Materiais sobre Cálculo.
Utilize a seção de pedidos para outros que não estejam disponíveis.
As fontes dos arquivos serão diversas e deverão ser citadas sempre que possível, mantendo totalmente os créditos dos respectivos autores.
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por Jaison Werner » Ter Jan 04, 2011 16:56
X4+5X2-6=0
X4+5X2-6=(X2)2+5X-6=0
USANDO O ARTIFICIO :X2= Y
TEMOS:
Y2+5Y-6=0
SOMA DAS RAIZES: S=-B/a= -5/1=-5
produto das raizes:P=C/a= 6/1=6
y=1
calculo de x:
Artificio: X2= Y
Para Y= 1 = X2=1 =X= +-1
Para Y =6=X2= 6 = X= +- 6
ESTA CERTO ESTA CONTA?
-
Jaison Werner
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 82
- Registrado em: Sex Abr 23, 2010 20:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em matematica
- Andamento: cursando
por davi_11 » Ter Jan 04, 2011 20:10
"Se é proibido pisar na grama, o jeito é deitar e rolar..."
-
davi_11
- Usuário Dedicado
-
- Mensagens: 47
- Registrado em: Sex Abr 02, 2010 22:47
- Localização: Leme - SP
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Curso técnico em eletrotécnica
- Andamento: formado
por Jaison Werner » Sex Jan 07, 2011 18:42
ESTÁ CERTO DESSA RESPOSTA?
-
Jaison Werner
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 82
- Registrado em: Sex Abr 23, 2010 20:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em matematica
- Andamento: cursando
por Dan » Sex Jan 07, 2011 19:42
Desde quando
???
As respostas são
ou
Eu acho que o Davi quis dizer que
Eu conferi e encontrei essas mesmas respostas. Qual é a dúvida?
-
Dan
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 101
- Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Equação biquadrada.
por Molina » Qui Jul 30, 2009 22:55
- 0 Respostas
- 1619 Exibições
- Última mensagem por Molina
Qui Jul 30, 2009 22:55
Sistemas de Equações
-
- Equação Biquadrada
por Flavio Cacequi » Sex Abr 20, 2018 07:30
- 0 Respostas
- 1957 Exibições
- Última mensagem por Flavio Cacequi
Sex Abr 20, 2018 07:30
Equações
-
- [Equação biquadrada]
por amandasousa_m » Dom Jul 21, 2013 19:02
- 2 Respostas
- 1533 Exibições
- Última mensagem por amandasousa_m
Seg Jul 22, 2013 10:34
Equações
-
- Equação - Dúvida básica sobre a proporcionalidade de equação
por FelipeGM » Qui Jan 12, 2012 19:05
- 4 Respostas
- 7346 Exibições
- Última mensagem por FelipeGM
Sáb Jan 14, 2012 13:16
Álgebra Elementar
-
- Equação - como montar a equação desse problema?
por _Manu » Qua Jul 04, 2012 03:37
- 7 Respostas
- 12640 Exibições
- Última mensagem por _Manu
Qui Jul 05, 2012 01:49
Sistemas de Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.