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Problemas do Segundo grau III

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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Problemas do Segundo grau III

Mensagempor Alessandra Cezario » Seg Mai 02, 2011 19:08

Determinar três números ímpares e consecutivos sabendo que o seu produto é igual a sete vezes a a sua soma.
Bom, três números ímpares consecutivos x, x+2 e x+4.
Seu produto seria x(x=2).(x+4)
Sete vezes sua soma seria 7.(x+x+2+x+4)?Aqui que eu me perco né?
MAis uma vez muuuito obrigada!
Alessandra Cezario
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Re: Problemas do Segundo grau III

Mensagempor TheoFerraz » Seg Mai 02, 2011 19:43

Esse já é mais apimentado!! HAHAHA

Vamos fazer o seguinte, chamaremos de a, b, c os numeros e emularemos as suas proprias equaçoes para essas daqui:

a = a
b = a+2
c = a+2+2

fica mais tranquila a linguagem né ?
continuemos!

A outra equação é :

a\times b\times c = 7\left(a+b+c \right)

Bom, voce sabe escreve b em função de a, e sabe escrever c em função de a, substitua todos os b's e c's dessa equação pelas anteriores

b = a+2
c = a+2+2

assim terá uma grande equação em função de a

a\times \left( a+2 \right)\times \left( a+2+2 \right) = 7\left(a+\left( a+2 \right)+\left( a+2+2 \right) \right)

Facilitou! =D

---//----

Eu tinha parado ai, mas fui continuar a fazer o problema e vi que nao é simples.

voce chegará no polinomio :

{a}^{3}+6{a}^{2}-13a-42

Ele é complicado por ter grau impar (3) nao pode fazer baskara simples nem apelar pra bi-quadrada. Entao quando eu estava fazendo acabei por perceber que o polinomio tem como raiz o numero -2 (obs, eu SEMPRE experimento os numeros 0, 1, -1, 2, -2, rapidamente caso eles sejam raizes, de cabeça rapidinho, nao é complicado) em fim, ele é rais [raiz é um numero que quando aplicado no polinomio ele resulta em zero]

E existe uma propriedade dos polinomios, quando voce divide um polinomio pelo monomio \left(x-\alpha \right) sendo \alpha raiz desse polinomio voce obtém um outro plinomio com as mesmas outras raizes do primeiro, ou seja, se voce dividir seu polinomio de 3º grau por esse monomio ai, voce obterá um de segundo grau cujas duas raizes são as mesmas outras duas daquele seu de terceiro grau (ficou confuso, desculpe... nao consegui melhorar, vamos ver se fazendo o procedimento fica mais claro)

Vamos dividir os polinomios

\frac{{a}^{3}+6{a}^{2}-13a-42}{x+2} (ja que sua raiz é -2, seu monomio de \left(x-\alpha \right) fica \left(x+2 \right)

Bom resolvendo isso vai dar no seguinte

\frac{{a}^{3}+6{a}^{2}-13a-42}{x+2} = {a}^{2}+4a-21

Ai voce faz o baskara, tente fazer a divisão dos polinomios pq eu fiz na pressa, caso nao saiba como, pesquise na internet, veja o Nerkie no you tube, tem artigo sobre isso em qualquer lugar, só mandar la no google 'divisão de polinomios'

Desculpa nao poder dar uma melhor explicação, to meio na correria aqui.

Bons estudos
Editado pela última vez por TheoFerraz em Seg Mai 02, 2011 20:16, em um total de 1 vez.
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Re: Problemas do Segundo grau III

Mensagempor TheoFerraz » Seg Mai 02, 2011 19:46

veja, é interessante que a não sairá com um só valor! a pode ser alguns valores que fazem as suas equaçoes verdadeiras. voce quer o valor impar!
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Re: Problemas do Segundo grau III

Mensagempor Alessandra Cezario » Seg Mai 02, 2011 20:09

Theo, me desculpe!Mas não entendi! Sou leiga demais!
Que diferença tem entre eu fazer x(x+2).(x+4)=7.(x+x+2+x+4) e a sua equação com a? AMbas equações não consegui chegar a resposta!sinto muito!
As respostas são 3, 5,7 achei 14 e 30!Nada a ver!
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Re: Problemas do Segundo grau III

Mensagempor TheoFerraz » Seg Mai 02, 2011 20:20

Eu completei a minha resposta anterior, veja lá, quando puder procure na internet algo sobre divisão de polinomios e algo do genero. Na verdade é capaz que exista alguma outra maneira de resolver a questão, eu tenho essa como a minha 'automatica' mas tente ver isso, sobre a divisão de polinomios.
Se nao ficar claro, avise, garanto que eu posto um complemento. Qualquer coisa me adicione no msn

" thankstothelameasssecurity@hotmail.com "

bons estudos
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?