• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Áreas de superfícies planas

Sub-seção para materiais das disciplinas relacionadas à Geometria.
Utilize a área de pedidos para outros ou caso a sub-seção da disciplina ainda não possua material.

Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos, bibliografias etc.
Regras do fórum
O objetivo desta seção é compartilhar alguns materiais dos próprios alunos do IME-USP, formandos e formados, das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática.

Dentre os materiais, organizados por disciplinas, você encontrará:
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos e bibliografias, além de outros materiais indicados ou fornecidos pelos próprios professores.
A fonte e os créditos do autor devem ser citados sempre que disponíveis.

O intuito deste compartilhamento é favorecer um estudo complementar.

Utilize a seção de pedidos para outros ou caso a sub-seção ainda não possua material.
A pesquisa do fórum facilita a localização de materiais e outros assuntos já publicados.

Áreas de superfícies planas

Mensagempor andersontricordiano » Dom Mar 13, 2011 02:34

Os moradores de um condomínio pretendiam construir um enfeite natalino que consistiria de um painel colorido circundado por um cordão de lâmpadas.
Inicialmente projetou-se um formato de triângulo eqüilátero e foi construído o apoio do cordão da base.
Utilizou-se a base já construída,e a altura do painel foi duplicada, ficando este com o formato de um triângulo isósceles.
Qual foi o percentual de acréscimo observado em relação ao projeto original:

a)Quanto ao comprimento do cordão?
b)Quanto à área do painel?

Detalhes as respostas são:

a)53,5% aproximadamente
b)100%


Obrigado quem me ajudar a resolver esse calculo!
andersontricordiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Mar 04, 2011 23:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Áreas de superfícies planas

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 13, 2011 03:53

Se fosse um triângulo equilátero de lado \ell, a altura seria h = \frac{\ell \sqrt{3}}{2} e a área A = \frac{\ell \sqrt{3}}{4}. Dobrando sua altura, ficamos com h_1 = \frac{2 \ell \sqrt{3}}{2}, logo, h_1 = 2h e sua nova área A_1 = \frac{2 \ell \sqrt{3}}{4} = 2A. Assim, é fácil ver que a área aumentou 100%. Vamos ao comprimento:

O lado esticado continua formando um triângulo retângulo com a nova altura e a base, portanto usando o teorema de pitágoras:

L^2 = \frac{12\ell^2}{4} + \frac{\ell^2}{4} \Rightarrow L^2 = \frac{13 \ell^2}{4} \Rightarrow L = \frac{\ell \sqrt{13}}{2}

Logo, o novo perímetro é P_1 = \ell \sqrt{13} + \ell = \ell ( 1 + \sqrt{13}), o perímetro antigo é P = 3 \ell. Fazendo a razão:

\frac{P_1}{P} = \frac{1 + \sqrt{13}}{3} \approx 1,535 \Rightarrow P_1 = 1,535 P, mostrando assim que o novo perímetro aumentou de 53,5%.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Geometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59