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por PedroCunha » Qui Nov 15, 2012 08:36
Olá. Achei esta questão na internet
(ITA – SP) – A equação
tem:
a. Três raízes reais;
b. Uma raiz dupla igual a 1;
c. Não tem raízes complexas;
d. S = {1; i ; - i};
e. Nda.
e não estou conseguindo fazer ela.
Tentei usar produtos notáveis para reduzir a equação, mas cheguei em uma equação de segundo grau, o que está errado, pois a resposta certa é a letra
D Alguém poderia me mostrar como fazer?
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PedroCunha
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por DanielFerreira » Qui Nov 15, 2012 13:54
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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DanielFerreira
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por PedroCunha » Sex Nov 16, 2012 19:04
Olá. Primeiramente, obrigado por responder. Porém, tenho uma dúvida.
Quando você chega em:
O que acontece com o segundo
do produto
Att.,
Pedro
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por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 17:07
Olá Pedro,
boa tarde!
Eu coloquei ele em evidência, isto é, dividi!
(1 - x)(1 - x)x - (1 + x)(1 - x) = 0
(1 - x)[(1 - x)x - (1 + x)] = 0
Consegue visualizar?
Aguardo retorno.
Daniel F.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 17:50
Mas nesse caso, devido à presença do
isso não estaria errado?
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por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:02
Veja um exemplo:
Note que,
1 - x = a
1 + x = b
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:45
Ahhh..acho que agora entendi.Veja se meu raciocínio está correto. Na equação
são como se fosse um só
e
também são como se fosse um só
Por isso, quando colocamos o
em evidência, chegamos em
Certo?
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por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 18:46
Perfeito!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:49
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
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por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 18:51
Obrigado pela atenção!
Não estava entendendo pois estava olhando os termos como se fossem separados. Logo, não conseguia entender. Mas só por curiosidade, se eu não soubesse isso, teria como resolver o exercício sem colocar nada em evidência?
Att.,
Pedro
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por DanielFerreira » Sáb Nov 17, 2012 19:17
Queres outra forma de resolver, certo?!
Segue:
Agora, teria que encontrar as raízes dessa equação do 3º grau.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por PedroCunha » Sáb Nov 17, 2012 19:38
Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?
1ª equação:
2ª equação:
O resultado está errado. Eu que fiz errado ou esse é o jeito errado de resolver?
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por DanielFerreira » Dom Nov 18, 2012 10:22
PedroCunha escreveu:Para encontrar as raízes dessa equação teria que colocar em evidência também, certo?
Acredito que essa seja a forma mais simples.
Dê uma olhada nesse tópico
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=116&t=10230&p=35729#p35729.
Mas, existe outra forma...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por PedroCunha » Dom Nov 18, 2012 10:53
Ahh..entendi o jeito de certo de fatorar. Aqui vai conta, veja se está certa por favor.
1ª Resposta:
2ª Resposta:
Att.,
Pedro
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por DanielFerreira » Ter Nov 20, 2012 21:07
Sim, está certo!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por PedroCunha » Ter Nov 20, 2012 21:31
Obrigado por toda a ajuda Dan,
.
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Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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