por Cleyson007 » Sáb Jan 24, 2009 13:09
Olá, gente, estou com dúvidas nesta questão. Gostaria que alguém pudesse me explicar como resolver este problema. Obrigado.
Em uma classe com 16 pessoas, há 10 homens e 6 mulheres. Consideremos H um certo homem e M uma certa mulher. Quantos grupos podemos formar:
a) Com 4 homens e 2 mulheres?
b) Contendo H mas não M?
c) Contendo M mas não H?
d) Contendo H e M?
e) Contendo somente H ou somente M?
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Cleyson007
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por Sandra Piedade » Sáb Jan 24, 2009 22:36
Olá Cleyson007!
Mas tem dúvida em todas as questões?? Já estudou cálculo combinatório, certo? Sabe quando deve usar combinações ou arranjos (com e sem repetição) ou permutações? Primeiro deve compreender quando usar estas fórmulas. De que forma já tentou resolver estas questões?
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
(perdão mas já não me lembro da origem da frase)
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Sandra Piedade
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por Cleyson007 » Dom Jan 25, 2009 12:02
Olá Sandra Piedade, bom dia.
Tenho dúvida em todas as questões. Minha dúvida é em como montar o problema, ok?
Pelo que entendo, esses exercícios podem ser resolvidos por
combinação simples , dado que a ordem em que H e M vão aparecer não vai interferir.
Por exemplo na letra a --->

, seria isso?
Quanto as outras letras, não consegui resolver nenhuma.
Preciso que monte o problema para mim ( ex:

), e me explique o por que da montagem.
Preciso de sua ajuda.
Até mais
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por Sandra Piedade » Seg Jan 26, 2009 17:49
Na questão A, para cada grupo de homens escolhido podemos ter várias possibilidades para as mulheres, por isso as combinações devem multiplicar-se.
Por exemplo, imagine que ao lanche pode comer pão com queijo ou pão com fiambre, e pode beber sumo, café ou leite. De quantas maneiras diferentes pode lanchar, incluindo uma bebida e um pão?
Pão com queijo | sumo
Pão com queijo | café
Pão com queijo | leite
Pão com fiambre | sumo
Pão com fiambre | café
Pão com fiambre | leite
No total são 6 possibilidades, que é 2X3. Por isso no seu exemplo, deve multiplicar as combinações em vez de somar. Quanto às combinações estão quase correctas. Como de 10 homens quer escolher 4, e de 6 mulheres quer escolher 2, será C(10,4)XC(6,2). Agora tente mais uma vez fazer os restantes, a ver se já consegue, diga depois como correu, ok? Se mesmo assim não conseguir conte connosco.
Há três tipos de matemáticos: os que sabem contar e os que não sabem contar.
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felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de

Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

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