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Pensando e esboçando gráficos

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Pensando e esboçando gráficos

Mensagempor admin » Qui Mar 06, 2008 17:21

Olá!

Farei um breve comentário sobre alguns procedimentos importantes e elementares que auxiliam o entendimento de gráficos de muitas funções.

Para começar, faça uma pausa e tente responder esta pergunta: como você traça o gráfico de uma reta?
Pense e tenha o seu método em mente.


No caso de retas, há várias formas, mas acredito que se você fizer uso do que eu tentarei explicar, conseguirá esboçar muitos gráficos mentalmente, apenas olhando para suas equações.

A idéia é partir do exemplo mais simples da classe de funções.
Para retas, comece pela bissetriz dos quadrantes ímpares:

y = x

Sempre quando for traçar um gráfico de reta, comece por esta.

Em seguida, obedecendo a precedência de operações, aplique à reta a variação do fator a (a \in \Re):

y = ax

Repare que o fator a causará uma variação na inclinação da reta, mantendo a origem fixa no ponto (0, 0):
Se a > 1, aumentará o ângulo da reta com o eixo x.
Se 0 < a < 1, diminuirá o ângulo da reta com o eixo x.
Se a < 0, primeiro, faça a reflexão da reta no eixo x, depois a respectiva variação do ângulo, analogamente aos dois casos anteriores.
Na prática, para você encontrar de quanto foi a variação, utilize o ponto (1, 1) por onde a reta está passando.
Após a multiplicação, a reta passará pelo ponto (1, a).


E por fim, trate uma eventual variação da parcela b (b \in \Re):
y = ax + b

Veja que b fará a reta atual "subir" ou "descer" no plano, dependendo do sinal.
Pense na reta como um "objeto rígido" e faça estas variações "manualmente".
Se estiver na lousa, pegue uma régua e faça acreditar que a régua é a reta!
Mexa a régua conforme variar a reta!

Se b > 0, suba a origem da reta até b no eixo y (repare que o "objeto" inteiro subirá b, ponto a ponto).
Se b < 0, desça a origem da reta até b correspondente no eixo y (o "objeto" inteiro descerá b, ponto a ponto).
Veja que da origem anterior em (0, 0), obtivemos um novo ponto (0,b).

Pronto! A reta está na posição certa!
O gráfico está traçado!


No meu caso, estes procedimentos não foram ensinados no ensino médio.
Embora sejam bem elementares e excelentes para visualização, em geral não são utilizados.
Os créditos são da professora Barufi IME-USP.

É muito comum traçarem retas a partir de dois pontos, fazendo a chamada "tabelinha".
Os professores nunca deveriam favorecer este método.

Para se aprofundar neste assunto, recomendo o seguinte livro:
BARUFI, Maria Cristina Bonomi e LAURO, Maira Mendias. Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem utilizando microcomputador. São Paulo: CAEM-IME/USP.



A mesma idéia você pode utilizar com outras classes de funções, por exemplo, o próximo passo é compreender as variações das parábolas, partindo de:
y = x^2

Depois, você pode estudar as variações das hipérboles, partindo de:
y = \frac{1}{x}

E outras, como:
y = \sqrt{x}

y = ln\;x

y = e^x

y = senx

y = cosx

y = tgx
etc.

Assim, inclusive, você se habitua a identificar qual o tipo de gráfico que uma função mais simples possui, apenas olhando para sua equação e identificando sua classe. Depois, faça as variações!

O processo é muito rápido mentalmente e traz vários benefícios matemáticos.
Se o aluno entender, ele vai sempre saber!

Para o estudo e visualização destas variações, eu sugiro o software WINPLOT, uma simples e poderosa ferramenta, disponível para download aqui:
http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe



Bons estudos e/ou boas aulas!
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?