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analise combinatória

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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.

analise combinatória

Mensagempor zenildo » Dom Dez 15, 2013 19:11

PARA A PROGRAMAÇÃO DE SESSÃO DA TARDE E DA NOITE DE 4 DOMINGOS DE UM MÊS UMA EMISSORA DE TELEVISÃO DISPÕE DE 10 FILMES. DESSES FILMES, EXIBINDO-SE APENAS UM ÚNICO FILME POR SESSÃO, 4 SERÃO SELECIONADOS PARA A TARDE E OS OUTROS, PARA A NOITE.O NÚMERO DE MANEIRAS QUE ESSES 10 FILMES PODEM SER PROGRAMADOS, NESSE MÊS, SEM REPETIÇÃO, É IGUAL A:
A) 120
B) 720
C) 1200
D) 2480
E) 8640
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Re: analise combinatória

Mensagempor Pessoa Estranha » Dom Dez 15, 2013 22:23

A resposta certa é 8640 ?

Tentei resolver e ficou assim:

Dos 10 filmes, 8 serão transmitidos (2 em cada domingo). Para os filmes da tarde, são 4 opções. Para os da noite, são 6. Então:

\frac{4}{}\frac{3}{}\frac{2}{}\frac{1}{}\frac{6}{}\frac{5}{}\frac{4}{}\frac{3}{} = 8640.
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Re: analise combinatória

Mensagempor zenildo » Seg Dez 16, 2013 09:21

eu não entendi muito bem a linha de raciocínio. Poderia me explicar outra vez, pois não entendi?
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Re: analise combinatória

Mensagempor zenildo » Seg Dez 16, 2013 09:23

obrigado.

Poderia me explicar outra vez, pois não entendi a linha de raciocínio?
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Re: analise combinatória

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Dez 16, 2013 14:27

Bem, temos 10 filmes disponíveis, dos quais apenas 8 serão transmitidos (2 sessões para cada domingo (2.4 = 8)). Assim, teremos que escolher 8 dos 10 e, por isso, coloquei aqueles 8 tracinhos. Por outro lado, ainda dos 10 filmes, 4 são selecionados para a sessão da tarde, restando 6 para a sessão da noite (6 + 4 = 10). Daí, se quiser, você pode separar aqueles tracinhos em duas partes, uma de 4 e uma de 6, cujos resultados serão multiplicados, conforme o Princípio Fundamental da Contagem. Assim, observe o raciocínio:

1º - (4 tracinhos) - escolhendo 4 filmes entre os 4 disponíveis (os 4 da sessão da tarde):
QUANTOS FILMES TEMOS DISPONÍVEIS PARA OCUPAR O PRIMEIRO TRACINHO, OU SEJA, QUANTOS FILMES, DAQUELES 10, PODEM SER ESCOLHIDOS PARA SEREM TRANSMITIDOS NUM DOS DOMINGOS NA SESSÃO DA TARDE ? (pense e, depois, responda); ESCOLHIDO O FILME DO PRIMEIRO TRACINHO, QUANTOS FILMES PODE-SE SELECIONAR PARA A SEGUNDA SESSÃO DA TARDE, OU SEJA, PARA O SEGUNDO TRACINHO ? (pense e, depois, responda); NOVAMENTE, SEGUINDO O MESMO RACIOCÍNIO, QUANTOS FILMES PODEM SER ESCOLHIDOS PARA O TERCEIRO E QUARTO TRACINHOS ? (pense e, depois, responda). Multiplique, agora, os resultados que você encontrou e reserve.

2º - (6 tracinhos) - escolhendo 6 filmes entre os 6 disponíveis (os 4 da sessão da noite); (sim, 2 filmes estão sobrando):
NOTE QUE 4 JÁ ESTÃO SELECIONADOS PARA A SESSÃO DA TARDE. O QUE QUEREMOS, AGORA, É ESCOLHER 4 DOS 6 DISPONÍVEIS. NOVAMENTE, USANDO OS TRACINHOS, TAMBÉM 4, FAÇO AS PERGUNTAS: QUANTOS FILMES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA A TRANSMISSÃO NA SESSÃO DA NOITE DO PRIMEIRO DOMINGO, OU SEJA, DO PRIMEIRO TRACINHO ? (pense e, depois, responda); ESCOLHIDO UM, QUANTOS FILMES RESTAM COMO OPÇÃO PARA A SEGUNDA SESSÃO DA NOITE, SEGUNDO DOMINGO OU SEGUNDO TRACINHO ? (pense e, depois, responda); COM A MESMA IDEIA, QUANTOS FILMES PODE-SE ESCOLHER PARA OS TERCEIRO E QUARTO TRACINHOS ? (pense e, depois, responda); Multiplique, então, os resultados das suas respostas e, novamente, reserve.

Bom, o que você encontrou? Depois, dos resultados obtidos, o que você faria ?
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Re: analise combinatória

Mensagempor barbaramattos » Seg Dez 16, 2013 15:57

Puxa, essa resolução foi muito boa! você vai fazer medicina?
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Re: analise combinatória

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Dez 16, 2013 19:08

Felizmente não vou fazer Medicina. Estou fazendo Matemática.
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Re: analise combinatória

Mensagempor Pessoa Estranha » Seg Dez 16, 2013 23:04

Desculpe a minha grosseria. Na verdade, muitas pessoas já me perguntaram isso e a grande maioria me criticou. Quase ninguém respeitou a minha escolha e sempre fui e sempre serei criticada por isso. Eu sinto muito. Tenho certeza de que sua pergunta foi inocente. Desculpe. :$
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?