![\lim_{x\rightarrow{\infty}}\sqrt[]{x^2+x}-x\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{\infty}}\sqrt[]{x^2(\frac{x^2}{x^2}+\frac{x}{x^2})}-\frac{x}{x^2}\Rightarrow\lim_{x\rightarrow{\infty}}|x|\sqrt[]{(1+0)}-0\Rightarrow\lim_{x\rightarrow{\infty}}x.1 = \infty \lim_{x\rightarrow{\infty}}\sqrt[]{x^2+x}-x\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{\infty}}\sqrt[]{x^2(\frac{x^2}{x^2}+\frac{x}{x^2})}-\frac{x}{x^2}\Rightarrow\lim_{x\rightarrow{\infty}}|x|\sqrt[]{(1+0)}-0\Rightarrow\lim_{x\rightarrow{\infty}}x.1 = \infty](/latexrender/pictures/914a9853e7cbd39365a35b42c0bf3564.png)
.

Claudin escreveu:Porque neste limite não posso resolver desse jeito que eu postei acima.
não representa o mesmo número que
(exceto quando
).Claudin escreveu:Desse seu modo, acho que resulta em 1/12

Claudin escreveu:Porém continuo não compreendendo porque de não ter como resolver do meu modo. Sendo um
Sempre podemos, dividir o numerador e o denominador que no caso é 1, por x elevado ao maior expoente
e escreveu
. Note que você apenas dividiu por
. Para não alterar o termo, você deveria ter dividido e multiplicado por
. Isto é, você poderia ter escrito
(sendo x não nulo). Entretanto, essa estratégia não levaria na solução do limite nesse caso. Tente aplicar essa estratégia e analisar o que acontece.Claudin escreveu:Nas suas vídeo-aulas Luiz Aquino, se me recordo bem você resolve exercícios que o x tende a infinito, e resolve somente desse modo que eu postei acima.

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 91 visitantes
![\frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}} \frac{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}+\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}-\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}-1}}}{\sqrt[]{\sqrt[4]{8}-\sqrt[]{\sqrt[]{2}+1}}}](/latexrender/pictures/981987c7bcdf9f8f498ca4605785636a.png)
(dica : igualar a expressão a
e elevar ao quadrado os dois lados)