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Probabilidade difícil

Probabilidade difícil

Mensagempor joaofonseca » Qua Mar 21, 2012 13:28

Seja um dado não equilibrado, com as faces numeradas de 1 a 6.Sabe-se que todos os números pares tem a mesma probabilidade da sair e que todos os numeros impares também têm a mesma probabilidade de sair.Sabe-se ainda que a probabilidade de sair número primo é de 0,4.


Qual é a probabilidade de sair 1?

Sejam dois acontecimentos:
A-"sair número impar"
B-"sair número primo"

Neste problema não se pode utilizar a regra de Laplace, pois os acontecimentos elementares não são equiprováveis.Contudo, no espaço amostral desta experiência, sair número primo implica sair número impar e vice-versa.Logo deduzi que a P(A) também é igual a 0,4.
É dito que os números impares tem a mesma probabilidade de sair.Ou seja o 1, o 3 e 5.
Logo cada um dos números impares tem \frac{1}{3} de 0,4 de probabilidade de sair.

\frac{1}{3} \cdot \frac{2}{5}=\frac{2}{15}

Contudo a solução do livro é \frac{1}{15}.Quem está errado?
Obrigado pela ajuda
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Re: Probabilidade difícil

Mensagempor joaofonseca » Sex Mar 23, 2012 18:19

Após alguma pesquisa na net.Encontrei uma solução para o problema.

Primeiro o erro do meu racíocino anterior:

O nº 1 não é número primo, mas o 2 é.Logo existem 3 números pares (dos quais um deles é primo) e 3 números impares(dos quais 2 são primos).
Pela axiomática sabemos que a P(\Omega)=P(a_{1})+P(a_{2})+P(a_{3})+...+P(a_{n}). em que \Omega representa o universo e a_{n} os vários acontecimentos que compõem o universo.
Existem 3 acontecimentos que têm a mesma probabilidade(nºs impares) e outros 3 acontecimentos também com a mesma probabilidade(nºs pares).Assim:

3a+3b=1, em que a é a probabilidade de ser par e b a probabilidade de ser impar.

Sabemos que a probabilidade de ser nº primo é de 0,4.Logo:

a+2b=0,4

Agora basta montar um sistema, resolve-lo e achar o valor de b para saber a probabilidade de sair o 1 (impar).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?