por Jhonata » Sex Out 05, 2012 18:24
Bem, estou nas minhas primeiras semanas de aulas de álgebra linear e só agora fui enfrentar os livros. Bem, algumas coisas eu acho que tá dando pra levar, outras estou encontrando mais dificuldade, enfim, eu me deparei com um problema, consegui desenvolver algumas coisas mas não chego a resposta final.
Eis a questão:
Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:
a)dos planos

e

;
Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?
Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:
Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?
A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima... Por favor, me ajudem. Obrigado desde já!
" A Matemática é a honra do espírito humano - Leibniz "
-

Jhonata
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 66
- Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 17:42
- Localização: Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenheria Mecânica - UFRJ
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sex Out 05, 2012 19:01
Jhonata escreveu:Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:
a)dos planos

e

;
Jhonata escreveu:Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?
Vai depender do contexto no qual o exercício foi proposto.
Por exemplo, se estamos falando de pontos no plano (ou seja, em

), então a equação x - z = 1 representa uma reta no plano xOz (aqui O representa a origem do sistema).
Mas se estamos falando de pontos no espaço (ou seja, em

), então a equação x - z = 1 representa um plano.
Jhonata escreveu:Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:
Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?
A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima...
Não precisa (e nem faria sentido) "descobrir o valor de t". A variável t representa justamente o parâmetro, que será um número real qualquer escolhido.
Apenas resumindo o que você fez até aqui, note que você poderia escrever:

Isso representa as equações paramétricas de uma reta.
Agora perceba que uma outra forma de escrever isso é justamente como está no gabarito:

.
Detalhe: esse exercício possui infinitas respostas, já que existem infinitas equações paramétricas que representam uma mesma reta. Caso você tivesse escolhido, por exemplo, começar fixando y = t, então você teria obtido outra resposta igualmente válida:

Essa resposta também poderia ser escrita como:

.
ObservaçãoEu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "13. Geometria Analítica - Equações da Reta". Ela está disponível em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Jhonata » Sáb Out 06, 2012 13:22
LuizAquino escreveu:Jhonata escreveu:Determine o ponto de interseção dos pares abaixo, caso exista, caso contrário, justifique:
a)dos planos

e

;
Jhonata escreveu:Observando os dois planos, dá pra ver que preciso de um parâmetro pra equação do segundo. E só sei que é um plano porque o problema diz, como não confundir com uma reta, caso o problema não diga nada?
Vai depender do contexto no qual o exercício foi proposto.
Por exemplo, se estamos falando de pontos no plano (ou seja, em

), então a equação x - z = 1 representa uma reta no plano xOz (aqui O representa a origem do sistema).
Mas se estamos falando de pontos no espaço (ou seja, em

), então a equação x - z = 1 representa um plano.
Jhonata escreveu:Prosseguindo... Eu dei um parâmetro pra segunda equação, da seguinte forma:
Colocando z = t, e substituindo de volta na equação anterior, obtive x = 1+ t e logo substitui essas informações na primeira equação(a do plano que foi dada) obtive:

Tá... E agora? Devo descobrir o valor de t pra depois descobrir o valor das variáveis x, y e z?
A resposta do problema é a seguinte: a interseção destes 2 planos é a reta {(1 , 1, 0) + t(1, 7/2, 1}| t pertence a R}.
Notei que há uma parcialidade do valor em y nessa reta... Mas o que faço para obter os outros valores que estão descritos nessa reta? Foi isso que não entendi, além das outras dúvidas citadas acima...
Não precisa (e nem faria sentido) "descobrir o valor de t". A variável t representa justamente o parâmetro, que será um número real qualquer escolhido.
Apenas resumindo o que você fez até aqui, note que você poderia escrever:

Isso representa as equações paramétricas de uma reta.
Agora perceba que uma outra forma de escrever isso é justamente como está no gabarito:

.
Detalhe: esse exercício possui infinitas respostas, já que existem infinitas equações paramétricas que representam uma mesma reta. Caso você tivesse escolhido, por exemplo, começar fixando y = t, então você teria obtido outra resposta igualmente válida:

Essa resposta também poderia ser escrita como:

.
ObservaçãoEu gostaria de recomendar que você assista a videoaula "13. Geometria Analítica - Equações da Reta". Ela está disponível em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
Entendi toda sua explicação, além do vídeo muito esclarecedor...
Eu tenho acompanhado seus videos desde que decidi mergulhar no mundo das exatas e eles tem me ajudado muito até aqui.
Não existem palavras para agradecer o seu grandioso trabalho Luiz, meus parabéns e muito, muito obrigado mesmo. Continue sendo esse excelente professor que é, mais principalmente, a perfeita pessoa que é.
" A Matemática é a honra do espírito humano - Leibniz "
-

Jhonata
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 66
- Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 17:42
- Localização: Rio de Janeiro
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenheria Mecânica - UFRJ
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Linear
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Equações cartesianas e equações paramétricas
por Victor Mello » Sáb Ago 23, 2014 16:24
- 1 Respostas
- 3320 Exibições
- Última mensagem por Russman

Sáb Ago 23, 2014 18:29
Funções
-
- Equaçoes parametricas
por angels900 » Ter Jan 31, 2012 14:35
- 6 Respostas
- 3500 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Jan 31, 2012 17:04
Geometria Analítica
-
- Equações paramétricas da curva
por kalschne » Qui Fev 16, 2012 20:51
- 3 Respostas
- 1964 Exibições
- Última mensagem por kalschne

Qui Fev 16, 2012 22:48
Geometria Analítica
-
- [Equações Paramétricas - Espaço]
por raimundoocjr » Ter Set 24, 2013 20:40
- 2 Respostas
- 1760 Exibições
- Última mensagem por raimundoocjr

Qua Set 25, 2013 19:05
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Faz sentido? Sistema e equações paramétricas.
por Dan » Ter Fev 01, 2011 14:39
- 4 Respostas
- 3573 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Fev 02, 2011 11:37
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.