• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Sugestões, Críticas e Elogios (changelog)

Seja bem-vindo!


Escreva fórmulas no fórum, utilizando LaTeX via BBCode (english version)

Exemplos:
x=\frac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a} ... f^\prime(x)\ = \lim_{\Delta x\to0}\frac{f(x+\Delta x)-f(x)}{\Delta x} ... f(x)=\int\limits_{-\infty}^x e^{-t^2}dt
Saiba mais...

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Seg Out 19, 2009 14:02

Boa tarde, Marcelo!

Seja bem-vindo. Obrigado por contribuir com sugestões.

marcelomacruz escreveu:1°) Uma área dedicada à teoria dos respectivos temas: seria algo partindo do princípio do tema em foco e aprofundando a teoria do mesmo. Ex: No subtopico de derivadas poderia haver um tópico fixo sobre a teoria das derivadas, abordando os seguintes aspectos: o que são derivadas; pra que servem as derivadas; qual o proposito das mesmas, etc. Sendo isso expansível a todos os outros subtopicos.


Pelo o que entendi seria uma explicação do tema relacionado. Algo mais teóricos, certo? Particularmente gostei bastante da idéia. Por que em muitas vezes o participante só entende especificamente aquele exercício que foi postado. Uma vez que lendo e entendendo o conteúdo resolveria outros exercícios. É inviável que em todos os tópicos, as explicações sejam feita de forma detalhada, então um tópico fixo realmente seria bem interessante.

molina escreveu:2°) A criação de uma "área" ou subtopico que fosse genérico. Por exemplo: tenho um problema que é para fatorar números muito grandes(+ de 100 digitos). Onde deveria postar? Depois de pesquisar, me disseram que para poder almejar a solução do caso, deveria ter conhecimento em aritimetetica modular (um subtopico), matrizes(outro subtopico), integrais(outro subtopico). Em resumo, nao sei onde postar, pois, é uma questão genérica, que engloba algumas áreas do conhecimento da matematica, logo, eu sei em que a secão em que devo postar a minha dúvida é na area da Matemática, mas, não sei em qual subtopico devo postar.


Há muitas questões que englobam mais de uma área na matemática e fica realmente difícil muitas vezes enquadrar seu exercício a área exata. O que eu penso quando isso acontece é coloca-lo o mais próximo possível de que realmente trata ou informar no Título qual realmente as áreas. Temos também o tópico sem interação (viewforum.php?f=127) que é o mais próximo dessa sugestão que você deu.

No mais o administrador tomará conhecimento disso e analisará as idéias.

Agradeço desde já e continue contribuindo com o fórum.

Até mais, :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor marcelomacruz » Seg Out 19, 2009 22:47

Prezado Diego Molina,

Expressei-me de forma equivocada na minha primeira sugestão:
1°) Uma área dedicada à teoria dos respectivos temas: seria algo partindo do princípio do tema em foco e aprofundando a teoria do mesmo. Ex: No subtopico de derivadas poderia haver um tópico fixo sobre a teoria das derivadas, abordando os seguintes aspectos: o que são derivadas; pra que servem as derivadas; qual o proposito das mesmas, etc. Sendo isso expansível a todos os outros subtopicos.

Aqui, o objetivo da minha sugestão seria pegar cada área (funções, porcentagens, p.a. e p.g., matrizes, determinantes, volumes, áreas, calculo, limites, derivadas, integrais, juoros, estatística, combinatória, probabilidade, complexos, geometria e sistemas) e escrever sobre a teoria das mesmas, em suas áreas pertinentes e fixar tais tópicos.
Creio que ao utilizar a palavra "tópico", pode ter levado a entender que, o objetivo seria escrever sobre a teoria que envolvia cada novo tópico criado por um usuário, o que sem dúvidas, seria
inviável que em todos os tópicos, as explicações sejam feita de forma detalhada
.

Há muitas questões que englobam mais de uma área na matemática e fica realmente difícil muitas vezes enquadrar seu exercício a área exata. O que eu penso quando isso acontece é coloca-lo o mais próximo possível de que realmente trata ou informar no Título qual realmente as áreas. Temos também o tópico sem interação (viewforum.php?f=127) que é o mais próximo dessa sugestão que você deu.

Muito obrigado pela informação. Já postei na área sugerida o que desejava, porem, permita-se fazer uma observação: aquela área tem como título a seguinte frase:
Tópicos sem Interação
, o que não seria, no meu caso específico, o local correto para postar, tendo em vista que o meu objetivo, na verdade, é a interação.
Gostaria de deixar claro, que tudo que digo aqui, são apenas sugestões que visam melhoria deste excelente site, sem de forma alguma, almejar um debate de "certo ou errado".
Muito obrigado pelo seu tempo e atenção.

Cordialmente,

Marcelo Cruz.
marcelomacruz
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Out 18, 2009 23:50
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Biomedicina
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor wsr » Dom Nov 01, 2009 14:27

Bom dia a todos,

Em primeiro lugar parabenizo a todos que administram este site. Muito boa iniciativa de ajudar as pessoas que querem aprender. Eu, sou pai de aluno que está tentando ingressar numa universidade pública. Sou muito participativo nos estudos de meu filho, estudamos juntos, e estou até pensando em fazer faculdade aos 40 anos de idade, com ele.
É comum, muitas dúvidas aparecem. Navegando pela internet buscando sanar essas dúvidas, encontrei este site. Aqui todos compartilham suas dúvidas, ajudam-se, dão opinão imprimindo o toque especial de cada um nas diversas maneiras e solução de um problema. Isso é muito Legal! Todos se inspiram no nome do site "ajudamatemática" e tentam dar o seu mehor.
Já enviei o link deste site a todos os amigos que estudam com o mesmo propósito que nós temos que aprender.
Aproveito-me desta porta aberta para susgestão e criticas para fazer um comentário. Desculpe minha sinceridade, mas imagine você chegar num lugar em que não conhece nínguem. Daí, em primeiro lugar, você quer fazer amigos é claro. Pois bem, agora você dá um bom dia, mas ninguém responde. E o pior é que você saber que as pessoas te viram. Então, chega outra pessoa depois de você,você não sabe quem é também, e faz a mesma saudação de bom dia e esta é correspondida. Você, logo conclui que realmente está em um lugar estranho. Sua intenção era pedir ajuda e fazer amigos.
Acredito que, na vida, muitas respostas ficaram ocultas, mas uma pequena desculpa " Olá, amigo estou tentando.... ou, Seja bemvido...ou, você pode encontrar resposta em..." daria o sentimento e a sensação de alguém te viu e te cumprimentou.
wsr
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Out 31, 2009 18:07
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Telecomunicações
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Seg Nov 02, 2009 12:01

wsr escreveu:Bom dia a todos,

Em primeiro lugar parabenizo a todos que administram este site. Muito boa iniciativa de ajudar as pessoas que querem aprender. Eu, sou pai de aluno que está tentando ingressar numa universidade pública. Sou muito participativo nos estudos de meu filho, estudamos juntos, e estou até pensando em fazer faculdade aos 40 anos de idade, com ele.
É comum, muitas dúvidas aparecem. Navegando pela internet buscando sanar essas dúvidas, encontrei este site. Aqui todos compartilham suas dúvidas, ajudam-se, dão opinão imprimindo o toque especial de cada um nas diversas maneiras e solução de um problema. Isso é muito Legal! Todos se inspiram no nome do site "ajudamatemática" e tentam dar o seu mehor.
Já enviei o link deste site a todos os amigos que estudam com o mesmo propósito que nós temos que aprender.
Aproveito-me desta porta aberta para susgestão e criticas para fazer um comentário. Desculpe minha sinceridade, mas imagine você chegar num lugar em que não conhece nínguem. Daí, em primeiro lugar, você quer fazer amigos é claro. Pois bem, agora você dá um bom dia, mas ninguém responde. E o pior é que você saber que as pessoas te viram. Então, chega outra pessoa depois de você,você não sabe quem é também, e faz a mesma saudação de bom dia e esta é correspondida. Você, logo conclui que realmente está em um lugar estranho. Sua intenção era pedir ajuda e fazer amigos.
Acredito que, na vida, muitas respostas ficaram ocultas, mas uma pequena desculpa " Olá, amigo estou tentando.... ou, Seja bemvido...ou, você pode encontrar resposta em..." daria o sentimento e a sensação de alguém te viu e te cumprimentou.

Bom dia.

Primeiramente bem-vindo ao fórum! Agradeço a confiança depositada nos usuários do fórum em utilizar esta ferramenta para sanar algumas dúvidas que seu filho (ou você) pode ter estudando matemática.

Entendo seu questionamento do "bom dia". Se você for ver minhas mensagens, acredito que 99% delas começam com um bom dia, boa tarde, boa noite, ou simplismente "olá"; e terminam com bom estudo, volte sempre, etc.

Muitas vezes não obtenho resposta se o que eu escrevi ajudou ou não a pessoa. Boa parte das vezes ela apenas lê o que coloquei, mas não coloca um não entendi e nem um obrigado. Não sou eu que vou mudar essa pessoa. Acredito que o fato de muitos não respoderem nem um simples bom dia, deve-se a querer entrar no forum com o intuito de apenas tirar sua dúvida e nao interagir com pessoa nenhuma.

No mais estou a disposição para maiores dúvidas, tanto de matemática ou algo relacionado ao site.

Aproveito o máximo que puder.

Bom estudo, :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor wsr » Seg Nov 02, 2009 13:33

Caro colega Diego..... Bom dia!

Desculpe minha franqueza, apenas utilizei de uma metáfora para dizer que minha dúvida foi lançada no fórum, e uma outra de complexidade bem maior, lançada bem depois, teve sua resposta imediata. Aí deduzi, erroneamente, que não seria respondido ou que minha dúvida ficaria no esquecimento. Já obtive a resposta para minha dúvida, agradeço, antemão, ao colega Thadeu que me ajudou nesse sentido e também a voçê por ter recebido minha crítica de maneira salutar.
Entenda, por favor, que minha intenção é divulgar sobre a contribuição e a importância que esse site tem para todos os estudantes que objetiva um aprendizado descomplicado para a matemática.
Todos os colaboradores integrantes deste site tem cordialialidade fora do comum e muito boa vontade em ajudar as pessoas.

Agradeço mais uma vez e espero não ter sido mal interpretado!

Obrigado!
wsr
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Out 31, 2009 18:07
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Telecomunicações
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Luiz Augusto Prado » Ter Dez 22, 2009 15:27

Podia ter um botão de postar e editar visível.
Avatar do usuário
Luiz Augusto Prado
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 18:55
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Julia Araujo » Qui Mar 18, 2010 15:55

Eu notei que esse fórum é muito interessante, mas ele é muito parecido com o fórum que frequento pelas Olímpiadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP (que foi feito só para alunos medalhista da OBMEP 2008).
Aquele fórum que também frequento é "privado" . E esse? Pode ser usado por todos que quiserem??
Julia Araujo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 15:41
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Programa de Iniciação Científica Jr.
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Neperiano » Qui Mar 18, 2010 18:39

Ola

Quanto ao da OBM eu não sei como funciona, entertanto este aqui não qualquer um pode pariticipar tanto para ajudar ou para tirar duvidas, dar sugestões, etc.

Atenciosamente
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor hugo » Seg Mar 22, 2010 22:33

Olá Fabio.
Não tenho críticas, mas tenho uma sugestão.
A sugestão é indicar materiais e/ou algo do tipo, elogiar uma coleção de livros de matematica, sabe.

Atenciosamente
HUGO
hugo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 22, 2010 22:11
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
Área/Curso: Administraçao
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Seg Mar 22, 2010 23:50

hugo escreveu:Olá Fabio.
Não tenho críticas, mas tenho uma sugestão.
A sugestão é indicar materiais e/ou algo do tipo, elogiar uma coleção de livros de matematica, sabe.

Atenciosamente
HUGO


Obrigado pela contribuição, Hugo.

Mas poderia ser mais específico?

:y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor sirlenibatista » Qua Mar 24, 2010 00:17

Oi. sou novata no forum, tenho uma questão que está me atrapalhando, é sobre sua especialidade, matemática. Estou estudando para tentar o vestibular da sua universidade, a UFSCAR, é muito dificil? Se puder me ajude com minha duvida.
Obrigado!!
sirlenibatista
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mar 23, 2010 19:05
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Julia Araujo » Sex Abr 02, 2010 17:16

Obrigada por responder!
Julia Araujo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 15:41
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Programa de Iniciação Científica Jr.
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Neperiano » Sáb Mai 08, 2010 17:27

Ola

Tenho uma sugestão

Poderiamos criar um lugar para nos apresentarmos e falarmos do que gosta, qual areas da matematica gostamos mais, o que estamos estudando, etc. assim talvez poderia ser mais facil para procurar ajuda na hora que precisar pois o usuario saberia quem procurar, ou sei lah

Obrigado
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Julia Araujo » Sáb Mai 08, 2010 20:46

Adorei sua ideia e acredito que seja uma ótima opição.
Assim, todos teriam mais facilidades pra encontrar o que querem.
Julia Araujo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 15:41
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Programa de Iniciação Científica Jr.
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Douglasm » Sex Mai 14, 2010 12:49

Bom, eu tenho uma sugestão também! Acredito que o chat deveria ser restrito a usuários registrados. Por mais que ninguém aqui o use (acredito eu que seja até pela bagunça em que este se encontra), penso ser interessante fazer isso para pelo menos deixar o site mais organizado, livre de "paraquedistas".
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Julia Araujo » Sex Mai 14, 2010 21:12

Eu acho que não seja a melhor opção, Douglas.
Porque é bom que seja livre a todos para que eles possam conhecer o site e ver se eles gostam, para se cadastrarem aqui.
É claro que tem que ser um pouco mais organizado. Na minha opinião, o visitante não deveria ver os tópicos criados por nós sobre os problemas, só o fórum " por fora ".
Julia Araujo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 15:41
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Programa de Iniciação Científica Jr.
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Douglasm » Sex Mai 14, 2010 21:49

Entendo seu ponto. Só penso que quem realmente tem interesse em ter suas dúvidas sanadas pode perder 5 minutos, se cadastrar no fórum e fazer seus posts. Como disse, é uma questão de organização, tendo em conta também que quase ninguém é respondido pelo chat, ele acaba não servindo para aqueles que querem ajuda. Isso não é realmente um problema, mas enfim. Já sobre bloquear o acesso de não cadastrados aos tópicos é que seria "fechar" o site, já que é através disso que se conhece como funcionam as coisas.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Julia Araujo » Sáb Mai 15, 2010 00:12

É, nem pensei por esse lado.
Também vale a pena lembrar que não custa nada se inscrever aqui.
E além disso, quem quer uma "ajuda matemática" não vai olhar com o é o site, simplismente, vai ver se é de confiança (isso significa que se a gente quer mais pessoas aqui no fórum, temos que deixar ele mais organizado) e se inscrever, né?
Julia Araujo
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 18, 2010 15:41
Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
Área/Curso: Programa de Iniciação Científica Jr.
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Douglasm » Sáb Mai 15, 2010 09:44

Exatamente. Isso deixaria o site um pouco mais "bonitinho", penso eu. Outra coisa (esse muito simples) que poderia ser feita, é colocar naquela janela que abre quando entramos no site mais uma regra: "para cada nova dúvida abra um novo tópico". De vez em quando vejo pessoas que expõem suas dúvidas em tópicos abertos por terceiros. Isso não é muito frequente, mas vale a pena lembrar.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mai 15, 2010 16:02

Eu sou a favor da [b]retirada[/b] do chat do fórum, na verdade. Restringir o chat a apenas usuários registrados provavelmente não solucionará o problema, pois acredito que vários registrarão-se e continuarão a colocar questões do chat e depois reclamar que ninguém ajuda. Com a retirada, isso os força a criar novos tópicos (cuja chance de ser respondido é muito grande).
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Molina » Sáb Mai 15, 2010 16:57

Boa tarde.

A idéia do chat, na minha visão, era uma interação maior entre os usuários mais frequentes do forum. Por exemplo, essa discussão entre ter ou não o chat poderia estar sendo discutida no próprio chat, ao invés de um bate-papo pelo tópico. O fato de alguns usuários utilizarem o chat para tirar as dúvidas tem seu lado bom e ruim (já foi debatido por vocês). EU particularmente não dou muita importância ao chat, até porque quando entre e vejo que a última mensagem foi dita a um bom tempo atrás.

Apesar de ser colaborador so fórum, a organização dele depende de todos que utilizam o mesmo. Já fiz a solicitação de mais colaboradores, pois, infelizmente, há dias que passo sem visitar o forum por falta de tempo. Isso ajudaria a deixar o site mais estruturado e dimuniria o tempo de perguntas sem respostas. Ao acessar o forum eu olho rapidamente os topicos que estao a vista para ver se algum esta colocado em lugar errado. Caso haja, eu faço a substituição pro lugar certo. Outra coisa é verificar tópicos duplicados, onde é feito a exclusão de um deles. Isso é coisa rápida de ser feito, 4 ou 5 cliques é o suficiente. Feito isso, clico no link "tópicos sem respostas" e tento responde-los na medida do possível. Por ultimo verifico os tópicos que estão com respostas, porém sem uma definição ainda e tento ajudar.

Bom seria se tivesse tempo para fazer isso todo dia. Infelizmente não há. Então o tempo que resta cabo fazendo um desses "deveres".

Conto com a colaboração de quem gosta realmente de matemática e utiliza esta como uma ferramenta para o estudo!

Bom uso a todos e bom final de semana! :y:
Diego Molina | CV | FB | .COM
Equipe AjudaMatemática.com


"Existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem o sistema binário e as que não conhecem."
Avatar do usuário
Molina
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 1551
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 14:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - UFSC
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Douglasm » Dom Mai 16, 2010 10:34

Minha visão é a mesma que a sua Molina, que o chat deveria ser para interação de usuários mais frequentes, mas como é um pouco raro haver usuários frequentes online simultaneamente, o chat acaba sendo inútil mesmo, enfim. De qualquer modo, creio que o fórum está tendo boas colaborações, haja vista que quase nenhuma dúvida fica sem resposta por aqui. Está sendo de bom proveito a muitos, creio eu.
Avatar do usuário
Douglasm
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 270
Registrado em: Seg Fev 15, 2010 10:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Dom Mai 16, 2010 15:36

Olá a todos!
Que bom que outras opiniões estão surgindo, embora naturalmente controversas.

Agradeço a participação de todos: Maligno; Julia Araujo; Douglasm; Fantini.
Molina também, sempre agradeço pelo apoio na colaboração.


Citando alguns comentários, sobre a sugestão do Maligno, penso em criar uma seção claramente para tópicos GERAIS, assim lá poderão fazer esta "apresentação" citada.

Sobre o que escreveram Douglasm, Julia Araujo e Fantini, a idéia inicial do chat foi trazer "algo" a mais para o ambiente.
Compartilho as mesmas inquietações apresentadas, mas acredito que mesmo não tendo tanta utilidade, restringir ou eliminar não seja a solução.
Da mesma forma, impedir os visitantes de lerem os tópicos é uma posição de cada fórum, mas um pouco incoerente com a idéia de "ajuda".
Lembrando que os visitantes chegam em sua maioria através dos recursos de buscas que são eficientes justamente pelo fato do termos um fórum aberto.
Sabemos que o cadastro é simples e gratuito, mas como as pessoas são livres para decidir, é espontâneo e só teremos participantes que realmente quiserem, não devemos procurar uma alternativa para forçar.


Sobre a "colaboração", lembro a todos os participantes que temos uma forma de contato para quem quiser ajudar "oficialmente" o fórum, mais informações aqui: Colaboradores


Abraços!
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor hevhoram » Qui Jun 03, 2010 20:05

So tenho a elogiar esse belo trabalho que a equipe do ajuda matemática esta desenvolvendo. Otima iniciativa... um EAD de matemática.. ta de parabéns o grupo
Avatar do usuário
hevhoram
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 11:43
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: informática educacional
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Neperiano » Qui Set 23, 2010 17:39

Ola

Gente tenho mais uma sugestão ao grupo, estou vendo que a muitos lugares no site que seriam para mensagens, piadas assuntos of topic e as pessoas estão criando tópicos de duvidas, se tivessemos como organizar esses assunto acho que ficaria melhor

Ate
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor natanskt » Qua Out 06, 2010 15:06

estou perdido por aqui,ahsuhaus
onde eu coloco minha duvidas?
não achei a imagem ou link pra mim clicar em "novo Tópico"
natanskt
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 176
Registrado em: Qua Out 06, 2010 14:56
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: nenhum
Andamento: cursando

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor DanielRJ » Qua Out 06, 2010 16:13

[quote="natanskt"]estou perdido por aqui,ahsuhaus
onde eu coloco minha duvidas?
não achei a imagem ou link pra mim clicar em "novo Tópico"[/quote]

Basta clicar na sessão da referida materia. e aparecerá " Novo Topico" no canto superior esquerdo.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor DanielRJ » Qua Out 20, 2010 11:12

ola falta trocar o horario.
Avatar do usuário
DanielRJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sex Ago 20, 2010 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor admin » Sáb Out 23, 2010 04:28

danielcdd escreveu:ola falta trocar o horario.


Olá, obrigado por lembrar, o padrão foi alterado.
Adicionalmente, se persistir após o login, verificar em "Painel de Controle do Usuário / Preferências do Fórum / Horário de Verão ativado".
Fábio Sousa
Equipe AjudaMatemática.com
| bibliografia | informações gerais | arquivo de dúvidas | desafios

"O tolo pensa que é sábio, mas o homem sábio sabe que ele próprio é um tolo."
William Shakespeare
Avatar do usuário
admin
Colaborador Administrador - Professor
Colaborador Administrador - Professor
 
Mensagens: 886
Registrado em: Qui Jul 19, 2007 10:58
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática IME-USP
Andamento: formado

Re: Sugestões e/ou Críticas

Mensagempor Carlos » Dom Out 24, 2010 16:21

Boa tarde Fabio.
Como eu faço para entar em contato com os membros, exemplo para saber o e-mail particular de uma pessoa, para fazermos contato fora do ajudamatematica.
Tem membros deste site que estão fazendo o mesmo curso do que eu, e gostaria de me comunicar com eles mesmo fora desta comunidade.

Grato pela atenção
Carlos Antonio de Olveira
caooliver@ig.com.br
Carlos
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Out 24, 2010 10:04
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

AnteriorPróximo

Voltar para Informações Gerais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?