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[Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 11/11

[Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 11/11

Mensagempor eduardoferreira » Sáb Nov 10, 2012 23:39

Distribui-se 14 moedas entre 4 meninos e 5 meninas, de modo que cada uma das meninas receba pelo menos duas moedas. De quantas maneiras isso pode ser feito?

Eu tentei fazer assim:

(C^{6}_{1} + C^{6}_{2} + C^{6}_{3} + C^{6}_{4} + C^{6}_{5} + C^{6}_{6}) \times C^{6}_{9}

onde

C^{6}_{1} = \dfrac {6!} {1!\times (6-1)!} = \dfrac {6!} {1!\times 5!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {1\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} \Rightarrow C^{6}_{1} = 6

C^{6}_{2} = \dfrac {6!} {2!\times (6-2)!} = \dfrac {6!} {2!\times 4!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {2\times 1\times 4\times 3\times 2\times 1} \Rightarrow C^{6}_{2} = 15

C^{6}_{3} = \dfrac {6!} {3!\times (6-3)!} = \dfrac {6!} {3!\times 3!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {3\times 2\times 1\times 3\times 2\times 1} \Rightarrow C^{6}_{3} = 20

C^{6}_{4} = \dfrac {6!} {4!\times (6-4)!} = \dfrac {6!} {4!\times 2!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {4\times 3\times 2\times 1\times 2\times 1} \Rightarrow C^{6}_{4} = 15

C^{6}_{5} = \dfrac {6!} {5!\times (6-5)!} = \dfrac {6!} {5!\times 1!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {5\times 4\times 3\times 2\times 1\times 1\times} \Rightarrow C^{6}_{5} = 6

C^{6}_{6} = \dfrac {6!} {6!\times (6-6)!} = \dfrac {6!} {6!} = \dfrac {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} {6\times 5\times 4\times 3\times 2\times 1} \Rightarrow C^{6}_{6} = 1

Cuja soma é 6+15+20+15+6+1 = 63

Mas, a hora em que eu vou fazer 63\times C^{6}_{9}, tenho problema ao tentar encontrar C^{6}_{9}, pois 6-9=-3, então não consigo resolver. como eu devo fazer?

Me ajudem, por favor, pois essa tarefa é pra amanhã, dia 11 de novembro de 2012

OBRIGADO
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor young_jedi » Dom Nov 11, 2012 09:35

cara eu pensei assim

como voce tem que cada menina tem que receber pelo menos duas moedas então eu retiro dez moedas das 14 e reparto entre as meninas cada uma com duas moedas então me sobram 4 moedas que podem ser distribuidas entre nove pessoas
então

C_4^9=\frac{9!}{4!5!}=\frac{9.8.6.7}{4.3.2}=126
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor eduardoferreira » Dom Nov 11, 2012 09:43

Muito obrigado
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor young_jedi » Dom Nov 11, 2012 10:21

eduardoferreira

acho que cometi um pequeno erro na minha resolução
na hora de distribuir as moedas entre as nove pessoas eu nao atentei para o fato de que uma pessoa pode receber mais de uma moeda, me desculpe.

então é o seguinte
as quatro moedas podem estar divididas em
1 gupo de quatro moedas=1gupo
1 grupo de 3 moedas e 1 grupo de 1 moeda=2gupos diferentes
2 grupos de duas moedas=2grupos iguais
1 gupo de 2 moedas e 2 gupos de 1 moeda=3grupos(sendo dois iguais e um diferente)
4 grupos de 1 moeda=4 grupos iguais

então o total de combinações sera a distribuiçao desses grupos entre a nove pessoas

9+9.8+C_{2}^{9}+9.C_{2}^{8}+C_{4}^{9}=9+72+36+9.28+126=495
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor eduardoferreira » Dom Nov 11, 2012 12:43

young_jedi, eu também cometi um erro, só que no enunciado

São 5 meninos e 4 meninas, 14 moedas e no mínimo duas moedas pra cada menina

Outra coisa, voce poderia me explicar essa passagem aqui, com os valores que lhe passei agora? Te confesso que não entendi.
"Então o total de combinações sera a distribuiçao desses grupos entre a nove pessoas"

9+9.8+C_{2}^{9}+9.C_{2}^{8}+C_{4}^{9}=9+72+36+9.28+126=495
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor young_jedi » Dom Nov 11, 2012 15:10

neste caso então 2.4=8 então 14-8=6, sendo assim temos que distribuir 6 moedas entre oito pessoas

podemos ter as moedas sepradas em grupos, com quantidades diferentes de moedas,1,2,3,4,5,6

1 caso: 1 1 1 1 1 1=seis grupos iguais
2 caso: 2 1 1 1 1=4 gupos iguais e 1 diferente
3 caso: 2 2 1 1= 2 grupos diferentes
4 caso: 2 2 2 = 3 grupos igauis
5 caso: 3 1 1 1 = 3 grupos igauis e 1 diferente
6 caso: 3 2 1= 3 grupos diferentes
7 caso: 3 3 = 2 grupos iguais
8 caso: 4 1 1 = 2 grupos igauis e 1 diferente
9 caso: 4 2 = 2 gruos diferentes
10 caso: 5 1 = dois grupos dierentes
11 caso: 6 = 1 grupos

se os grupos são igauis eu tenho que fazer a combinação deles com o numero de pessoas, se são diferentes tenho que fazer o arranjo deles

1 caso:
no primeiro caso seis grupos iguais

C_6^9=84

2 caso
no segundo caso pro primeiro grupo eu tenho 9 possibilidades, então sobram 8 possiblidades para os 4 outros grupos sendo que eu tenho que fazer a combinação deles em oito pois os grupos sao iguais

9.C_4^8

3 caso
para os dois primeiros grupos eu tenho que fazer a combinação deles em 9 e para os outros 2 grupos sobrma 7 possibilidades para que eles sejam combinadas entre elas

C_2^9.C_2^7

4 caso:
para o proximo como os grupos são iguais eu tres grupos distribuido em 9 pessoas

C_3^9

5 caso:
para o grupo de 3 eu tenho a possivilidade de 9 pessoas, para os outro 3 grupos restam a possivilidade de 8 pessoas sendo que eu devo fazer a combinação deles entre essas 8 pessoas

9.C_3^8

6 caso:
no proximo caso eu tenho tres grupos diferentes então as possibilidades são

9.8.7

7 caso:
neste caso eu tenho que são dois grupos diferentes para 9 pessoas então é simplesmente a combinação

C_2^9

8 caso:
para este caso para o grupo diferente eu tenho 9 possibilidade de pessoas, para os outros dois grupos que são iguais eu posso combina-los entre 8 pessoas então

9.C_2^8

9 caso:
neste caso eu tenho simplesmente a combinação de 2 grupos diferentes entre 9 pessoas

9.8

10 caso:
neste caso tambem tenho a combinação de 2 grupos diferentes entre 9 pessoas

9.8

11 caso:
neste caso tenho apenas um grupo que tem a possibilidade de 9 pessoas

9

a soma dos 11 casos vai dar o total de possibilidades
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor eduardoferreira » Dom Nov 11, 2012 21:40

Só tenho uma pergunta pra você. Dá uma quantidade enorme de possibilidades né?
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Re: [Análise Combinatória] - me ajude, preciso pra amanhã, 1

Mensagempor young_jedi » Seg Nov 12, 2012 09:34

dá sim uma quantidade muito grande, claculando tudo e somando vai dar bastante, num terminei de fazer tudo pq to com um pouco de preça:

C_6^9+9.C_4^8+C_2^9.C_2^7+C_3^9+9.C_3^8+9.8.7+C_2^9+C_2^8+9.8+9.8+9=

84+9.70+36.21+84+9.56+9.56+36+28+72+72+9=2779
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?