por Neperiano » Sex Abr 20, 2012 18:41
Olá
Recebi um email pedindo duas questões, vou tentar responder uma delas.
4) A rapidez com que um boato se espalha em uma comunidade é proporcional ao produto do número de pessoas que já ouviram o boato pelo número de pessoas que ainda não o ouviram. Mostre que a rapidez é máxima no instante em que metade das pessoas ainda não ouviu o boato.
Chamamos a rapidez do boato de R, o número de pessoas de P eo número de pessoas que ainda não ouviram de N, logo:
R = P.N
Esta é equação, só gostaria de pedir ajuda aos monitores aqui porque não lembro mais como calcular o máximo através de derivada, é um problema de otimização este ai acima.
Acho que tem que derivar, mas antes deve substituir o N por N/2 porque metade das pessoas ainda não ouviu o boato, e multiplicar o P por 2 porque a outra metade ja ouviu, mas não tenho certeza.
Ai ficaria:
R=2P.(N/2)
Ai é só calcular a derivada.
Favor me corrigirem.
Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
-

Neperiano
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia de Produção
- Andamento: cursando
por Guill » Sex Abr 20, 2012 18:53
Vamos supor que exista um número fixo de pessoas em uma comunidade, e qua esse número é n. Agora, suponhamos x o número de pessoas que conhece a respeito do boato:
R(x) = (n - x).x
R(x) = -x² + n.x
Para encontrar a rapidez máxima, teremos que derivar a função e encontrar o ponto de máximo:
R '(x) = -2x + n = 0
x =

Portanto, quando metade das pessoas souber do boato, teremos a rabidez maior.
-

Guill
- Colaborador Voluntário

-
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 92 visitantes
Assunto:
dúvida em uma questão em regra de 3!
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 12:41
pessoal eu achei como resultado 180 toneladas,entretanto sei que a questão está erra pela lógica e a resposta correta segundo o gabarito é 1.800 toneladas.
me explique onde eu estou pecando na questão. resolva explicando.
78 – ( CEFET – 1993 ) Os desabamentos, em sua maioria, são causados por grande acúmulo de lixo nas encostas dos morros. Se 10 pessoas retiram 135 toneladas de lixo em 9 dias, quantas toneladas serão retiradas por 40 pessoas em 30 dias ?
Assunto:
Autor:
Douglasm - Qui Jul 01, 2010 13:16
Observe o raciocínio:
10 pessoas - 9 dias - 135 toneladas
1 pessoa - 9 dias - 13,5 toneladas
1 pessoa - 1 dia - 1,5 toneladas
40 pessoas - 1 dia - 60 toneladas
40 pessoas - 30 dias - 1800 toneladas
Assunto:
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:18
pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
Assunto:
Autor:
leandro moraes - Qui Jul 01, 2010 13:21
leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.
valeu meu camarada.