por adauto martins » Ter Set 17, 2019 21:01
(escola de marinha mercante do rio de janeiro-exame de admissao 1961)
certo-errado
instruçoes:coloque um c ou e no espaço em branco a esquerda da questao caso julgue certa ou errada.
(justifique sua resposta)
1)a equaçao

nao tem raiz.
2)simplificando a expressao

resulta

3)o maior inteiro de x que satisfaz a inequaçao:

e zero.
...
...
10)uma inequaçao nao muda de sentido,quando se multiplica os dois membros por um numero relativo.
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por adauto martins » Qua Out 02, 2019 11:06
soluçao:
1)

,tera duas raizes reais e distintas,logo e (e)errado a afirmaçao.
2)

logo esta correto a afirmaçao(c)...
....
10)um numero relativo e definido como um numero que pode ser positivo(valor absoluto) ou negativo,
logo uma inequaçao(desiqualdade de equaçoes) muda de sentido(o simbolo de desiqualdade

qdo multipicado por um numero negativo.
logo a afirmativo e errada (e)...
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por adauto martins » Qua Out 02, 2019 11:08
soluçao:
1)

,tera duas raizes reais e distintas,logo e (e)errado a afirmaçao.
2)

logo esta correto a afirmaçao(c)...
....
10)um numero relativo e definido como um numero que pode ser positivo(valor absoluto) ou negativo,
logo uma inequaçao(desiqualdade de equaçoes) muda de sentido(o simbolo de desiqualdade

qdo multipicado por um numero negativo.
logo a afirmativo e errada (e)...
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por DanielFerreira » Qui Out 03, 2019 21:55
adauto martins escreveu:soluçao:
1)

,
tera duas raizes reais e distintas,logo e (e)errado a afirmaçao.
2)

logo esta correto a afirmaçao(c)...
....
10)um numero relativo e definido como um numero que pode ser positivo(valor absoluto) ou negativo,
logo uma inequaçao(desiqualdade de equaçoes) muda de sentido(o simbolo de desiqualdade

qdo multipicado por um numero negativo.
logo a afirmativo e errada (e)...
Adauto, há um equívoco no trecho em
vermelho. A equação não terá DUAS raízes, mas sim UMA! Note que há restrições...
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por adauto martins » Sex Out 04, 2019 12:58
meu caro daniel,
o delta é positivo,logo duas raizes reais e distintas...a saber:
![{x}_{1,2}=(-(-2)(+,-)\sqrt[]{18})/2=1(+,-)3\sqrt[]{2}...
{x}_{1}=1+3.\sqrt[]{2}...{x}_{2}=1-3\sqrt[]{2} {x}_{1,2}=(-(-2)(+,-)\sqrt[]{18})/2=1(+,-)3\sqrt[]{2}...
{x}_{1}=1+3.\sqrt[]{2}...{x}_{2}=1-3\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/6932e0fe6119fa88a9e25587ca8e4cf9.png)
...
a nao ser que eu errei o desenvolvimento da equaçao...
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por adauto martins » Sex Out 04, 2019 14:05
meu caro daniel,
vc esta correto mesmo,pois:

...
obrigado pela observaçao,e correçao...adauto
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por adauto martins » Seg Set 16, 2019 15:51
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Ter Set 17, 2019 12:45
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por adauto martins » Seg Set 16, 2019 16:02
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Qui Set 19, 2019 09:39
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por adauto martins » Seg Set 16, 2019 16:09
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Números Complexos
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por adauto martins » Ter Set 17, 2019 10:30
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Seg Set 23, 2019 23:57
Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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