• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Fatoração de elementos em raiz cúbica]

[Fatoração de elementos em raiz cúbica]

Mensagempor Zeh Edu » Qua Abr 29, 2015 08:40

Galera, preciso fatorar a seguinte expressão e não sei por onde começar

( (y+h)^(1/3) - y^(1/3) )/h

Desde já, muito obrigado pela ajuda :-D
Zeh Edu
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 01:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando para engenharia
Andamento: cursando

Re: [Fatoração de elementos em raiz cúbica]

Mensagempor young_jedi » Qua Abr 29, 2015 19:50

Zeh Edu

você esta precisando fatorar, ou simplificar o numerador e denominador para realizar uma calculo de limite ?
se for isto, pode utilizar o seguinte simplificação

\frac{(y+h)^{\frac{1}{3}}-y^{\frac{1}{3}}}{h}

\frac{(y+h)^{\frac{1}{3}}-y^{\frac{1}{3}}}{h}.\left(\frac{(y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}}{(y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}}\right)

=\frac{y+h+(y+h)^{\frac{2}{3}}y^{\frac{1}{3}}-(y+h)^{\frac{2}{3}}y^{\frac{1}{3}}-(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{2}{3}}-y}{h.\left((y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}\right)}

=\frac{y+h-y}{h.\left((y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}\right)}

=\frac{h}{h.\left((y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}\right)}

=\frac{1}{\left((y+h)^{\frac{2}{3}}+(y+h)^{\frac{1}{3}}y^{\frac{1}{3}}+y^{\frac{2}{3}}\right)}
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: [Fatoração de elementos em raiz cúbica]

Mensagempor Zeh Edu » Qui Abr 30, 2015 00:31

Young Jedi, é isso mesmo. Preciso calcular o limite daquela expressão quando h tende a zero. Mas fiquei perdido quando vi a diferença de elementos com raiz cúbica. Nesses casos fica mais fácil deixar elevado à fração ?

O raciocínio que você usou tem a ver com triângulo de pascal ? Ou então é parecido com a fatoração de uma soma ou diferença elevado a um n.

(a+b)^n = (a+b)*( a^(n-1)*b^0 + a^(n-2)*b^1 + ... + a^0*b^(n-1) )

(a+b)^5 = (a+b)(a^4 + a^3*b + a^2*b^2 + a*b^3 + b^4)

quando se tem (a+b) elevado a uma fração não entendi muito bem como se fatora. Existe algum material com o qual eu possa estudar isso com mais profundidade ?

Obrigado Young Jedi, e que a força esteja com vc :-D
Zeh Edu
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 01:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando para engenharia
Andamento: cursando

Re: [Fatoração de elementos em raiz cúbica]

Mensagempor young_jedi » Qui Abr 30, 2015 21:27

Então Zeh Edu

eu utilizei a seguinte igualdade

(a^n-b^n)=(a-b)(a^{n-1}+a^{n-2}b+a^{n-3}b^2+\dots+a^{2}b^{n-3}+a.b^{n-2}+b^{n-1})

neste nosso caso

n=3

a=(y+h)^{\frac{1}{3}}

e

b=y^{\frac{1}{3}}

o objetivo aqui era "tirar" aquele expoente 1/3 para poder simplificar por isso o n escolhido foi 3

no resultado final aparecem elemento com expoente contendo raiz cubica, mas isso não tem problema na hora de calcular o limite, pois o importante era simplificar o h do denominador com o do numerador

como material eu recomento so livro do Stewart que acho muito bom

e esses dois site são bons também

http://ecalculo.if.usp.br/index.htm

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/superior.htm

e este video do youtube explica bem essa parte que eu mostrei

https://www.youtube.com/watch?v=taF5XZfgYBc
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: [Fatoração de elementos em raiz cúbica]

Mensagempor Zeh Edu » Qui Abr 30, 2015 23:35

Entendi Jedi, valeu pela ajuda!! :-D
Zeh Edu
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 01:35
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Vestibulando para engenharia
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?