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por Marcones » Sáb Mar 21, 2015 11:37
Estou estudando a dias esse assunto de fatoração e só consegui resolver da questão 39 à 42
Semana inteira tentando, tentando, tentando, mas não estou conseguindo.
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Marcones
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por Cleyson007 » Sáb Mar 21, 2015 12:13
Bom dia Marcones!
Seja muito bem-vindo ao fórum.
Vamos primeiro ao exercício 45. Pode ser?
45)
x² - 4a² + 6x + 12a
Essa parte que deixei sublinhada para você é uma diferença de dois quadrados. Vamos resolvê-la por primeiro: (x - 2a)(x + 2a)
A outra parte pode ser resolvida por fator comum em evidência: 6(x + 2a)
Olha como está ficando: (x - 2a)(x + 2a) + 6(x + 2a)
Agora vamos fazer um agrupamento! Repare que o (x + 2a) aparece em ambos os lados. Logo,
(x + 2a) (x - 2a + 6)
Tente resolver algum outro exercício seguindo esses passos.
Qualquer dúvida estou a disposição
Abraço
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Cleyson007
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por Marcones » Sáb Mar 21, 2015 14:16
Muito bem explicado! Esse eu já havia resolvido.
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Marcones
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por Marcones » Sáb Mar 21, 2015 16:31
Me vê a 43, pode ser?
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por Cleyson007 » Sáb Mar 21, 2015 18:13
Lógico que sim!
Sabemos que
. Logo temos,
.
Colocando o
como fator comum em evidência, temos:
Recebeu a mensagem privada que lhe enviei?
Abraço
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Cleyson007
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por Marcones » Sáb Mar 21, 2015 23:41
Recebi sim!!
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por Marcones » Dom Mar 22, 2015 14:47
Eu gostaria de saber como faço pra chegar nesses respectivos resultados. Já tentei de tudo quando é modo que encontrei. São casos especiais? Por que?
Fatoração
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Marcones
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por Cleyson007 » Sex Mar 27, 2015 11:42
Olá, bom dia!
Desculpe a demora meu amigo..
É um caso especial sim! Estamos trabalhando com o produto e a soma!
É algo bem assim (para o exercício 43):
Temos que ter dois números que ao serem multiplicados resulte em -20. E, dois números que ao serem somados resulte em -1.
Basta montar um sistema de equações para os números em questão (a saber, x e y).
(x)(y) = -20
x + y = -1
Resolvendo o sistema acima encontramos -5 e 4.
Tem interesse na mensagem privada que lhe enviei?
Abraço e bons estudos
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Cleyson007
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Polinômios
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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