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Análise Combinatória

Análise Combinatória

Mensagempor Lana Brasil » Sáb Mai 11, 2019 14:15

Boa Tarde.
Tiago quer comprar 9 empadas na lanchonete. Os sabores disponíveis são: queijo, carne, frango, banana e Palmito. De quantas formas Tiago poderá comprar:
a) as 9 empadas?
b) as 9 empadas garantindo pelo menos uma de cada sabor?
Resolução:
a) 59
b) 54 + 1 empada de cada
Poderiam me ajudar nesse exercício, por favor?
Não sei se resolvi certo. Não tem gabarito.
Lana Brasil
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor adauto martins » Sex Jul 05, 2019 12:44

a)
9.5!
b)
9.5
adauto martins
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor adauto martins » Sáb Jul 20, 2019 19:48

essa questoes esta mal formulada e minhas respostas estao piores ainda.por favor queira revisar essa questao e recoloca-la pra solucionarmos corretamente...obrigado...
adauto martins
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor adauto martins » Dom Jul 21, 2019 12:24

vamos la,vou tentar resolve-lo como esta:
bom tiago quer comprar 9 empadas,entao vamos supór quantas possibilidades isso é possivel,vamos pensar assim...
o principio multiplicativo da contagem nos diz que:
temos x decisoes a ser tomadas e y opçoes acerca de tais decisoes;o total de modos,maneiras de tomarmos essas decisoes é:
x.y...faremos assim nesse caso:
tiago tem 9 decisoes a se tomar(comprar empadas) e 5 opçoes p.tal decisao,entao teriamos:
9.5=45...é uma soluçao,como tbem...tiago tem 9 opçoes de escolhas dos 5 sabores,que seria:
(5,5,5,...,5)={5}^{9}(5,5,5,...,5)={5}^{9} opçoes...
se alguem tiverr uma ideia melhor,por favor poste-a...mas creio que a questao nao esta bem formulada...
obrigado...
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor adauto martins » Sex Ago 02, 2019 15:36

encontrei no livro "fundamentos de matematica elementar-vol.5-samuel hazzan-ed.1981,pag.43-e",uma soluçao para tal problema e situaçao...desculpe-me a lana pela minha colocaçao de nao haver soluçao,devido a ma formulaçao.
vamos a colocaçao,soluçao dada pelo autor:
esse problema pode ser formulado da seguinte maneira:
"quantas soluçao inteiras e nao negativas existem para
{x}_{1}+{{x}_{}}_{2}+{{x}_{}}_{3}+{x}_{4}+{x}_{5}=9...,que é uma equaçao diofantina,com a ressalva de
achar raizes inteiras e positivas...a forma didatica dada pelo autor é:
barras para separar as formas possiveis de soluçao e pontos para as devidas raizes,por exemplo:
possiveis soluçoes seriam (..I...I.I..I.),(.I..I...I..I.),...ou seja seriam necessarias 4 barras para separar os 9 pontos"soluçoes",
a qual deria como total de soluçoes a combinaçao
{{c}_{}}_{9,4}=9!/(4!.5!)=(9.8.7.6)/24=126
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Re: Análise Combinatória

Mensagempor adauto martins » Sex Ago 02, 2019 15:37

adauto martins escreveu:encontrei no livro "fundamentos de matematica elementar-vol.5-samuel hazzan-ed.1981,pag.43-e",uma soluçao para tal problema e situaçao...desculpe-me a lana pela minha colocaçao de nao haver soluçao,devido a ma formulaçao.
vamos a colocaçao,soluçao dada pelo autor:
esse problema pode ser formulado da seguinte maneira:
"quantas soluçao inteiras e nao negativas existem para
{x}_{1}+{{x}_{}}_{2}+{{x}_{}}_{3}+{x}_{4}+{x}_{5}=9...,que é uma equaçao diofantina,com a ressalva de
achar raizes inteiras e positivas...a forma didatica dada pelo autor é:
barras para separar as formas possiveis de soluçao e pontos para as devidas raizes,por exemplo:
possiveis soluçoes seriam (..I...I.I..I.),(.I..I...I..I.),...ou seja seriam necessarias 4 barras para separar os 9 pontos"soluçoes",
a qual deria como total de soluçoes a combinaçao
{{c}_{}}_{9,4}=9!/(4!.5!)=(9.8.7.6)/24=126

obrigado
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?