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Cálculo II - Regra da Cadeia para várias variáveis

Cálculo II - Regra da Cadeia para várias variáveis

Mensagempor Guga1981 » Qua Nov 11, 2020 02:22

Bom dia, amigos!
Faço Licenciatura em Matemática na Univesp.
Gosto de assistir as video-aulas pausando os exercícios e resolvendo-os antes de ver a resposta.
Ao tentar fazer o exercício abaixo, a minha solução deu diferente da do professor.
Gostaria de uma opinião de vocês para eu saber se fiz certo e o professor se equivocou (às vezes acontece...) ou o contrário.
Segue o exercício (a minha resposta deu -12 e a do professor +24):

A temperatura em uma superfície é dada por z=f(x,y)= x²y - xy. Uma partícula se desloca sobre esta superfície pela curva γ(t)=(t²-3, 3t) [onde (t²-3) é a coordenada x(t) e 3t é a coordenada y(t)].
Determine a taxa de variação de temperatura, sofrida por esta partícula, no instante t=2.
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Re: Cálculo II - Regra da Cadeia para várias variáveis

Mensagempor Guga1981 » Sex Nov 13, 2020 10:44

Consegui resolver! O professor estava certo!
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Re: Cálculo II - Regra da Cadeia para várias variáveis

Mensagempor DanielFerreira » Sex Nov 20, 2020 14:15

A taxa de variação da temperatura será dada por \boxed{\mathsf{\frac{dz}{dt} = \frac{\partial z}{\partial x} \frac{dx}{dt} + \frac{\partial z}{\partial y} \frac{dy}{dt}}}, onde \mathbf{z = x^2y - xy}, \mathbf{x(t) = t^2 - 3} e \mathbf{y(t) = 3t}.

Daí, temos que:

\mathsf{\bullet \qquad \frac{\partial z}{\partial x} = 2xy - y}

\mathsf{\bullet \qquad \frac{\partial z}{\partial y} = x^2 - x}

\mathsf{\bullet \qquad \frac{dx}{dt} = 2t}

\mathsf{\bullet \qquad \frac{dy}{dt} = 3}


Substituindo,

\\ \mathsf{\frac{dz}{dt} = \frac{\partial z}{\partial x} \frac{dx}{dt} + \frac{\partial z}{\partial y} \frac{dy}{dt}} \\\\\\ \mathsf{\frac{dz}{dt} = (2xy - y) \cdot 2t + (x^2 - x) \cdot 3} \\\\\\ \mathsf{\frac{dz}{dt} = 4txy - 2ty + 3x^2 - 3x} \\\\\\ \mathsf{\frac{dz}{dt}|_{t = 2} = 8xy - 4y + 3x^2 - 3x} \\\\\\ \mathsf{\frac{dz}{dt}|_{t = 2} = 8 \cdot (t^2 - 3) \cdot 3t - 4 \cdot 3t + 3(t^2 - 3)^2 - 3(t^2 - 3)} \\\\\\  \mathsf{\frac{dz}{dt}|_{t = 2} = 48 - 24 + 3 - 3} \\\\\\ \boxed{\boxed{\mathsf{\frac{dz}{dt}|_{t = 2} = 24}}}
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habilidade é saber como fazer;
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Re: Cálculo II - Regra da Cadeia para várias variáveis

Mensagempor Guga1981 » Dom Nov 22, 2020 05:02

Obrigado! ;)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?