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distribuicao binominal e normal

Mensagempor almir_ic » Qui Jan 08, 2015 20:02

Ola a todos, gostaria de confirmar os calculos, se estao corretos ou se precisa acrescentar algo mais. grato

Lista de Exercícios – Distribuição Binomial e Normal

EXERCÍCIO 1: Um produtor de sementes vende pacotes com n = 20 sementes cada. Os pacotes que apresentarem mais de uma semente sem germinar são indenizados. A probabilidade de uma semente não germinar é p = 0,02. Seja X a variável “número de sementes que não germinaram”. Qual é a probabilidade de que um pacote não seja indenizado, isto é, P(X?1) = P(X=0) + P(X=1)?

ñ germinar=0,02
germinar=1-0,02=0,98

P(X=0) =C20,0 *0,02º *0,98²º
P(X=1)=C20,1 *0,02¹ *0,98¹?


EXERCÍCIO 2: Se a probabilidade de um certo gado sofrer uma dada reação nociva, resultante da injeção de um determinado soro, é p = 0,001. Seja X a variável “número de gados que sofreram a reação nociva”. Determinar a probabilidade de, entre n = 2.000 animais:
a) Exatamente 3 sofrerem aquela reação; Faça P(X=3)
b) Mais do que 2 sofrerem aquela reação. Faça P(X>2) = 1 - P(X ? 2)
a)
P=C2000,3 *0,001³ *(1-001)¹???

b)
P(x>2)=1 - P(X=0)-P(X=1)-P(X=2)

P(X=0)=(1-0,001)²ººº
P(X=1)=C2000,1 *0,001 *(1-001)¹???
P(X=2)=C2000,2 *0,001² *(1-001)¹???




EXERCÍCIO 3: Determine as probabilidades: (observe que neste exercício a variável já foi padronizada)
a) P(-1,25<Z<0) R: 0,3944
b) P(-0,5<Z<1,48) R: 0,6221
c) P(0,8<Z<1,23) R: 0,1026
d) P(Z>0,6) R: 0,2742
e) P(Z<0,92) R: 0,8212
f) P(0<Z<1,44) R: 0,4251
g) P(-0,85<Z<0) R:0,3023
h) P(-1,48<Z<2,05) R: 0,9104
i) P(0,72<Z<1,89) R: 0,2064
j) P(Z>-2,03) R: 0,9788





RESOLUCAO

a)
P(-1,25<Z<0)
=?(1,25)-?(0)
=0,8944-0,5=0,3944

b)
P(-0,5<Z<1,48)
=?(1,48)+?(-0,5)
=?(1,48)-[1-?(-0,5)]
=0,9306 -1+0,6915=0,6221

c)
P(0,8<Z<1,23)
=?(1,23)-?(0,8)
=0,8907-0,7881= 0,1026

d)
P(Z>0,6)
=1-?(,6)=1-0,7257=0,2743

e)
P(Z<0,92)
?(0,92)=0,8212

f)
P(0<Z<1,44)
?(1,44)-?(0)
0,9251-0,5=0,4251

g)
P(-0,85<Z<0)
?(0)-[1-?(0,85]
0,5-1+0,8023=0,3023

h)
P(-1,48<Z<2,05)
?(2,05)-[1-?1,48]
=0,9798-1+0,9306=0,9104

i)
P(0,72<Z<1,89)
?(1,89)-?(0,72)
=0,9706-0,7642=0,2064

j)
P(Z>-2,03)
1-(1-?(2,03))
=?(2,03)=0,9788

EXERCÍCIO 4: Um teste padronizado de escolaridade tem distribuição normal com média 100 e desvio padrão 10. Determine a probabilidade de um indivíduo submetido ao teste ter nota maior que 120?

P(X>120)=P{(X-100)/10>((120-100)/10}
=P{Z>0,2}=1-?(0,2)=1-0,5793=0,4207 ou 42,07%


EXERCÍCIO 5: Os pesos de 600 estudantes são normalmente distribuídos com média 65,3kg e desvio-padrão 5,5kg. Determine o número de estudantes que pesam entre 60 e 70kg.

P(60<X<70)=P{(60-65,3)/5,5<(X-65,3)/5,5)...
=P{-0,96 <Z <0,86}

=?(0,86)-[1-?(0,96)]

=0,8051-1+0,8315=0,6366 ou 63,66%
600*0,6366 ~382 estudantes
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?