• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Regras de Inferência - Lógica Matemática

Materiais sobre Lógica.
Utilize a seção de pedidos para outros que não estejam disponíveis.

As fontes dos arquivos serão diversas e deverão ser citadas sempre que possível, mantendo totalmente os créditos dos respectivos autores.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qua Nov 09, 2011 16:39

Olá! boa tarde! Eu estou com grandes dúvidas a respeito de como aplicar as regras de inferência na validação de argumentos. Não consigo memorizar as regras. O que eu faço? Existe alguma técnica para validar argumentos de uma forma menos "sufocante"? Preciso de ajuda emergencial. Agradeço.
Osman
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 16:05
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Informática
Andamento: cursando

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Neperiano » Qua Nov 09, 2011 17:07

Ola

Eu não sei pra memoriza estas regras de inferência, mas olhe como faço com números de celular

96837028- eu gravo de 2 em 2 numeros

96 ano que o gremio (meu time) foi campeão brasileiro
83 ano que o gremio foi campeão do mundo
70 ano que o brasil ganho o tri campeonato mundial
28 penso no número 24 que é engraçado e somo mais 4

Ou seja eu levei em conta o esporte

Tente criar conexão com algo que você gosta, a questão não é só decorar, mas tentar entender e memorizar

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 17:25

Osman, sinceramente não consigo entender sua dificuldade. O que você quer dizer por "regras de inferência"? Qual é o sentido de "validar argumentos de forma menos sufocante"? Se você pudesse nos dar um exemplo ou postar um enunciado que você tenha dificuldade, conseguiríamos ajudar mais facilmente.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qui Nov 10, 2011 22:00

Então, Marcelo Fantini, eu vou mostrar um exemplo de argumento para ser validado: \sim p\rightarrow q, q\rightarrow\sim r, r V s |- \sim s\rightarrow p. As regras de inferência são os métodos a serem utilizados no processo de validação deste argumento. Isso é lógica proposicional, um assunto que está sendo abordado no meu curso de Licenciatura em Informática. Espero que vc possa me ajudar. Obrigado pela atenção. Também agradeço ao Neperiano pela dica de memorização. Eu já tentei auxílio com internet, livros, mas ainda assim continua complicado.
Osman
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 16:05
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Informática
Andamento: cursando

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Qui Nov 10, 2011 22:59

Eu acredito que o melhor jeito de pensar em lógica não é escrever um monte de símbolos e tentar interpretá-los, mas redigi-los e compreender o seu significado. No seu caso, pelos símbolos torna-se difícil tal compreensão. O que me parecer ser é "não P implica Q, Q implica não R, R ou S, então não S implica P." É isto?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Qui Nov 10, 2011 23:19

É isso mesmo, Marcelo! Neste caso, O "não S implica em P" seria a conclusão do argumento e o que eu tenho que fazer é entrar num processo entre as premissas ("não P implica Q, Q implica não R, R ou S) que valide esta conclusão. Se eu chegar em "não S implica em P" o argumento é válido, do contrário, é inválido. Para este processo de validação existe uma série de regras de inferências que levam, ou não, à conclusão do argumento. Como são muitas, não sei como identificar a melhor regra a ser utilizada em cada caso. É essa a minha dificuldade.
Osman
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 16:05
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Informática
Andamento: cursando

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor MarceloFantini » Sex Nov 11, 2011 00:31

Vamos trabalhar aos poucos.

Pelas duas primeiras, temos: \neg P \implies Q e Q \implies \neg R. Daí, podemos concluir \neg P \implies \neg R. Pela negação, podemos afirmar que R \implies P.

Agora, vamos voltar a nossa atenção a R \vee S. Para que esta afirmação seja verdadeira, temos três casos: R pode ser verdadeiro e S não; R pode ser verdadeiro e S também; R não é verdadeiro mas S é. Em outras palavras pelo menos um deles tem que ser verdadeiro. Por isso dizemos que em matemática o "ou" é inclusivo, ao invés da fala comum que usamos como exclusivo (exemplo: "você quer café normal ou descafeinado?").

Pois bem, vamos unir as nossas conclusões para resolver o problema. Sabemos primeiro que R \implies P. Ou seja, R de fato acontece e portanto obrigatoriamente a relação R \vee S é satisfeita, não interessando se S acontece ou não, portanto podemos afirmar que \neg S \implies P. Analogamente, \neg P \implies S, porém neste caso o que somos levados a ver que S acontece mas R não, pela condição anterior.

Espero que tenha ficado claro.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor Osman » Sáb Nov 12, 2011 21:17

Ficou muito claro, Marcelo! Muito obrigado pela ajuda. Eu passei a observar com mais atenção as regras de inferência que estão no meu livro e consegui entendê-las um pouco mais. Agradeço muito a atenção. Gostei muito do fórum, vocês dão um suporte espetacular.
Osman
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 16:05
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Informática
Andamento: cursando

Re: Regras de Inferência - Lógica Matemática

Mensagempor nietzsche » Sáb Nov 12, 2011 23:32

Osman,
para resolver problemas desse tipo também se pode usar algum método (método Tabelaux http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dos_Tableaux). No seu caso, o que era para se verificar é se de um conjunto de fórmulas vc pode deduzir uma outra. É um pouco diferente do que o Marcelo Fantini respondeu, visto que esse problema é mais pra lógica do que matemática.
Um livro muito bacana sobre o assunto é: MORTARI, César A. Introdução à lógica. Nele você poderá entender melhor sobre sua dúvida.
nietzsche
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 14:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Lógica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: cálculo de limites
Autor: Hansegon - Seg Ago 25, 2008 11:29

Bom dia.

Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado

\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]


Assunto: cálculo de limites
Autor: Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25

\lim_{x\rightarrow-1} \frac{{x}^{3}+1}{{x}^{2}-1}

Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.

Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo. :y:

Caso ainda não tenha dado uma :idea:, avisa que eu resolvo.

Bom estudo!


Assunto: cálculo de limites
Autor: Guill - Dom Abr 08, 2012 16:03

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{x^3+1}{x^2-1}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x+1)(x^2-x+1)}{(x+1)(x-1)}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x^2-x+1)}{(x-1)}=\frac{-3}{2}