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Estatistica

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    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Estatistica

Mensagempor antonioandrade » Qui Nov 19, 2009 12:03

Olá pessoal,
Estou começando em estatistica e me deparei com a seguinte questão:
Qual o salário médio dos funcionários conforme estudo abaixo.
Faixa salarial frequencia
1000|-------2000 20
2000|-------3000 18
3000|-------4000 9
4000|-------5000 3

As respostas possiveis são: 2637 2520 2500 2420 2400
Alguém pode me ajudar? :-D
antonioandrade
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Re: Estatistica

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Nov 19, 2009 17:53

Olá António,
A resposta que considero correcta é:
Média = 2400
Em anexo apresento a tabela de frequências absolutas e o cálculo da média.

Adeus e espero ter ajudado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Estatistica

Mensagempor antonioandrade » Dom Nov 29, 2009 09:54

:y: valeu!
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Re: Estatistica

Mensagempor dolby » Ter Dez 01, 2009 22:23

Alguem pode me ajudar?
Estou com dificuldade em fazer esse exercício.
1ª PARTE - Com o objetivo de testar se a diferença de odor em sorvetes de morango é percebida por degustadores, efetuou-se o seguinte experimento: para cada um dos 08(oito) degustadores selecionados para o experimento, foram dadas, em ordem aleatória e sem identificação, duas amostras de sorvete, sendo uma com odor mais forte e outra normal. As amostras de sorvete foram elaboradas de forma tão similar quanto possível, com exceção da intensidade de odor, que é a característica em estudo. Os resultados do experimento mostraram que dos oito degustadores, seis indicaram corretamente o sorvete de odor mais intenso. Considerando um nível de significância de 5%, construa um teste do valor p para a hipótese nula = o degustador não consegue identificar a diferença de odor; 2ª PARTE – Recalcule o teste com 35 degustadores, e ainda tendo apenas seis resultados que distinguiram o odor.
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Re: Estatistica

Mensagempor Neperiano » Sex Set 17, 2010 15:38

Ola

Evite postar questões em mesmos topicos de outras pois assim fica mais dificil fazer referencia
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?