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me ajude com as seguintes questões de matemática!

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me ajude com as seguintes questões de matemática!

Mensagempor luizjr » Seg Set 06, 2010 12:54

Um grupo de amigos alugaram uma van por R$342,00.ao retornarem da viajem 3 dos amigos não tinham dinheiro para pagar o aluguel, conseguentimente o restante foi onerado em R$19,0 a mais para cada!quantos eram os amigos?

Uma mesa retangular possui um tampo de vidro de lado menor=8cm,lado maior=30cm.com uma faixa de madeira ao seu redor totalizando uma área de 3680 metros quadrados.qual a largura da faixa de madeira?


foram distribuidas uma quantidade x de laranjas para três pessoas da seguinte maneira:o primeiro ficou com a metade das laranjas,mas meia laranja.o segundo a metade do que sobrou,mas meia laranja.o terceiro com a metade do que restou,mais meia laranja.sabendo q não sobraram nenhuma laranja.quantas laranjas foram distribuidas?
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Re: me ajude com as seguintes questões de matemática!

Mensagempor NMiguel » Qui Abr 21, 2011 11:43

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Editado pela última vez por NMiguel em Qui Abr 21, 2011 11:45, em um total de 1 vez.
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Re: me ajude com as seguintes questões de matemática!

Mensagempor NMiguel » Qui Abr 21, 2011 11:43

1) Sejam X o número de amigos. Então, \frac{342}{X-3}=\frac{342}{X}+19

Reduzindo ao mesmo denominador obtemos: \frac{342X}{X^2-3X}=\frac{342X-1026}{X^2-3X}+\frac{19X^2-57X}{X^2-3X}

Passando tudo para o segundo membro obtemos: 0=\frac{19X^2-57X-1026}{X^2-3X}

Resolvendo esta equação obtemos: X=9 ou X=-6

Como o número de amigos é positivo, obtemos X=9


2) Quanto a este problema, talvez te tenhas enganado nas unidades de medida, uma vez que se a área é de 3680 metros quadrados, a faixa de madeira teria de ter uma largura imensa.


3) Comecemos a pensar pelo fim. O terceiro ficou com metade do que restou, mais meia laranja. Uma vez que não sobrou nenhuma laranja, meia laranja seria a metade do que restou, logo o terceiro ficou com 1 laranja.

Passando ao segundo, ele também ficou com metade do que restou ao primeiro, mais meia laranja, deixando apenas uma laranja que seria a que o terceiro iria guardar. Desta forma, metade do que restou ao primeiro seria uma laranja e meia, logo, ao primeiro sobrou 3 laranjas.

O primeiro ficou com metade das laranjas mais meia, sobrando 3 laranjas. Então, metade das laranjas seria igual a 3 laranjas e meia, logo, foram distribuídas 7 laranjas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?