Qui Jan 17, 2013 06:55
Bom dia a todos!
Vzz,
procure postar UMA questão por tópico, pois devemos manter o fórum organizado. Inclusive, não envie links, anexe antes imagens, pode usar a ferramenta de recorte do Windows.
Até a próxima!
Daniel Ferreira.
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por vzz » Qui Jan 24, 2013 16:42
Olá, primeiramente desculpa pela demora na resposta, estava viajando. Muito obrigado pela ajuda. Irei analisar a ajuda do amigo e volto aqui se ficar com dúvidas. Irei seguir as instruções e postar apenas uma questão por tópico. Um abraço.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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