• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

M ajudem por favor!!

Materiais sobre Lógica.
Utilize a seção de pedidos para outros que não estejam disponíveis.

As fontes dos arquivos serão diversas e deverão ser citadas sempre que possível, mantendo totalmente os créditos dos respectivos autores.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

M ajudem por favor!!

Mensagempor Biacbd » Seg Jan 18, 2010 15:39

Gente essas questões são sobre lógica e como ñ tem um tópico sobre o tema de raciocínio lógico decidi escrever essas questões em todos os tópicos de matemática. Queria que alguém m ajudasse m explicando como resolve kd questão,pois o gabarito já tenho. :)

01. Sejam P e Q variáveis proposicionais que podem ter valorações,ou serem julgadas verdadeiras (V) ou falsas (F).A partir dessas variáveis ,podem ser obtidas novas proposições,tais como: a proposição condicional,denotada por P → Q,que será F quando P for V e Q for F, e V nos outros casos; a disjunção de P e Q,denotada por P ∨ Q,que será F somente quando P e Q forem F,e V nas outras situações; a conjunção de P e Q,denotada por P Λ Q,que será V somente quando P e Q forem V e, em outros casos,será F; e a negação de P denotada por ~P,que será F,se P for V e será V,se P for F.Uma tabela de valorações para uma dada proposição é um conjunto de possibilidades V ou F associadas a essa proposição.

A partir dessas informações do texto acima,julgue os itens subsequentes.

a. As proposições (P ∨ Q) → S e (P→S) ∨ (Q→S) possuem tabelas de valorações iguais

b.O número de tabelas de valorações distintas que podem ser obtidas para proposições com exatamente duas variáveis proposicionais é igual a 24.

Gabarito: a. E b. C

02. Julgue os itens:

a. De acordo com a regra da contradição,P→Q é verdadeira quando ao supor P Λ ~Q verdadeira,obtém-se uma contradição.

b. Considere que,em um pequeno grupo de pessoas,G, envolvidas em um acidente,haja apenas dois tipos de indivíduos:aqueles que sempre falam a verdade e os que sempre mentem.Se,do conjunto G,o indivíduo P afirmar que o indivíduo Q fala a verdade,e Q afirmar que P e ele são tipos opostos de indivíduos,então,nesse caso,é correto concluir que P e Q mentem.

Gabarito: a. C b. C

03.As sentenças S1,S2 e S3 a seguir são notícias acerca da bacia de Campos-RJ,extraídas e adaptadas da revista comemorativa dos 50 anos da PETROBRAS.

S1: Foi descoberto óleo no campo de Garoupa,em 1974.
S2: Foi batido o recorde mundial em perfuração horizontal,em profundidade de 905 m,no campo de Marlim,em 1995.
S3:Foi iniciada a produção em Moreia e foi iniciado o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Aguas Profundas(PROCAP),em 1986.

Julgue os itens:

a. A negação da união de S1 e S2 pode ser expressa por:Se não foi descoberto óleo no campo de Garoupa,em 1974,então não foi batido o recorde mundial em perfuração horizontal,em profundidade de 905 m, no campo de Marlim,em 1995.

b. A negação de S3 pode ser expressa por:Ou não foi iniciada a produção em Moreia ou não foi iniciado o Prigrama de Desenvolvimento Tecnológico em Aguas Profundas(PROCAP),em 1986.

Gabarito: a.E b.C

04.Dizer que "André é artista ou Bernardo não é engenheiro" é logicamente equivalente a dizer que:

Gabarito: Se Bernardo é engenheiro,então André é artista.

05.Dizer que "Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista" é do ponto de vista lógico,o mesmo que dizer que:

Gabarito: Se Pedro é pedreiro,então Paulo é paulista.

06. Se Pedro é pinto ou Carlos é cantor,Mário não é médico e Silvio não é sociólogo.Dessa premissa pode-se corretamente concluir que,

Gabarito: Se Pedro é pintor e Carlos não é cantor,Mário é médico ou Silvio não é sociólogo.

07. Na formatura de Hélcio,todos os que foram à solenidade de colação de grau estiveram,antes,no casamento de Hélio.Como nem todos os amigos de Hélcio estiveram no casamento de Hélio,conclui-se que,dos amigos de Hélcio:

Gabarito:Pelo menos um não foi à solenidade de colação de grau de Hélcio.

08.Todas as amigas de Aninha que foram à sua festa de aniversário estiveram,antes,na festa de aniversário de Betinha.Como nem todas amigas de Aninha estiveram na festa de Betinha ,conclui-se que,das amigas de Aninha:

gabarito:Pelo menos uma não foi à festa de Aninha
Biacbd
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 19:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Voltar para Lógica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?