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exerc.resolvido

exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Qua Nov 06, 2019 15:38

(ENE-escola nacional de engenharia-exame 1950)
calcular as raizes racionais da equaçao

3{x}^{4}-4{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12=0
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Re: exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Qua Nov 06, 2019 16:12

soluçao:
o problema pede as raizes racionais,ou seja as raizes da forma (p/q),onde p,q sao primos entre si.
em um polinomio a forma de encontrar as possiveis raizes racionas é dado por:
os divisores p,de {a}_{0}=12, e os divisores q, de {a}_{n}=3.aqui inclui os positivos e negativos
logo
div(12)=[-12,-6,-4,-3,-2,-1,1,2,3,4,6,12]
div(3)=[-3,-1,1,3]
as possiveis raizes racionais,(p/q)sao:
[-12,-6,-4,-3,-2,-1,-4/3,-2/3,-1/3,1/3,2/3,4/3,1,2,3,4,6,12]

sao 18 possibilidades de se achar uma,ou mais raizes racionais de p(x),que se faz via substituindo as possibilidades no polinomio,uma a uma(que tarefa,heim!...) e verificando a condiçao de p(x)=0.
aqui,p(1)=0,pois

3{(1)}^{4}-4{(1)}^{3}-19{(1)}^{2}+8(1)+12=3-4-19+8+12=-23+23=0

bom,achando uma raiz,podemos entao diminuir o grau do polinomio

(3{x}^{4}-4{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12)/(x-1)=

=(-{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12)

temos agora um polinomio de terceiro grau,a saber

-{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12

logo,faremos novamente o processo de possibilidades das raizes racionais para

r(x)=-{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12=0

possiveis raizes [-1,-2,-3,-4,-6,-12,1,2,3,4,6,12]

e procurarmos entre esses,uma ou mais valores que satisfaz a condiçao de r(x)=0...
como o polinomio inicial é de quatro grau,podemos ter 4 raizes,3 raizes(uma com multiplicidade 2),2 raizes(uma com multiplicidade 3,ou duas com multiplicidade 2),1 raiz(com multiplicidade 4)...bom,aos interessados termine-o...
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Re: exerc.resolvido

Mensagempor adauto martins » Qua Nov 06, 2019 16:37

uma correçao:

(3{x}^{4}-4{x}^{3}-19{x}^{2}+8x+12)/(x-1)=3{x}^{3}-{x}^{2}-x+4

logo

r(x)=3{x}^{3}-{x}^{2}-x+4

obrigado....
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?