• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[algebra] Equações de 1º grau.

Materiais sobre Álgebra.
Utilize a seção de pedidos para outros que não estejam disponíveis.

As fontes dos arquivos serão diversas e deverão ser citadas sempre que possível, mantendo totalmente os créditos dos respectivos autores.
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

[algebra] Equações de 1º grau.

Mensagempor TheoFerraz » Seg Out 17, 2011 21:03

Gente, estava explicando equaçoes de 1º grau pra uma moça no chat, e o chat ficou pequeno demais. Vou fazer um breve resumo aqui. Se ficar ruim joguem fora não tem problema =PPP
Eu tive duvidas quanto ao local que eu deveria postar esse "Tutorial" mas acho que aqui é apropriado.

Equações de 1º grau.

-Equações são afirmaçoes matemáticas que dizem que alguma expressão matemática é igual a outra expressão

Exemplos:

\begin{align}
   X = 2 \\ 
   3 \times Y = 100 \\
   X + Y + Z = 4
\end{align}

As equaçoes de primeiro grau são aquelas que contem uma só incógnita. Mas antes de tudo... O que é uma incógnita ?

Uma incógnita é um numero que desconhecemos, mas sabemos algo sobre ele. por exemplo. ALGUM NUMERO menos 10 é igual a 20...
esse numero é o que em equações chamamos de incógnitas, e tudo o que faremos é tentar descobrir que numero é esse!

Para facilitar as coisas, costumamos chamar o "ALGUM NUMERO" de uma letra, por exemplo x, ou t, ou a... em fim

Entao basicamente o que queremos fazer é descobrir esses 'numeros escondidos' mas que estão presentes numa igualdade.
Vejamos essa igualdade pra começar :

x - 2 = 8

Quando olhamos essa igualdade, devemos pensar antes de tudo. Qual numero que quando voce tira 2 nós obtemos 8 ?
é nisso que se baseia o estudo das equações.
Nesse exemplo acima, algumas pessoas já percebem que x é na verdade o numero 10. Pessoas muito acostumadas com as operaçoes matemáticas... mas vejamos alguns métodos pra determinação do numero x.

Digamos que voce pode fazer QUALQUER coisa numa equação, contanto que voce faça dos dois lados a mesma coisa, mantendo a igualdade! Como numa balança em equilibrio! precisamos colocar o mesmo tanto de peso de cada lado para que a mesma continue em equilibrio.

Entao, observe :

x - 2 = 8

nós podemos fazer o que quisermos aqui. mas temos que manter em mente que queremos deixar o numero x sosinho do lado esquerdo da igualdade! entao vejamos. olhando só para o lado esquerdo, o que precisariamos fazer para obter apenas x e não x - 2 ?

simples, só precisamos somar 2! afinal x - 2 + 2 é x.
Fazendo isso de ambos os lados obteremos

x - 2 +2 = 8 + 2

x = 10

Se esse metodo ficou muito dificil pra voce, vamos tentar a mesma coisa só que de um jeito completamente diferente!

digamos que, eu posso "passar o -2 para o outro lado da equação, se eu inverter a sua operação"
Vou explicar melhor.
Qual a operação "inversa" da soma? a subtração!
entao eu posso "passar" o 2 que está subtraindo, para o outro lado, porém somando!

x - 2 = 8

passando o -2 como +2 temos :

x = 8 +2

x = 10

Bom. dai temos 2 metodos pra desvendar o "numero x" sempre que estiver somando alguma coisa ou subtraindo!

Exercicios. Tente fazer essas equações:

x + 2 = 1
x -10 = 4
x - 2 = 0

Legal, agora vamos usar as multiplicações e divisões!

vejamos outro tipo de equação:

3 \times x = 9

essa é outra equação! Qual numero que quando eu multiplico por 3 resulta no numero 9 ?
Novamente, pessoas que estao acostumadas a fazer muita conta diriam rapidamente que x = 3, afinal 3 \times 3 = 9

Mas vamos com calma. Vamos executar aquelas duas tecnicas para obter de verdade o nosso numero X.

a primeira tecnica era a de fazer a mesma coisa dos dois lados da equação! Vamos entao! O que nós podemos fazer para deixar o x sosinho do lado esquerdo ?
Se nós lembrarmos que qualquer numero multiplicado por um dá ele mesmo, já temos uma dica! precisamos "transformar" esse 3 em um numero 1
É só lembrarmos também que qualquer numero dividido por ele mesmo resulta em UM!
Vamos dividir por 3 ?

\frac{3 \times x}{3} = \frac{9}{3}

1 \times x  = \frac{9}{3}

x= \frac{9}{3}

x= 3
Ficou facil ? se nao ficou, vamos tentar aquele outro método. que na verdade é a mesma coisa só que visto de um outro jeito.

Qual a operação "inversa" à multiplicação ?
é a divisão!

Simples então! ao ver uma coisa como essa :

3 \times x = 9

simplesmente "passe o 3 para o outro lado" dividindo!

x = \frac{9}{3}

Exercicios, tente fazer o mesmo com esses :

2 \times x = 10
10 \times x = 10
\frac{x}{4}= 2

Agora por ultimo. vamos misturar todas as operações matemáticas!!! é assim que as coisas acontecem!

2 \times x - 10 = 20

Bom, sempre que toparmos com coisas do tipo, iremos primeiro atacar as somas ou subtrações!

Passando o -10 para o outro lado como +10 ficará

2 \times x  = 20 + 10

2 \times x  = 30

e vamos agora passar o 2 para o outro lado dividindo!

x  = \frac{30}{2}

x  = 15

Bom, ai está. Realmente espero ter ajudado. Se tiver ruim podem jogar fora =P

Grande abraço e bons estudos.
TheoFerraz
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 19:23
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Bacharelado em Física
Andamento: cursando

Voltar para Álgebra

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Taxa de variação
Autor: felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44

Como resolvo uma questao desse tipo:

Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?

A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de \frac{4\pi{r}^{2}}{3}
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é 1,066\pi

Alguem me ajuda? Agradeço desde já.


Assunto: Taxa de variação
Autor: Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47

V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3

V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³

Derivando:

dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3

Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s


Assunto: Taxa de variação
Autor: Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17

Temos que o volume é dado por:

V = \frac{4\pi}{3}r^2


Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.r}{3}.\frac{dr}{dt}


Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:

\frac{dV}{dt} = \frac{8\pi.2}{3}.\frac{2}{10}

\frac{dV}{dt} = \frac{16\pi}{15}