• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Sobre as Fórmulas

Sobre as Fórmulas

Mensagempor Jhenrique » Seg Dez 10, 2012 18:29

Olá,

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos catetos é igual a área da hipotenusa.

Isto é: a^2+b^2=c^2

Agora, adicionando o conceito de unidade a esta fórmula, como ficaria?

Assim?
(a\;u.c.)^2+(b\;u.c.)^2=(c\;u.c.)^2 sendo: u.c.=unidade\;de\;comprimento

Ou assim?
a^2+b^2=c^2

Sendo:
a=\alpha\;u.c.
b=\beta\;u.c.
c=\gamma\;u.c.

\therefore\;\;(\alpha\;u.c.)^2+(\beta\;u.c.)^2=(\gamma\;u.c.)^2

Bem, o que eu busco saber com essa pergunta!? Em 1º lugar, buscar um padrão para as situações semelhantes, é isso o que fazemos em ciencias exatas, buscamos regras gerais e padrões, e em 2º lugar, na álgebra, existe um elemento para representar uma grandeza, um elemento para representar uma unidade e um elemento para representar o coeficiente desta unidade, então, quero fazer um cara-crachá nas fórmulas matemáticas.

Grato!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado

Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor delara » Sáb Fev 02, 2013 14:48

Creio que há um equívoco na sua afirmação:

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos catetos é igual a área da hipotenusa.


O Teorema de Pitágoras pode relacionar tanto comprimentos como áreas. Portanto o correto seria:

Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma dos comprimentos dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado do comprimento da hipotenusa.
Ou
Sabemos que num triângulo retângulo é verdadeiro que a soma das áreas dos quadrados cujos lados são catetos é igual a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa.

Mas não consegui entender muito bem a sua dúvida, creio que as duas formas representadas estão corretas.

Pois tendo o Teorema de Pitágoras:

a^2 + b^2 = c^2

As unidades de a são em COMPRIMENTO, ou seja, a = 10cm, a = 20dm, a = 10m, a = 12km, etc.
As unidades de \alpha também estão em comprimento, \alpha = 10cm, \alpha = 20dm, \alpha = 10m, \alpha = 12km, etc.

Implicitamente, as duas formas que você apresentou são a mesma coisa.
delara
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 31, 2013 09:54
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Exatas/Engenharia
Andamento: cursando

Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor Russman » Sáb Fev 02, 2013 18:16

Quanto a sua afirmação sobre o teorema de pitágoras o amigo ali de cima está correto. Cuidado com as palavras! Se você se preocupa tanto com formalidades é interessante observar bem as afirmações.

Quanto as unidades eu acredito que você está confundindo a economia de notação com a inexistência de dimensão. Existem grandezas que são adimensionais e não é necessário adotar uma unidade para medi-las, como os ângulos por exemplo. No caso do Teorema nós apenas não escrevemos unidade juntamente na fórmula por uma questão de economia de notação e/ou por estar explicito que os termos a , b e c são grandezas de comprimento. Você decide como expor a unidade da grandeza!

E a = a [L].

Usamos [L] para generalizar as unidades de comprimento.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: Sobre as Fórmulas

Mensagempor Jhenrique » Dom Fev 03, 2013 01:04

Eu já obtive a resposta que buscava...

pelo menos a conclusão que cheguei foi esta:

grandeza = coeficiente \times unidade

no teorema de pitágoras ( a^2+b^2=c^2 ) , a , b e c são grandezas.

Ter entendido isso de modo explícito para mim foi importante, no entanto, a cada coisa que eu entendo implica em mais duas coisas novas que ainda não entendo... afff

de qualquer forma... obg!
"A solução errada para o problema certo é anos-luz melhor do que a solução certa para o problema errado." - Russell Ackoff
Jhenrique
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 180
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 22:37
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Técnico em Mecânica
Andamento: formado


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

 



Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41

pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.

78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16

Observe o raciocínio:

10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas

1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas

1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas

40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas

40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18

pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.


Assunto: dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor: leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21

leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.

valeu meu camarada.