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[relacionar elementos e conjuntos] Ajuda em exercicio

[relacionar elementos e conjuntos] Ajuda em exercicio

Mensagempor andersonfr » Ter Jul 05, 2011 15:30

Relacione os elementos e os conjuntos dados utilizando os simbolos E ou E cortado

a)3 N* b) -5 N* C) fração de 8 e 4 Z d) 0,18 Z e) raiz de -4 Q f) -0,3 R g) - raiz de 5 Z h)fração de 5 e 10 N
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor Molina » Qui Jul 07, 2011 00:54

Boa noite, Anderson.

Você precisa dominar os principais conjuntos numéricos e os símbolos matemáticos usados.

Estes dois "E" que você citou, na verdade são \in (pertence) e \notin (não pertence). Eles são usados para simbolizar se um número está em um determinado conjunto ou não.

Os conjuntos dessa questão, você os conhece? N (naturais), Z (inteiros), Q (racionais) e R (reais)?
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor andersonfr » Qui Jul 07, 2011 12:21

conheço mais esta dificil aprender sozinho
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor Molina » Qui Jul 07, 2011 14:02

Boa tarde, Anderson.

Você não vai aprender sozinho estando aqui. Mas lembre-se que você disse APRENDER, ou seja, não adianta eu apenas dar as respostas a você, pois assim você não irá de fato aprender...

Você seria capaz de me apresentar a características desses conjuntos?

Por exemplo, o conjunto dos naturais começa em 0 e posteriormente aparece o sucessor deste número (e assim sucessivamente). Ou seja, ele tem começo e não tem fim:

N={0,1,2,3,4,5,...}

O asterisco (*) exclui o zero deste conjunto, assim:

N^*={1,2,3,4,5,...}

Agora você é capaz de fazer os outros conjuntos?


:y:
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor andersonfr » Qui Jul 07, 2011 17:50

essa perte eu ja peguei o problema vem a seguir, não entendi absolutamente nada em cada letra das questoes

Represente os seguintes conjuntos por extensão de seus elementos

a) A={ x ∈ N | x ≥ 5 }
b) B={x ∈ N | 5 < x ≤ 9}
c) C={x ∈ Z* | -5 ≤ x ≤ 3}
d) D={x ∈ Q | 3x + 12 = 0}
e) E={x ∈ R | x² - 7x + 12 = 0}
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor Molina » Qui Jul 07, 2011 23:14

Boa noite.

andersonfr escreveu:a) A={ x ∈ N | x ≥ 5 }


Significa: Quais os naturais maiores ou iguais a 5? A={5,6,7,8,...}

andersonfr escreveu:b) B={x ∈ N | 5 < x ≤ 9}


Significa: Quais os naturais maiores que 5 e menores ou iguais a 9? B={6,7,8,9}


E assim por diante. Qualquer dúvida, informe! :y:
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor andersonfr » Sex Jul 08, 2011 15:02

C={x ∈ Z* | -5 ≤ x ≤ 3} não entendi se -5 e igual e maior que 3 e 3 e maior que 5 to em duvida

E={x ∈ R | x² - 7x + 12 = 0} não faço ideio como se faz esse aqui tbm
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor andersonfr » Ter Jul 12, 2011 03:46

alguem pode me ajudar não estou conseguindo fazer este
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Re: Ajuda em exercicio

Mensagempor Molina » Qua Jul 13, 2011 08:01

Bom dia!

andersonfr escreveu:C={x ∈ Z* | -5 ≤ x ≤ 3} não entendi se -5 e igual e maior que 3 e 3 e maior que 5 to em duvida


Perceba que você quer os x que são maiores ou igual a -5 e menores ou igual a 3. Porém o asterisco nos Inteiros (Z) retira o zero do conjunto:

C=\{-5,-4,-3,-2,-1,1,2,3\}



andersonfr escreveu:E={x ∈ R | x² - 7x + 12 = 0}


Você tem uma equação do 2º grau: x^2 - 7x + 12 = 0. O que você quer é achar os valores de x que a parte da esquerda seja igual a zero. Você pode usar a Fórmula de Bháskara ou então Soma e Produto. Os valores que você encontrará são 3 e 4:

C=\{3,4\}


Qualquer dúvida informe! :y:
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.