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Questão da FGV

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Mensagempor zenildo » Qui Mai 19, 2016 13:03

Segue anexo um problema. Este problema não consegui resolver devido eu não saber interpreta-lo.
Anexos
Screenshot_2016-05-19-11-32-40.png
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Re: Questão da FGV

Mensagempor Daniel Bosi » Qui Mai 19, 2016 15:32

Analisando a figura perceba o seguinte: a distância do ponto M até o 0 é o cosseno de \alpha em radianos. A distância do "início" do eixo x à esquerda até o M deve ser a mesma distância de M até P (pois a reta inclinada faz um ângulo de 45 graus). Assim sendo, é razoável concluir que a distância de M até P é 1-cos(\alpha), lembrando que este ciclo trigonométrico tem raio 1.
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Qui Mai 19, 2016 18:50

Resolvi fazer deste modo. Então, fiz as representações, porém não consegui finalizar os cálculos. Alguém poderia me ajudar a compreender?
Anexos
IMG_20160519_173059685.jpg
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Re: Questão da FGV

Mensagempor Daniel Bosi » Qui Mai 19, 2016 23:17

Zenildo, perceba que o que você representou como 0M é o cos(\alpha). Basta substituir.
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Re: Questão da FGV

Mensagempor Daniel Bosi » Sex Mai 20, 2016 09:57

Zenildo, percebi um detalhe que fugiu da minha interpretação: nesse quadrante o cosseno é negativo, o que significa que o resultado de cos(\alpha) será negativo. Portanto, para a resposta ser o comprimento de M até P, é necessário mudar o sinal e o resultado fica 1+cos(\alpha).
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Sex Mai 20, 2016 10:25

MB.MN = MQ.MA equivalente a:

Entende-se o ponto médio (M) ser equidistante entre MB e MN. Dessa forma, evidencia-se adotar: MB.MB, como MB^2.

Outro ponto importante, é perceber uma equidistancia também entre: MO=MQ. Então, se eu escrevo:
MO = (1-PM).Por outro lado, ora, se eu tenho MA, tenho, pois, o raio valendo um e operando de dois lados. Soma-se 2. Sendo 2-PM, porque MB^2 equivale a mesma distância em relação a linha horizontal, ficando MB^2= PM(2-PM).

Eis então a fórmula abaixo:

MB.MN = MQ. MA
MB^2= PM.(2-PM)

Veja se meu raciocínio esta certo ou errado,ou, se tem alguma forma de fazer que possibilite acertar com mais intuitividade.
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Re: Questão da FGV

Mensagempor Daniel Bosi » Sex Mai 20, 2016 11:21

A meu ver é mais simples que isso. Particularmente, eu não vejo a necessidade de operar tanto com segmentos de reta. O que é importante é perceber de cara que o segmento M0 é o cos(\alpha). Basta perceber que:

(1) MQ = MP (o segmento MQ e MP têm o mesmo tamanho)

(2) MQ + M0 = 1 (a soma de MQ com M0 é o raio do círculo)

De (1) sabemos que MQ = MP, basta substituir MQ em (2):

MP + M0 = 1

Agora basta perceber que M0 é o cosseno do comprimento \alpha, pois M0 é um comprimento que parte do ponto 0 no eixo dos cossenos e corresponde ao comprimento do arco.

O porém, como eu comentei anteriormente, é que esse cosseno dá um resultado negativo entre 0 e -1. Portanto, para obter o comprimento de MP é necessário expressar a resposta como 1+cos(\alpha).
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Sex Mai 20, 2016 13:55

Estaria certo desse modo que interpretei? Apesar de não saber se está matematicamente correto. Poderia corrigir?
Anexos
IMG_20160520_124623299.jpg
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Re: Questão da FGV

Mensagempor Daniel Bosi » Sex Mai 20, 2016 14:38

Zenildo, na realidade eu não entendo o que você quer dizer quando expressa MB.MN, por exemplo. Você poderia explicar para que eu possa entender essa notação?
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Seg Mai 23, 2016 13:13

Quis fazer simplesmente uma demonstração geral. Sendo que, essa demonstração explica a sua orientação direta de como fazer o raciocínio. Nada demais.
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Seg Mai 23, 2016 13:24

Quanto a relação MB.MN, se deu por meio de serem simétricos ao ponto M.Entao,o produto dos dois, MB. MB, correspondem a igualdade.
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Re: Questão da FGV

Mensagempor adauto martins » Ter Mai 24, 2016 13:20

considere o ponto C(-1,0)...logo temos q. MP=MC=x(mostre isto,é facil por semelhança de triang. ou angulo interno)...logo teremos \Delta OMP q. tg(\pi-\alpha)=x/(1-x)\Rightarrow tg(\pi-\alpha)=(tg\pi-tg\alpha)/(1+tg\pi.tg\alpha)=-tg\alpha=x/(1-x)\Rightarrow -tg\alpha(1-x)=x... e ai é isolar o x,resolva o restante...
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Re: Questão da FGV

Mensagempor zenildo » Sáb Jun 18, 2016 01:50

Adauto, tentei resolvê-la, porém não consegui. Tem como demonstrar como se resolve isto, pois tenho problemas em visualizar o que disse
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Re: Questão da FGV

Mensagempor adauto martins » Dom Jun 19, 2016 14:18

meu caro zenildo,
eu cometi um erro ai,e espero q. vc entenda a resoluçao:
prim. espero q. vc tenha entendido o ponto C(-1,0)da intersecçao do eixo-abscissas e pq o triang.\Delta CMP é isosceles...entao vamos á sol.correta:
tomando o \Delta OBM teremos:
tg(\pi-\alpha)=MB/(1-x) e MB=\sqrt[]{1-{(1-x)}^{2}},logo
tg(\pi-\alpha)=-tg\alpha=\sqrt[]{1-{(1-x)}^{2}}/(1-x)...
-tg\alpha=\sqrt[]{1-{(1-x)}^{2}/{(1-x)}^{2}}=\sqrt[]{1/{(1-x}^{2})-1}\Rightarrow {tg\alpha}^{2}=1/{(1-x)}^{2}-1
\Rightarrow 1/{(1-x})^{2}={tg\alpha}^{2}+1={sec \alpha}^{2}\Rightarrow {(1-x)}^{2}=1/{sec\alpha}^{2}\Rightarrow 1-x=1/sec\alpha\Rightarrow x-1=cos\alpha\Rightarrow x=1+cos\alpha...
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Re: Questão da FGV

Mensagempor adauto martins » Dom Jun 19, 2016 14:27

eita outra correçao,é o latex,desculpe-me,erro mesmo:
1-x=cos\alpha\Rightarrow x=1-cos\alpha...obrigado
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.