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problemas com frações

Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

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  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

problemas com frações

Mensagempor Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 20:11

Distribuir 3.717 tijolos por três depósitos de tal maneira que o primeiro tenha 3/4 do segundo e este 5/6 do terceiro.
Estou tentando resolver primeiro 1/3 e depois os outros valores, mas não consegui nada. Por favor, me deem uma luz!!!!!
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Re: problemas com frações

Mensagempor FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 20:35

Vou lhe dar uma dica,
Chame de x,y,z os depósitos, logo temos:
x=\frac{3}{4}.y (i)

y=\frac{5}{6}.z, então x=\frac{3}{4}.\frac{5}{6}.z (ii)

E como vamos distribuir 3.717 tijolos nos três depósitos,
x+y+z=3717(iii)

Agora você isola y de (i) e z de (ii) e substitui em (iii) que você decobrirá o valor de x e consequentemente substituindo em (i)e (ii) encontrará y e z.

Abraço.
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Re: problemas com frações

Mensagempor Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 20:46

Desculpa, sou leiga em Matemática, entendi seu raciocíno, mas não consegui resolver!Obrigada pela força. :-D
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Re: problemas com frações

Mensagempor FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 21:05

filipecaceres escreveu:Vou lhe dar uma dica,
Chame de x,y,z os depósitos, logo temos:
x=\frac{3}{4}.y (i)

y=\frac{5}{6}.z, então x=\frac{3}{4}.\frac{5}{6}.z (ii)

E como vamos distribuir 3.717 tijolos nos três depósitos,
x+y+z=3717(iii)

Agora você isola y de (i) e z de (ii) e substitui em (iii) que você decobrirá o valor de x e consequentemente substituindo em (i)e (ii) encontrará y e z.

Abraço.


Continuando...
Fazendo o que lhe disse, temos
x+\frac{4}{3}.x+\frac{24}{15}.x=3717

Multiplicando tudo por 15
15x+20x+24x=15.3717
59x=15.3717

Logo,
x=945

Substituindo em (i) e (ii) encontramos,
y=\frac{4}{3}.945=1260

z=\frac{24}{15}.945=1512

Portanto os depósitos x,y,z receberam respectivamente 945,1260,1512 tijolos.

Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Abraço.
Editado pela última vez por FilipeCaceres em Sex Abr 01, 2011 14:23, em um total de 1 vez.
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Re: problemas com frações

Mensagempor Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 21:19

Clareou!!!Estou começando a estudar matemática para concurso, acho muito difícil!Ótimo ter vocês para me apoiar!Obrigada! :)
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Re: problemas com frações

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 14:15

Alessandra Cezario escreveu:Estou começando a estudar matemática para concurso, acho muito difícil! Ótimo ter vocês para me apoiar!

Eu recomendo que assista as aulas de Matemática do Nerckie no YouTube. O endereço é:
http://www.youtube.com/nerckie
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?