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por GABRUEL » Qua Jul 13, 2011 17:08
Dúvida sobre este exercício:Adote: velocidade do som no ar
Um avião vai de São Paulo a Recife em
e
A distância entre essas cidades é de aproximadamente
a) Qual a velocidade média do avião?
b) Prove que o avião é supersônico.
Tentei mas, não consegui.
Abraço.
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por MarceloFantini » Qua Jul 13, 2011 20:10
Boa noite Gabruel. Você sabe a definição de velocidade média? Se souber, deverá saber responder a questão. Aliás, não é pensar na equação, apenas raciocine: imagine que a distância até a casa de um amigo morando em outra cidade seja de 500 km e que você percorre essa distância em 5h. Qual é a sua velocidade média? É análogo para a questão. No segundo caso, pense: um avião ser supersônico significa que ele é mais rápido que o som. O que mais rápido quer dizer em termos de velocidade?
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por GABRUEL » Qua Jul 13, 2011 20:53
Boa noite Marcelo,
Boa noite Gabruel. Você sabe a definição de velocidade média?
Na verdade o meu nome é Gabriel, é que na hora de escrever acabei digitando errado.
Bom, eu conheço bem a "TEORIA" de Cinemática, só que, quando pego exercícios para resolver,
É ai que vem o grande problema. A minha dificuldade de "Como usar a teoria p/ resolver os exercícios" E detalhe, isso não ocorre
Só na Física. Mas, também na Matemática e Química. Exemplo: Eu já estou farto de ler e reler Função 1º, e até hoje não sei
Resolver "1" exercício de Função.
Agora, sobre o exercício que postei Seria "V = delta s por delta t correto?" obs: ( Não soube usar o Editor aqui )
Mas, o correto seria converter 1h e 40 min em segundos? e depois dividir os 3.000 km pelos segundos convertidos?
Porque na teoria da Cinemática diz: u(v)= u (s)/u(t) obs :( u de unidade ) hehe...
Como dividir 3.000 km por 1h 40 ?
E na questão "B" é lógico que a Velocidade do avião em m/s será superior a do som do ar que é de 340m/s
Abraço.
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por MarceloFantini » Qui Jul 14, 2011 07:55
Você pode converter para metros e segundos respectivamente e a resposta sairá nas unidades do sistema internacional, ou você pode deixar em kilometros por hora e sairá numa unidade "usual". A questão é que depois terá de converter para comparar com a resposta do item b.
Mas é isso mesmo que tem que fazer.
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por Claudin » Qui Jul 14, 2011 11:52
GABRUEL escreveu:Agora, sobre o exercício que postei Seria "V = delta s por delta t correto?" obs: ( Não soube usar o Editor aqui )
Mas, o correto seria converter 1h e 40 min em segundos? e depois dividir os 3.000 km pelos segundos convertidos?
Gabriel, as unidades sempre tem que ser coerentes. Como assim?
km/h --> h
m/s ---> s
Então não seria correto dividir 3000km pela 1h e 40 convertida em segundos que equivale 6000s
Basta fazer
e
Para converter de km/h para m/s basta dividir o valor que no caso é 3000km por 3,6, segundo a teoria de cinemática.
Tente terminar de resolver
Qualquer coisa volte a perguntar.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por GABRUEL » Qui Jul 14, 2011 13:07
Gabriel, as unidades sempre tem que ser coerentes. Como assim?
km/h --> h
m/s ---> s
Não entendi sua pergunta Claudin.
Agora, sobre o exercício: Se eu dividir
km por
segundos, a resposta, não faria sentido algum.
Putz, perdão, faria sentido sim,
km dividido por
seg
km
.
Me esqueci que, para transformar km em m multiplica por
e para m em km divide por
E se, eu fizer assim,
km em metros
por
segundos. A resposta será
, e essa é a resposta correta. A anterior também.
Mas, pensem comigo,
milhões de metros não é um número grande? Não haveria outra maneira de trabalhar com esses números?
a) Qual a velocidade média do avião? 500m/s
b) Prove que o avião é supersônico.
R: Velocidade do Avião 500m/s e a Velocidade do som no ar 340m/s. Va 500m/s Vs 340m/s
Beleza galera, consegui responder as questões obs( é claro que com as dicas de vocês ). Agora, como eu deveria responder a questão "B" digo em palavras coerentes?
Abraço
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por Claudin » Qui Jul 14, 2011 14:37
A pergunta "Como assim" já foi respondida logo abaixo, quando fiz a relação correta das unidades, foi um instrumento didático para facilitar o seu entendimento.
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por Claudin » Qui Jul 14, 2011 14:56
E sua resposta está correta.
Qualquer dúvida é só voltar.
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por GABRUEL » Qui Jul 14, 2011 15:34
Estou muito satisfeito por conseguir resolver este exercício, é o 1º que consigo hehe...
Muito bom da parte de vocês não resolverem o exercício e sim estimular o aluno p/ que resolva usando o próprio
conhecimento.
Muito Obrigado.
Abraço.
-
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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