• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ajuda a resolver

Ajuda a resolver

Mensagempor Sherminator » Sáb Nov 24, 2012 20:04

Sim você tem razão, a de baixo está errada, ela pertence a outro problema que deixo aqui a ver se me podem explicar como determino a matriz X se faz favor:

Matriz A = \begin{pmatrix}
   1 & 1 & 1 \\ 
   2 & 1 & 3 
\end{pmatrix}

Matriz B = \begin{pmatrix}
   0 & 0 & 0 \\ 
   1 & 3 & 4 
\end{pmatrix}

Matriz C=\begin{pmatrix}
   -1 & -2  \\ 
   2 & 3  
\end{pmatrix}

Pretende-se determinar a matriz X:

\frac{1}{3}(AB^T + X)=2CI+\frac{1}{6}[(A+X)-A]
Sherminator
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Out 20, 2012 09:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Gestão de Empresas
Andamento: cursando

Re: Ajuda a resolver

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Nov 24, 2012 20:22

Quando for assim, por favor poste um novo tópico. Sempre crie novos tópicos para novas dúvidas.

A maneira de resolver é como na outra. O que você tentou, baseado nos anteriores?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Ajuda a resolver

Mensagempor e8group » Sáb Nov 24, 2012 20:33

Multiplique os dois lados por 6 , disso temos 2 (AB^t + X) = 12 C + X =  2 AB^t + 2X .

Somando - ( 2 AB^t + X) nos dois lados , vamos obter 12C + X - (2AB^t + X ) =  2AB^t + 2X - (2AB^t + X)  =   X = 12C  - 2AB^t .

Tente fazer desta forma na próxima vez .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Ajuda a resolver

Mensagempor Sherminator » Dom Nov 25, 2012 07:20

Bom dia, muito obrigado pela explicação, eu tinha tentado fazer, mas nunca conseguia chegar a um resultado, não estava mesmo conseguindo, assim vendo como se faz, futuramente já será mais fácil :y:

Só não entendi o porquê de somar -(2AB^T+X) dos dois lados, como chegamos a essa conclusão?
Sherminator
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Out 20, 2012 09:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Gestão de Empresas
Andamento: cursando

Re: Ajuda a resolver

Mensagempor e8group » Dom Nov 25, 2012 09:55

Sherminator escreveu:Bom dia, muito obrigado pela explicação, eu tinha tentado fazer, mas nunca conseguia chegar a um resultado, não estava mesmo conseguindo, assim vendo como se faz, futuramente já será mais fácil

Só não entendi o porquê de somar -( 2AB^t + X) dos dois lados, como chegamos a essa conclusão?
.

Lembre-se queremos a matriz X . Para isto ,temos que ter apenas ela em um dos lados da igualdade em função das outras matrizes e para conseguirmos isso temos que adicionar uma mesma matriz em ambos da igualdade lados tal que obtemos X .

Ex.:

Equação (simples)

4x +  3z + \sqrt{2}  =   0

Somando - 4x nos dois lados , (4 x + 3z +  \sqrt{2}) + (-4x)  =   + (-4x)   \leftrightarrow      - 4x =  3z + \sqrt{2} .

Multiplicando ambos lados por - 1/4 , vamos obter x = \frac{   3z + \sqrt{2} }{-4} .

Pronto! Temos x em função de z , para cada valor que z assumir temos o seu correspondente x que satisfaz 4x +  3z + \sqrt{2}  =   0 .

Isto só foi um exemplo para exemplificar a sua dúvida .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: Ajuda a resolver

Mensagempor Sherminator » Dom Nov 25, 2012 10:33

Obrigado pela ajuda, estava difícil entender :y:
Sherminator
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Out 20, 2012 09:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Gestão de Empresas
Andamento: cursando


Voltar para Matrizes e Determinantes

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?