-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478757 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 535229 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 498821 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 715539 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2138819 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Sub-seção para materiais das disciplinas relacionadas ao Instituto de Física.
Utilize a área de pedidos para outros ou caso a sub-seção da disciplina ainda não possua material.
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos, bibliografias etc.
Regras do fórum
O objetivo desta seção é compartilhar alguns materiais dos próprios alunos do IME-USP, formandos e formados, das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática.
Dentre os materiais, organizados por disciplinas, você encontrará:
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos e bibliografias, além de outros materiais indicados ou fornecidos pelos próprios professores.
A fonte e os créditos do autor devem ser citados sempre que disponíveis.
O intuito deste compartilhamento é favorecer um estudo complementar.
Utilize a seção de pedidos para outros ou caso a sub-seção ainda não possua material.
A pesquisa do fórum facilita a localização de materiais e outros assuntos já publicados.
por Cleyson007 » Qua Nov 07, 2012 16:55
Uma bola de beisebol deixa o bastão do batedor com uma velocidade inicial de v
0 = 37,0m/s com um ângulo inicial de
em um local onde g = 9,8 m/s².
a) Ache a posição da bola e o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade para t = 2,0s.
b) Calcule o tempo que a bola leva para atingir a altura máxima de sua trajetória e ache a altura h nesse ponto.
c) Ache o
alcance horizontal R, ou seja, a distância entre o ponto inicial e o ponto onde a bola atinge o solo.
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por Neperiano » Qua Nov 07, 2012 17:01
Olá
Cleyson, vou fazer um pouco diferente de nosso colega antes, não vou resolver a questão como ele, mas vou tentar de dar as dicas.
Primeiro, desenhe a situação, nela você notará que haverá uma velocidade inicial inclinada a 53,1 com x, logo haverá uma velocidade em x, e uma em y. Certo?
A pergunta é achar a posição da bola, ai vem a grande questão, a posição em x ou em y? Na dúvida sempre calcule as duas, o que eu acho que deve fazer.
Lembrando que isto é movimento bidimensional.
Para calcular a posição em x, você precisará da equação:
x=xo+vx.t
Na qual você possui todos os valores, lembrando que você precisa transformar sua velocidade inicial, em vx e voy.
Quando calcular em y, deverá usar a equação:
y=yo+voy.t+(g.t^2)/2
Que novamente você tem todos os valores.
Depois é necessário o módulo da velocidade, o módulo da velocidade será o "pitagoras" da velocidade em x neste ponto e a velocidade em y neste ponto, como foi feito na questão anterior.
Vou deixar você tentar quebrar a cabeça agora, qualquer dúvida.
Att
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-
Neperiano
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 960
- Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Qua Nov 07, 2012 17:27
Olá Neperiano!
A figura que ilustra a situação:
Minha dúvida é quanto ao ângulo que aparece no enunciado.. Qual fórmula? Como encontrá-la?
Fico te aguardando.
Att,
Cleyson007
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Nov 07, 2012 18:15
A velocidade horizontal da bola não muda, mas a velocidade vertical sim. As equações são
e
.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Qua Nov 07, 2012 21:00
Minha dúvida é: Como foram encontradas essas equações?
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Nov 07, 2012 23:13
Decomponha o vetor nos eixos. Não há aceleração no eixo horizontal, mas há a aceleração na vertical devido á gravidade.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Cleyson007 » Qui Nov 08, 2012 15:05
Outra dúvida: Como calculo o alcance horizontal?
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qui Nov 08, 2012 17:00
A distância percorrida será
. Se ele partir da origem, temos
. Ele irá parar quando atingir o chão, ou seja, você precisa encontrar o instante em que a vertical se anula novamente. Achando este instante, basta substituir na equação e você terá a resposta.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Física
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.