• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Notação Calculo Combinatorio

Notação Calculo Combinatorio

Mensagempor joaofonseca » Qua Jan 11, 2012 20:36

No calculo combinatorio existe o que se chama de arranjo simples (sem repetição)
A notação é:
_{ }^{n}\textrm{A}_{p}= \frac{n!}{(n-p)!}, em que n \geq p.

Depois existe o que se chama de arranjo composto (com repetição).
A notação é:

_{ }^{n}\textrm{A'}_{p}=n^p

Mas julgo que nem sempre o n e o p são o mesmos em ambos os casos.

Exemplo #1:

Quantos números de 3 algarismos se podem formar com os digitos 0 e 1?
Aqui aplica-se um arranjo composto, em que n=2 e p=3.

Exemplo #2:
Numa competição participam 3 jogadores.Só existe prémio para o 1º e 2º lugares. De quantas formas diferentes se podem distribuir os prémios?
Aqui aplica-se um arranjo simples, em que n=3 e p=2.

Porque isto acontece?
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Notação Calculo Combinatorio

Mensagempor Arkanus Darondra » Qua Jan 11, 2012 21:00

Olá joaofonseca,

exemplo#1: Como você mesmo colocou, quando pode haver repetição, usa-se o arranjo composto.
Logo, como o exercício não diz que os números devem ser formados por algarismos distintos, e nem poderia (ele dá 2 algarismos e pede números compostos por 3), usa-se a o arranjo composto.
Obs: Creio que neste caso, como o número não pode começar por 0, teremos 4 números (1 . 2 . 2 e não 2^3).

exemplo#2: Como uma pessoa não pode ocupar dois lugares no pódio ao mesmo tempo, usa-se a arranjo simples.
Arkanus Darondra
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Notação Calculo Combinatorio

Mensagempor joaofonseca » Qua Jan 11, 2012 21:30

No 1º exemplo eu estava-me a referir em numeração binária, do tipo 010,100 ou 001.
O porque de aplicar um arranjo simples ou arranjo composto eu sei. A questão é porque o valor de n e p não terem o mesmo valor apesar de nas notações respetivas estarem nas mesmas posições.
Existem casos em que n e p têm o mesmos valores, quer se trate de um arranjo simples, ou arranjo composto.
joaofonseca
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 196
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 12:25
Localização: Lisboa
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Notação Calculo Combinatorio

Mensagempor Arkanus Darondra » Qua Jan 11, 2012 21:49

joaofonseca escreveu:No 1º exemplo eu estava-me a referir em numeração binária, do tipo 010,100 ou 001.

Certo. Na minha observação eu apenas supus, afinal o enunciado não especifica (Arranjo de n p a p)

joaofonseca escreveu:A questão é porque o valor de n e p não terem o mesmo valor apesar de nas notações respetivas estarem nas mesmas posições.
Existem casos em que n e p têm o mesmos valores, quer se trate de um arranjo simples, ou arranjo composto.

Imagine que n é um valor que você vai "arranjar" e p é algo fixo.

No exemplo#1 o fato de ter que formar números de 3 algarismos é algo fixo, o que será "arranjado" é a ordem dos algarismos dados.
Então, n = 2 e p = 3
No exemplo#2 o fato que existir premiação para os 1º e 2º colocados na competição é fixo, o que será "arranjado" é a forma de como os prêmios serão distribuídos entre os jogadores.
Então n = 3 e p = 2
Arkanus Darondra
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Estatística

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.