por Claudin » Sex Jul 13, 2012 18:36
Determine a distância do ponto

ao
plano 
Não consegui resolver esse exercício, mas o caminho seria projeção? Não encontrei a resposta correta, alguém teria alguma dica?
Analogamente vi um exercício pedindo o seguinte:
Determine a distância do ponto
à reta 
;

;

, seria da mesma forma que determinar distância de ponto ao plano?
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sex Jul 13, 2012 22:44
Seja

o plano, escolhendo um ponto qualquer

, por exemplo

Temos

Seque que:



Espero ter ajudado!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Claudin » Sáb Jul 14, 2012 02:22
Muito obrigado Danjr.
Abraço
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por Claudin » Sáb Jul 14, 2012 02:27
O segundo exemplo que eu postei logo acima, não consegui resolver pois seria uma reta na forma paramétrica
Tem alguma sugestão Danjr?
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 03:17
Claudin escreveu:(...) Analogamente vi um exercício pedindo o seguinte:
Determine a distância do ponto
à reta 
;

;

, seria da mesma forma que determinar distância de ponto ao plano?
Escolhendo um ponto

da reta, quando t = 0, teremos

Calculando

encontramos

ou

O vetor diretor da reta é

A distância é dada por

Segue que


(...)

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Claudin » Sáb Jul 14, 2012 03:51
danjr5 escreveu:Calculando

encontramos

ou

Não compreendi essa parte, eu encontrei (0,-3,-6)
E deu resultado muito diferente do gabarito.
Não entendi como achar (0,1,2) tbm.
O gabarito é
![\frac{3\sqrt[]{6}}{2} \frac{3\sqrt[]{6}}{2}](/latexrender/pictures/8f7f35bba80503cf6f621b5900b3bda8.png)
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Jul 14, 2012 04:49

e


Dividindo as coordenadas por três, obtemos
Claudin escreveu:Não compreendi essa parte, eu encontrei (0,-3,-6)
Não está errado, note que dividindo por - 3 também resultará

Refiz os cálculos e percebi que errei no produto vetorial.
Considerarei

que dividido por - 3...
Produto vetorial encontrado

que multiplicado por - 3 dá

Acho que essa divisão acabou te confundindo, pode ignorá-la.




"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Claudin » Seg Jul 16, 2012 03:19
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Seg Jul 16, 2012 20:04
Claudin,
dei uma volta bizarra nessas contas (rsrsrsrs), e acho que ficou meio confuso, se não entendeu pode dizer.
Até breve.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Claudin » Seg Jul 16, 2012 22:52
Entendi sim Danjr.
![\frac{\sqrt[]{27}}{\sqrt[]{2}}\Rightarrow \frac{\sqrt[]{27}}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}}= \frac{3\sqrt[]{6}}{2} \frac{\sqrt[]{27}}{\sqrt[]{2}}\Rightarrow \frac{\sqrt[]{27}}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}}= \frac{3\sqrt[]{6}}{2}](/latexrender/pictures/1017c11e8ba8b83ae5a2f0c2d5256438.png)
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sex Jul 20, 2012 22:00
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Claudin » Seg Jul 23, 2012 16:34
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Analítica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Equações de plano] encontrar a equação de um plano
por GHT1810 » Ter Jul 03, 2018 19:42
- 0 Respostas
- 5269 Exibições
- Última mensagem por GHT1810

Ter Jul 03, 2018 19:42
Geometria Analítica
-
- [´PLANO] Ponto de intersecção de reta com plano
por manuel_pato1 » Ter Set 25, 2012 09:48
- 1 Respostas
- 14857 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Ter Set 25, 2012 12:11
Geometria Analítica
-
- [Equação do Plano Tangente - Plano Paralalelo]
por raimundoocjr » Qui Out 24, 2013 22:10
- 0 Respostas
- 2704 Exibições
- Última mensagem por raimundoocjr

Qui Out 24, 2013 22:10
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Plano
por Rhyu » Dom Abr 08, 2012 10:57
- 2 Respostas
- 1915 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Seg Abr 09, 2012 03:40
Geometria Analítica
-
- Plano
por Claudin » Sex Jul 06, 2012 12:32
- 2 Respostas
- 1748 Exibições
- Última mensagem por Claudin

Sex Jul 06, 2012 16:23
Geometria Analítica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
Funções
Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.