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Mala em movimento

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Mala em movimento

Mensagempor Cleyson007 » Ter Jan 15, 2013 16:41

Boa tarde a todos!

Considere uma mala postal (com massa de 120\,kg) suspensa por uma corda de 3,5\,m de comprimento. A mala sofre um deslocamento lateral para a posição 2,0\,m da sua posição original (mantendo a corda sempre esticada). Pergunta-se:

a) Para que a mala seja mantida na nova posição, qual o módulo da força horizontal necessária?
b) Para que a mala seja deslocada até essa posição, qual o trabalho realizado pela corda? E pela pessoa que faz causadora do deslocamento horizontal?

Gabarito: a) 820N e b) 740J

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Abraço,

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Re: Mala em movimento

Mensagempor Russman » Ter Jan 15, 2013 22:01

Não sei se eu interpretei mal o problema ou o gabarito está errado. De onde é essa questão?
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Re: Mala em movimento

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jan 16, 2013 09:46

Bom dia Russman!

Preferi anexer o exercício abaixo. Obs.: Conferi o gabarito, e está correto mesmo..

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Abraço,

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Re: Mala em movimento

Mensagempor Russman » Qua Jan 16, 2013 19:21

Inicialmente temos a mala ( partícula vermelha) na posição, adotando um eixo vertical y e um horizontal x, (x,y) = (0,0). Ela encontra-se em equilíbrio, de forma que seu Peso(P) é balanceado pela tensão(T) na corda.

\overrightarrow{T}+\overrightarrow{P}=0

ScreenHunter_03 Jan. 15 21.10.gif


Deslocando a mala para a posição (x,y) = (2,0) vamos ter o seguinte diagrama de forças, onde a nova tensão T' foi decomposta em componentes horizontal (T'_x) e vertical (T'_y) e o vetor em verde representa a força \overrightarrow{F} feita pelo funcionário para deslocar a mala.

ScreenHunter_05 Jan. 15 21.18.gif


Como na situação anterior, a mala deve permanecer em equilíbrio, isto é, a soma das força sque agem sobre ela tanto horizontalmente quanto verticalmente deve ser nula. Dessa forma temos:

\left\{\begin{matrix}
T'\cos \theta = F\\ 
T'\sin \theta =mg
\end{matrix}\right.

onde \theta é o menor ângulo formado entre a corda e o eixo horizontal.

Dividindo uma equação pela outra, temos

\frac{1}{\tan \theta } = \frac{F}{mg} \Rightarrow F = \frac{mg}{\tan \theta }

e como, trigonometricamente, \tan \theta = \frac{L}{d} , onde L é o comprimento da corda e d o distanciamento horirontal, então

F = \frac{mg}{\tan \theta } =  \frac{mgd}{L}

Mas o resultado não bate com o gabarito. Das duas, uma: ou o gabarito está errado ou interpretamos mal a situação. Vamos ver o que os colegas dizem.
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Re: Mala em movimento

Mensagempor Russman » Qua Jan 16, 2013 19:37

Só se a corda for inextensível.

ScreenHunter_06 Jan. 16 19.33.gif


Mas, mesmo assim, o gabarito continua não fechando, pois

\tan \theta =\frac{\sqrt{8,25}}{2}\simeq 1,44

e

F = \frac{1200}{1,44} \simeq 833.

Pode ser erro de aproximação também. Não sei.
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Re: Mala em movimento

Mensagempor Cleyson007 » Qui Jan 17, 2013 09:02

Bom dia Russman!

Amigo, muito obrigado pela excelente explicação! Também não encontrei erro.. Não entendo porque não bate com o gabarito de forma alguma *-)

Vamos aguardar e ver se alguém tem algo para compartilhar conosco.

Mais uma vez, muito obrigado.

Abraço,

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?