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[Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

[Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor rsene » Qui Set 22, 2011 14:54

Estou com uma duvida no trabalho a respeito do grafico que gerei, principalmente na função que o grafico me fornece. O que quer dizer? Esse grafico mostra que existe uma certa relação entre as partes analisadashttp://yfrog.com/h38teip
rsene
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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor Neperiano » Qui Set 22, 2011 16:22

Ola

Você pode calcular o coeficiente de correlação para saber se elas estão correlacionadas, pelo gráfico você até pode dizer, que uma depende da outra, mas não sabe quanto é esse valor

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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor rsene » Qui Set 22, 2011 16:29

Obrigado pelas informações. Você saberia me dizer qual seria o valor que seria considerado "sim, existe relação" e "não, não existe correlação" Pelo gráfico, vi que existe, mas o que falta mesmo é esse quanto. Boa dica.
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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor Neperiano » Qui Set 22, 2011 16:37

Ola

Se o valor der perto de 1 existe correlação forte, se ele der perto de - 1 a correlação é fraca

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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor rsene » Qui Set 22, 2011 16:57

no exemplo mostra que a melhor media linear foi de 0,987, esse seria o valor de referencia para o "proximo de 1" ou seria dentro da formula : Y=0,006x+1,613 ? O que entendi foi que se X= 45, terei um Y=1,883. 45 seria a medida encontrada na caracterista X e teria uma medida da caracteristica Y de 1,883, quer dizer que quanto mais a caracteristica Y aumentar a X também aumentará.
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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor Neperiano » Qui Set 22, 2011 17:04

Ola

Quanto mais o x aumentar, mais o y aumentara, porque o x é a variavel independente e o y é a a variavel dependente

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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor rsene » Qui Set 22, 2011 17:18

entendi perfeitamente. O que me falta agora é entender o conceito do "próximo de 1" não entendi aonde consigo esse valor para interpreta-lo. Obrigado até aqui.
rsene
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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor Neperiano » Qui Set 22, 2011 17:30

Ola

Na verdade não é um conceito, na estatística diz que quanto mais perto de 1 mais ele é correlacionado, até existe em matéria de estatística, ah se for de - 1 a -0,5 ele é fraco, de -0,5 a 0 ele é normal, etc

Mas não precisa saber isso, considere que se ele for de 0,800 pra cima é correlação forte e um depende do outro

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Re: [Estatistica] Diagrama de Dispersão como interpreta-lo

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 22, 2011 17:43

Acredito que o que o Neperiano esteja falando sobre seja covariância, que mede o quanto duas variáveis estão correlacionadas. Não me lembro muito bem, mas acho que esta conta só vale se você já souber que elas estão relacionadas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?