-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480075 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 538363 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 502187 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 724072 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2158663 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por Sobreira » Qua Mar 20, 2013 09:36
O exercício é o seguinte:
O vetor n é normal à curva de equação dada no ponto p.Determine n, nos casos:
a)
, p= (3,4),
Eu calculei o vetor normal através do
f(p).
=
=
Substituindo 3 em x e 4 em y, então o vetor será n (6,8).
Mas a resposta é (3,4), eu sei que como foi especificado o módulo do vetor (5), e com (6,8) não dá módulo 5, a resposta não pode ser (6,8).
Como posso resolver então??
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
-
Sobreira
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 122
- Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: formado
por nakagumahissao » Qua Mar 20, 2013 10:31
A idéia está correta ao meu ver, mas com perdão da palavra e somente para ilustrar, creio que melhor notação neste caso seria, ao invés de:
=
=
, ser
No ponto dado, ou seja, P=(3,4), teremos:
Até aqui, creio que não seja novidade. No entanto, como se trata de uma normal, o coeficiente angular seria 8/6 ou seja, 4/3. O que implica em dizer que (2x, 2y) = (x, y) = (3, 4) ao meu ver. Desta maneira, o módulo será de |9 + 16| = |25| = 5. Espero estar ajudando.
Eu faço a diferença. E você?
Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
-
nakagumahissao
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 386
- Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
- Localização: Brazil
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Lic. Matemática
- Andamento: cursando
-
por Sobreira » Qua Mar 20, 2013 11:17
Cara obrigado pelas dicas com relação às notações.
Agora sinceramente continuo sem entender.Como disse sei que com (6,8) não vou conseguir um módulo igual a 5.Mas daí a ver com quais coordenadas do vetor eu consigo este valor de módulo é que está me dificultando.
Outro exemplo:
b)
, ordenada de p igual a 0, abscissa de p positiva,
.
Substituindo 0 na ordenada, fico com:
x=3, Então p(3,0)
Resolvendo as derivadas parciais em relação a x e y fica:
Substituindo p(3,0) ficaria
, mas aí acontece o mesmo caso de o modulo não dá "1", e a resposta desta questão é (1,0).
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
-
Sobreira
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 122
- Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: formado
por Sobreira » Sex Mar 22, 2013 14:38
E aí pessoal?
Ninguém pode me ajudar??
Realmente não consegui resolver este exercício.
"The good thing about science is that it's true whether or not you believe in it."
-
Sobreira
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 122
- Registrado em: Sex Out 12, 2012 17:33
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: formado
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Calcular reta tangente e normal à curva
por Kingflare » Dom Dez 07, 2014 23:54
- 1 Respostas
- 2285 Exibições
- Última mensagem por Molina
Qua Dez 17, 2014 14:15
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Vetor normal a uma esfera
por suziquim » Sex Jul 01, 2011 13:03
- 0 Respostas
- 2957 Exibições
- Última mensagem por suziquim
Sex Jul 01, 2011 13:03
Geometria Analítica
-
- Como descobrir um vetor normal ao plano
por Thiago Silveira » Qua Jun 08, 2011 23:26
- 1 Respostas
- 41086 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino
Qui Jun 09, 2011 23:18
Geometria Analítica
-
- calculo - pontos da curva
por caiofisico » Qui Out 27, 2011 13:12
- 8 Respostas
- 3906 Exibições
- Última mensagem por caiofisico
Sex Out 28, 2011 20:10
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Cálculo]classe da curva, significado
por Camolas » Sex Mai 31, 2013 14:51
- 0 Respostas
- 1056 Exibições
- Última mensagem por Camolas
Sex Mai 31, 2013 14:51
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.