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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Seção para postagens de problemas matemáticos do cotidiano, reportagens, casos interessantes, polêmicos ou curiosos.
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- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 20:11
Distribuir 3.717 tijolos por três depósitos de tal maneira que o primeiro tenha 3/4 do segundo e este 5/6 do terceiro.
Estou tentando resolver primeiro 1/3 e depois os outros valores, mas não consegui nada. Por favor, me deem uma luz!!!!!
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Alessandra Cezario
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por FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 20:35
Vou lhe dar uma dica,
Chame de x,y,z os depósitos, logo temos:
(i)
, então
(ii)
E como vamos distribuir 3.717 tijolos nos três depósitos,
(iii)
Agora você isola y de (i) e z de (ii) e substitui em (iii) que você decobrirá o valor de x e consequentemente substituindo em (i)e (ii) encontrará y e z.
Abraço.
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FilipeCaceres
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por Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 20:46
Desculpa, sou leiga em Matemática, entendi seu raciocíno, mas não consegui resolver!Obrigada pela força.
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por FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 21:05
filipecaceres escreveu:Vou lhe dar uma dica,
Chame de x,y,z os depósitos, logo temos:
(i)
, então
(ii)
E como vamos distribuir 3.717 tijolos nos três depósitos,
(iii)
Agora você isola y de (i) e z de (ii) e substitui em (iii) que você decobrirá o valor de x e consequentemente substituindo em (i)e (ii) encontrará y e z.
Abraço.
Continuando...
Fazendo o que lhe disse, temos
Multiplicando tudo por 15
Logo,
Substituindo em (i) e (ii) encontramos,
Portanto os depósitos
receberam respectivamente
tijolos.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Abraço.
Editado pela última vez por
FilipeCaceres em Sex Abr 01, 2011 14:23, em um total de 1 vez.
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por Alessandra Cezario » Qui Mar 31, 2011 21:19
Clareou!!!Estou começando a estudar matemática para concurso, acho muito difícil!Ótimo ter vocês para me apoiar!Obrigada!
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Alessandra Cezario
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por LuizAquino » Sex Abr 01, 2011 14:15
Alessandra Cezario escreveu:Estou começando a estudar matemática para concurso, acho muito difícil! Ótimo ter vocês para me apoiar!
Eu recomendo que assista as aulas de Matemática do Nerckie no YouTube. O endereço é:
http://www.youtube.com/nerckie
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LuizAquino
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Álgebra Elementar
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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