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Questão de concurso

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Questão de concurso

Mensagempor bia rosendo » Seg Fev 28, 2011 22:54

Em um jardim, um canteiro retangular, cujos lados medem 6m e 10m, foi cercado por uma calçada com largura constante de 1,2 m. Nessa calçada foram assentadas 276 placas quadradas iguais de certo piso, sem haver espaços entre elas. Conclui-se então que a medida do lado de cada placa é:

a)20 cm
b)25 cm
c)30 cm
d)40 cm
e)60 cm
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Re: Questão de concurso

Mensagempor Elcioschin » Ter Mar 01, 2011 13:53

Área do canteiro ----> a = x*y = 6*10 = 60 m²

Lados do canteiro + calçada ----> X = 6 + 1,2 + 1,2 ----> X = 8,4 m -----> Y = 10 + 1,2 + 1,2 ----> Y = 12,4 m

Área canteiro + calçada ----> A = X*Y ----> A = 8,4*12,4 ----> A = 104,16 m²

Área da calçada ----> C = A - a ----> C = 104,16 - 60 ---> C = 44,16 m²

Área de cada placa ----> P = C/276 ---> P = 44,16/276 ---> P = 0,16m²

Lado de cada placa ----> L = ²V(0,16) ----> L = 0,4 m ----> L = 40 cm
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Re: Questão de concurso

Mensagempor LuizAquino » Ter Mar 01, 2011 14:12

Na minha opinião, essa questão está mal escrita.

Considerando o gabarito de 40 cm, a questão refere-se ao desenho:
calçada1.png
calçada1.png (3.19 KiB) Exibido 6864 vezes


Note que no desenho acima a largura da calçada nas quinas será 1,2\sqrt{2} m, mas a questão diz que o jardim "foi cercado por uma calçada com largura constante de 1,2 m" (grifo meu). Sendo assim, a situação correta seria:
calçada2.png
calçada2.png (8.13 KiB) Exibido 6864 vezes


Para esse caso, cada quadrado teria lado igual a \sqrt{\frac{2 \cdot 10 \cdot 1,2 + 2\cdot 6 \cdot 1,2 + 1,2^2\pi}{276}} \approx 0,3944 \textrm{ m} = 39,44 \textrm{ cm}.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?