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[reportagem] universidades - publicação web de conteúdos

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[reportagem] universidades - publicação web de conteúdos

Mensagempor admin » Ter Mai 13, 2008 17:00

13/05/2008 - 14h47
Pesquisador defende que universidades publiquem conteúdo de aulas na internet
Fonte: Folha Online

Um pesquisador britânico defende que as universidades coloquem na internet, de graça, o material pedagógico de seus cursos, como forma de melhorar a educação no país e aumentar o volume de inovações tecnológicas.

De acordo com o site de educação do jornal "The Guardian", o pesquisador Leo Pollak defende que o governo estabeleça uma central de dados on-line em que a população poderia ter acesso facilmente a esse material. O estudo de Pollak está na última publicação do Institute for Public Policy Research.

Os alunos à distância poderiam inclusive pagar taxas para fazer as provas e receber um diploma pela participação nos estudos on-line --seria algo como um certificado pelo "curso livre". O parlamento teria que regulamentar esse tipo de curso. De acordo com o jornal, o aprendizado virtual não substituiria o tradicional, mas daria aos cursos presenciais mais credibilidade, ao mesmo tempo em que ampliaria a participação da população.

"Em vez de os títulos serem apenas certificados para serem comprados, alguma coisa pela qual você trabalha e depois mostra em um escritório, eles se tornariam uma medida mais consistente do conhecimento de uma pessoa e de sua capacidade de aprendizado", afirma o pesquisador, segundo o "Guardian".

Pollak usa como exemplo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que, segundo ele, já coloca na internet grande parte do conteúdo de seus programas de graduação e pós graduação --90% dos professores já teriam aderido ao sistema.

Entretanto, alguns especialistas discordam desse tipo de medida. "Dizer que todos os cursos deveriam ser disponibilizados na internet supõe que a educação on-line pode efetivamente substituir a educação tradicional, cara a cara", afirma Carol Comer, da Universidade de Chester. Para ela, a forma de educação mais efetiva é aquela em que o aluno é parte ativa da aula, o que não acontece nos cursos pela internet.

"Se nós olharmos muitos desses materiais produzidos por instituições como a [Universidade] Berkeley ou o MIT, que geralmente consiste em texto ou aulas gravadas, há pouca experiência ativa [por parte do aluno]". Para a pesquisadora, sem orientação adequada, a educação à distância pode levar a interpretações erradas.
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Re: [reportagem] universidades - publicação web de conteúdos

Mensagempor Neperiano » Qua Out 29, 2008 21:12

Ola

Vou comentar esse texto.

É evidente que a educação no pais é fraca, os alunos formados no ensino médio estudam muito para o vestibular, isso deve-se ao fato de esquecerem assuntos aprendidos anteriormente, eu como um aluno posso afirmar o que realmente acontece, os adolescentes estudam com a intenção de ir bem na prova e não de fixar o conteudo, quando realmente se dedicam a "praticar" para a prova. Aonde eu quero chegar com essa conclusão? Se isso não acontecesse não seria necessário a alternativa supracitada, mas como não é possivel, a unica medida realmente é publicar o material dos cursos na internet.

Há dois lados de opinião, uma é positiva, pois os jovens poderiam escolher melhor o trabalho desejado para a sua carreira. A negativa é para o Brasil que é sinonimo de não ler, ou seja, os conteudos seriam postados, mas provavelmente poucos o leriam, talvez essa meu ponto de vista seja meio obsoleto para alguns, porem esta dito é minha opinião.

Torço para os materias serem publicados, ajudaria ao monte à escolha de um curso e talvez abriaria os olhos da população a ler, pois uma das unicas maneiras de saber escrever e aprender cultura é Leitura.

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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.