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Cães conhecem Cálculo?

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    Bons estudos!

Cães conhecem Cálculo?

Mensagempor Molina » Sáb Jul 19, 2008 16:32

Um pesquisador fez o seguinte experimento com seu cão:
Localizado num ponto A, ao lado de seu cão e na margem de um rio de 10 metros de largura, o pesquisador lança um disco na margem oposta desse rio, num ponto B, localizado a uma distância de 100 metros do ponto A (medida paralelamente à margem do rio). O cão então segue em busca do disco, percorrendo uma parte do trajeto por terra e a uma valocidade {V}_{T}=10 m/s e mergulhando no rio num ponto C, percorrendo outra parte do trajeto na água com velocidade {V}_{A}=4 m/s. Medindo a distância entre A e C, ele encontrou 96m.
Mais tarde, calculando a que distância do ponto A o cão deveria pular na água afim de que o tempo para chegar até o disco fosse minimizado, o pesquisador encontrou um resultado surpriendente:

Fazendo um esboço do problema, temos:
Imagem
onde a linha em vermelho foi o trajeto percorrido pelo cão.

O tempo gasto em terra é: {t}_{T}=\frac{{S}_{T}}{{V}_{T}}=\frac{100-x}{10}=10-\frac{1x}{10}

O tempo gasto na água é: {t}_{A}=\frac{{S}_{A}}{{V}_{A}}=\frac{\sqrt[]{100+{x}^{2}}}{4}

O tempo total é uma função de x: t(x)={t}_{T}+{t}_{A}=10-\frac{1x}{10}+\frac{\sqrt[]{100+{x}^{2}}}{4}

Era necessário encontrar o ponto de mínimo absoluto dessa função, ou seja, o ponto em que o cão pulou na água realizando o menor tempo possível. Para isso, deriva-se a função:
t'(x)=-\frac{1}{10}+\frac{x}{4\sqrt[2]{100+{x}^{2}}}

Para saber o mínimo absoluto a derivada tem que ser igual a ZERO, logo:
t'(x)=0\Rightarrow-\frac{1}{10}+\frac{x}{4\sqrt[2]{100+{x}^{2}}}=0\Rightarrow\frac{1}{10}=\frac{x}{4\sqrt[2]{100+{x}^{2}}}\Rightarrow x=\frac{20}{\sqrt[]{21}}

Este é um ponto de mínimo local e absoluto, pois a t``(x) (segunda derivada) é igual a \frac{25}{{(100+{x}^{2})}^{\frac{1}{2}}} que é maior que ZERO \forall x\in R. Logo o gráfico é côncavo para cima e no ponto x=\frac{20}{\sqrt[]{21}} ocorre t'(x)=0, o que garante que x=\frac{20}{\sqrt[]{21}} é o ponto onde ocorre o valor mínimo absoluto.

Agora o mais impressionante:
\frac{20}{\sqrt[]{21}}=4,364357...

100-4,364357...=95,635664...\approx96

:idea: CONCLUSÃO: CÃES CONHECEM CÁLCULO! :idea:
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Re: Cães conhecem Cálculo?

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jun 17, 2009 11:20

Olá Molina!

Esse exercício é interessente hein...

Esse cão é super dotado rsrsrsrsrrs.

Muito bom!!!

Até mais.

Um abraço.
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?