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Questão prova magisterio 2008

Questão prova magisterio 2008

Mensagempor fernandocez » Seg Fev 14, 2011 16:42

Olá pessoal, eu sou novo aqui. Eu acho que aqui vai ser a minha única chance de aprender a resolver essa questão da prova do concurso prá magistério do Estado RJ.
A questão:

O número real x é tal que x+2{x}^{-1}=5. Então, o valor de {x}^{2}+4{x}^{-2} é:

No gabarito a resposta é: 21

Eu fiz arrumei ficou assim: 2{x}^{2}-10x+1=0
Meu delta deu 92, ai não consegui continuar. Se alguem puder ajudar agradeço.
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Re: Questão prova magisterio 2008

Mensagempor LuizAquino » Seg Fev 14, 2011 19:14

fernandocez escreveu:O número real x é tal que x+2{x}^{-1}=5. Então, o valor de {x}^{2}+4{x}^{-2} é:


Essa questão depende de você ter uma boa percepção, para notar que elevando ao quadrado ambos os membros da primeira equação a expressão {x}^{2}+4{x}^{-2} irá aparecer no primeiro membro.

\left(x+2x^{-1}\right)^2 = 5^2

x^2 + 4 + 4x^{-2}= 25

x^2 + 4x^{-2} =  21

Obviamente, outro caminho (mais longo) para resolver esse exercício seria desenvolver x+2{x}^{-1}=5 para obter a equação do 2° grau x^2-5x+2=0. Em seguida, substituir as soluções dessa equação na expressão {x}^{2}+4{x}^{-2}. A pessoa que escolher esse caminho verá que ele é bem mais longo do que a solução mais "elegante" apresentada acima. Além disso, é sempre bom lembrar que tempo é um fator crucial em concursos ou vestibulares.
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Re: Questão prova magisterio 2008

Mensagempor fernandocez » Seg Fev 14, 2011 23:16

Obrigadão Luiz, eu já vi que tenho que aprender muito prá passar no concurso e aqui é o lugar certo prá isso.
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Re: Questão prova magisterio 2008

Mensagempor fernandocez » Ter Fev 15, 2011 19:22

LuizAquino escreveu:


Aproveitando a sua ajuda, tem uma parecida com a resolvida que tentei, tentei de todas as formas mas não consegui chegar na resposta. Vai a questão:

26) Se {\left(x+\frac{1}{x}\right)}^{2}=3 , o valor de {x}^{3}+\frac{1}{{x}^{3}}=3

A resposta: 0

Eu fiz assim, {\left(x+\frac{1}{x} \right)}^{3}={\left(\sqrt[]{3} \right)}^{3} , elevei ao cubo ambos os membros e comecei a desenvolver.
Só que não consegui desenvolver. Fiquei enrolado nas operações com frações, fiz assim:
\left(x+\frac{1}{x} \right){\left(x+\frac{1}{x} \right)}^{2}= ... {x}^{3}+3x+\frac{3}{x}+\frac{1}{{x}^{3}}
Daí eu não consegui proceguir mais. Acredito que tá errado o desenvolvimento. Obrigado pela ajuda.
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Re: Questão prova magisterio 2008

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 15, 2011 20:10

fernandocez escreveu:26) Se {\left(x+\frac{1}{x}\right)}^{2}=3 , o valor de {x}^{3}+\frac{1}{{x}^{3}}

A resposta: 0


Lembre-se que: (a+b)^3 = a^3 + 3a^2b + 3ab^2 + b^3.

Além disso, lembre-se que: \frac{a^n}{a^m} = a^{n-m}.

Pois muito bem, como você havia feito, temos:

{\left(x+\frac{1}{x} \right)}^{3}={\left(\sqrt{3} \right)}^{3}

Que desenvolvendo obtemos:
x^3 + 3x + \frac{3}{x} + \frac{1}{x^3} = 3\sqrt{3}

x^3 + 3\left(x + \frac{1}{x}\right) + \frac{1}{x^3} = 3\sqrt{3}

x^3 + 3\sqrt{3} + \frac{1}{x^3} = 3\sqrt{3}

x^3 + \frac{1}{x^3} = 0
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?