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[artigo] Uma dedução comentada da fórmula de Bhaskara

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[artigo] Uma dedução comentada da fórmula de Bhaskara

Mensagempor admin » Qui Mai 15, 2008 15:44

Sendo f uma função do segundo grau, temos:
f(x) = ax^2+bx+c

Com a,b,c \in \Re e a\neq 0.


O objetivo é encontrar uma expressão que determine as raízes desta função.
Ou seja, quais os valores para x onde:
f(x) = 0


Portanto, o que de fato buscamos é "isolar" x nesta equação:

ax^2+bx+c = 0

Vamos dividir por a os dois membros da equação.


\frac{ax^2+bx+c}{a} = \frac{0}{a}

\frac{ax^2}{a}+\frac{bx}{a}+\frac{c}{a} = \frac{0}{a}

1\cdot x^2+\frac{b}{a}x+\frac{c}{a} = 0

x^2+\frac{b}{a}x+\frac{c}{a} = 0

Agora, subtrairemos \frac{c}{a}:


x^2+\frac{b}{a}x+\underbrace{\frac{c}{a} - \frac{c}{a}}_{=0} = 0 - \frac{c}{a}

x^2+\frac{b}{a}x = - \frac{c}{a}

Antes de prosseguir, lembre-se de um quadrado perfeito, onde:

(a+b)^2 = a^2+2ab+b^2

Proveniente da propriedade distributiva (a+b)\cdot (a+b).

Vamos "criar" um quadrado perfeito no primeiro membro da equação.
Para facilitar a visualização, vamos reescrever o quadrado perfeito com outras letras:
(x+z)^2 = x^2+2xz+z^2

Se chamarmos \frac{b}{a}x = 2xz, assim:


x^2+\underbrace{\frac{b}{a}x}_{=2xz} = - \frac{c}{a}

Podemos somar e em seguida subtrair z^2, sem alterarmos a equação, pois z^2-z^2 = 0


x^2+\underbrace{\frac{b}{a}x}_{=2xz} + z^2 - z^2 = - \frac{c}{a}

De modo que assim podemos destacar um quadrado perfeito:


\underbrace{x^2+\frac{b}{a}x+ z^2}_\text{quadrado perfeito} - z^2 = - \frac{c}{a}

E fazendo a substituição da variável z, lembrando que:
\frac{b}{a}x = 2xz

\frac{b}{a} = 2z

z = \frac{b}{2a}



\underbrace{x^2+\frac{b}{a}x+ \left( \frac{b}{2a} \right)^2}_\text{quadrado perfeito} - \left( \frac{b}{2a} \right)^2 = - \frac{c}{a}

Com o quadrado perfeito visualizado, vamos reescrever a equação:


\underbrace{\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2}_\text{quadrado perfeito} - \left( \frac{b}{2a} \right)^2 = - \frac{c}{a}

Somando \left( \frac{b}{2a} \right)^2 nos dois membros:


\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2 = \left( \frac{b}{2a} \right)^2 - \frac{c}{a}

\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2 = \frac{b^2}{(2a)^2} - \frac{c}{a}

\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2 = \frac{b^2}{4a^2} - \frac{c}{a}

Deixando o segundo membro com o mesmo denominador (m.m.c.):


\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2 = \frac{b^2- 4ac}{4a^2}

Extraindo a raiz quadrada dos dois membros:


\sqrt{\left( x+ \frac{b}{2a} \right)^2} = \sqrt{\frac{b^2- 4ac}{4a^2}}

Aqui, cuidado, note que:

\sqrt{\alpha^2} = |\alpha|

Pois como \alpha \in \Re está elevado ao quadrado e a raiz deve ser positiva, eis o papel do módulo: garantir que o resultado da raiz seja positivo, mesmo que \alpha seja negativo.

Lembrando a definição de módulo:
|\alpha| = \left\{
\begin{matrix}
\alpha & se & \alpha \geq 0 \\
-\alpha & se & \alpha < 0 \\
\end{matrix}
\right.

Veja em um exemplo o papel e importância do módulo, com \alpha = -2:
\sqrt{(-2)^2} = |-2| = 2

De fato, pois:
\sqrt{(-2)^2} = \sqrt{4} = 2

Veja o que aconteceria se não utilizássemos o módulo:
\xcancel{
\begin{array}{l}
\sqrt{\alpha^2} = \alpha \\ \\
\sqrt{(-2)^2} = -2
\end{array}
}
Não deve ocorrer no conjunto dos números reais.

Após estas observações, vamos utilizar módulo na simplificação da raiz:


\left| x+ \frac{b}{2a} \right| = \sqrt{\frac{b^2- 4ac}{4a^2}}

Separando as raízes do segundo membro, numerador e denominador:


\left| x+ \frac{b}{2a} \right| = \frac{\sqrt{b^2- 4ac}}{\sqrt{4a^2}}

Extraindo a raiz do denominador e novamente, o módulo aparece:


\left| x+ \frac{b}{2a} \right| = \frac{\sqrt{b^2- 4ac}}{2|a|}

Igualmente, também podemos escrever assim:


\left| x+ \frac{b}{2a} \right| = \left| \frac{\sqrt{b^2- 4ac}}{2a} \right|

E pela definição de módulo:


x + \frac{b}{2a}=\left \{\begin{matrix} \frac{\sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
& \text{se} & x + \frac{b}{2a} \geq 0
 \\ \\
\frac{- \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
& \text{se} & x + \frac{b}{2a} < 0
 \end{matrix}\right.


Subtraindo \frac{b}{2a} dos dois membros:


x =\left \{\begin{matrix}
- \frac{b}{2a} + \frac{\sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
 \\ \text{ou} \\
- \frac{b}{2a} + \left( \frac{- \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a} \right)
 \end{matrix}\right.


x =\left \{\begin{matrix}
\frac{-b + \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
 \\ \text{ou} \\
\frac{-b - \sqrt{b^2 - 4ac}}{2a}
 \end{matrix}\right.


x = \frac{-b \pm \sqrt{b^2- 4ac}}{2a}

(fórmula de Bhaskara)

Como nos reais o radicando desta raiz \sqrt{b^2- 4ac} deve sempre ser positivo, ele é freqüentemente avaliado (estudo de sinal), chamado de discriminante (Delta):

\Delta = b^2-4ac


x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}

Portanto, as raízes de uma função do segundo grau f(x) = ax^2+bx+c, são obtidas pela expressão:
x = \frac{-b \pm \sqrt{\Delta}}{2a}

Sendo que:
Se \Delta > 0, as duas raízes são reais e distintas;
Se \Delta = 0, há um par de raízes reais e iguais;
Se \Delta < 0, há um par de raízes complexas.
Fábio Sousa
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.