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Regras de Inferência - Lógica Matemática

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  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qua Nov 09, 2011 16:39

Olá! boa tarde! Eu estou com grandes dúvidas a respeito de como aplicar as regras de inferência na validação de argumentos. Não consigo memorizar as regras. O que eu faço? Existe alguma técnica para validar argumentos de uma forma menos "sufocante"? Preciso de ajuda emergencial. Agradeço.
Osman
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Neperiano » Qua Nov 09, 2011 17:07

Ola

Eu não sei pra memoriza estas regras de inferência, mas olhe como faço com números de celular

96837028- eu gravo de 2 em 2 numeros

96 ano que o gremio (meu time) foi campeão brasileiro
83 ano que o gremio foi campeão do mundo
70 ano que o brasil ganho o tri campeonato mundial
28 penso no número 24 que é engraçado e somo mais 4

Ou seja eu levei em conta o esporte

Tente criar conexão com algo que você gosta, a questão não é só decorar, mas tentar entender e memorizar

Atenciosamente
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 17:25

Osman, sinceramente não consigo entender sua dificuldade. O que você quer dizer por "regras de inferência"? Qual é o sentido de "validar argumentos de forma menos sufocante"? Se você pudesse nos dar um exemplo ou postar um enunciado que você tenha dificuldade, conseguiríamos ajudar mais facilmente.
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qui Nov 10, 2011 22:00

Então, Marcelo Fantini, eu vou mostrar um exemplo de argumento para ser validado: \sim p\rightarrow q, q\rightarrow\sim r, r V s |- \sim s\rightarrow p. As regras de inferência são os métodos a serem utilizados no processo de validação deste argumento. Isso é lógica proposicional, um assunto que está sendo abordado no meu curso de Licenciatura em Informática. Espero que vc possa me ajudar. Obrigado pela atenção. Também agradeço ao Neperiano pela dica de memorização. Eu já tentei auxílio com internet, livros, mas ainda assim continua complicado.
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 10, 2011 22:59

Eu acredito que o melhor jeito de pensar em lógica não é escrever um monte de símbolos e tentar interpretá-los, mas redigi-los e compreender o seu significado. No seu caso, pelos símbolos torna-se difícil tal compreensão. O que me parecer ser é "não P implica Q, Q implica não R, R ou S, então não S implica P." É isto?
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qui Nov 10, 2011 23:19

É isso mesmo, Marcelo! Neste caso, O "não S implica em P" seria a conclusão do argumento e o que eu tenho que fazer é entrar num processo entre as premissas ("não P implica Q, Q implica não R, R ou S) que valide esta conclusão. Se eu chegar em "não S implica em P" o argumento é válido, do contrário, é inválido. Para este processo de validação existe uma série de regras de inferências que levam, ou não, à conclusão do argumento. Como são muitas, não sei como identificar a melhor regra a ser utilizada em cada caso. É essa a minha dificuldade.
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 11, 2011 00:31

Vamos trabalhar aos poucos.

Pelas duas primeiras, temos: \neg P \implies Q e Q \implies \neg R. Daí, podemos concluir \neg P \implies \neg R. Pela negação, podemos afirmar que R \implies P.

Agora, vamos voltar a nossa atenção a R \vee S. Para que esta afirmação seja verdadeira, temos três casos: R pode ser verdadeiro e S não; R pode ser verdadeiro e S também; R não é verdadeiro mas S é. Em outras palavras pelo menos um deles tem que ser verdadeiro. Por isso dizemos que em matemática o "ou" é inclusivo, ao invés da fala comum que usamos como exclusivo (exemplo: "você quer café normal ou descafeinado?").

Pois bem, vamos unir as nossas conclusões para resolver o problema. Sabemos primeiro que R \implies P. Ou seja, R de fato acontece e portanto obrigatoriamente a relação R \vee S é satisfeita, não interessando se S acontece ou não, portanto podemos afirmar que \neg S \implies P. Analogamente, \neg P \implies S, porém neste caso o que somos levados a ver que S acontece mas R não, pela condição anterior.

Espero que tenha ficado claro.
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Sáb Nov 12, 2011 21:17

Ficou muito claro, Marcelo! Muito obrigado pela ajuda. Eu passei a observar com mais atenção as regras de inferência que estão no meu livro e consegui entendê-las um pouco mais. Agradeço muito a atenção. Gostei muito do fórum, vocês dão um suporte espetacular.
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Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor nietzsche » Sáb Nov 12, 2011 23:32

Osman,
para resolver problemas desse tipo também se pode usar algum método (método Tabelaux http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dos_Tableaux). No seu caso, o que era para se verificar é se de um conjunto de fórmulas vc pode deduzir uma outra. É um pouco diferente do que o Marcelo Fantini respondeu, visto que esse problema é mais pra lógica do que matemática.
Um livro muito bacana sobre o assunto é: MORTARI, César A. Introdução à lógica. Nele você poderá entender melhor sobre sua dúvida.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.