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Agradecimento aos Colaboradores
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Regras do Fórum - Leia antes de postar!
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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Materiais úteis diversos serão referenciados ou digitalizados e compartilhados aqui.
Caso tenha interesse ou necessite estudar algum assunto específico, utilize este espaço para fazer o seu pedido.
Quando um colaborador possuir o material relacionado, ele será postado na seção de conteúdos diversos acima.
Regras do fórum
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Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
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Bons estudos!
por Oliver_Ed » Seg Nov 21, 2011 17:58
Bom antes de mais nada peço desculpas se estou postando em local errado mas não achei outro lugar adequado, digamos assim para postar.
Bom oq eu gostaria é simples, pretendo fazer uma revisão de tudo que ja vi na matemática, o único problema é que não sei por onde começar.
ai gostaria de saber se tem uma ordem que posso seguir e também se alguém conhece um bom material em PDF de preferencia que possa ajudar....
Agradeço ^^
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Oliver_Ed
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por MarceloFantini » Seg Nov 21, 2011 18:10
Um bom lugar seria fazer a coleção Fundamentos de Matemática Elementar do Gelson Iezzi, basta procurar que você encontra facilmente.
Futuro MATEMÁTICO
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MarceloFantini
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por joaofonseca » Seg Nov 21, 2011 18:22
Oliver_Ed escreveu: pretendo fazer uma revisão de tudo que ja vi na matemática
Bem...E o que é que tu já viste na Matemática?
Tudo vai depender do objetivo da revisão, do último grau de ensino que frequentas-te e qual é o nível de conhecimentos em Matemática exigido.
Eu sei que o sistema de ensino no Brasil é semelhante ao de Portugal. Desde a entrada no sistema de ensino até ao último ano antes da universidade, são 12 anos de escolaridade. Aos últimos 3 anos, em Portugal, chamamos de ensino secundário, no Brasil é o ensino médio e nos USA é chamado de High School.
As minhas sugestões são:
1)Compra livros escolares relativos aos graus de ensino que queres rever;
2)Utiliza os recursos que existem na internet.Seja em português, ou noutras línguas que entendas .
Dúvido que exista um documento único disponível na internet que faça a revisão completa do que tenhas aprendido de Matemática.Vais ter de pesquisar!
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joaofonseca
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por Oliver_Ed » Seg Nov 21, 2011 18:43
joaofonseca escreveu:Oliver_Ed escreveu: pretendo fazer uma revisão de tudo que ja vi na matemática
Bem...E o que é que tu já viste na Matemática?
bom estou no 1º ano do ensino médio, e quero rever tudo o q foi visto no fundamental 2 [ de 5ª a 8ª serie, ou melhor do 6º ao 9º ano], mas não sei exatamente por onde começar.
bom eu tenho alguns livros de matematica de algumas series anteriores, agora sites quase nao conheço nenhum ....
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Oliver_Ed
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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